Neste período, a CDL/BH organizou congressos e seminários para discutir a situação do varejo, como o Congresso Internacional de Shopping Centers, Fórum Mineiro de Jovens Lideranças, Seminário Nacional Cidadania e Responsabilidade Social e Empresarial, debates com os candidatos à Presidência da República e à Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros. Em 2001, foi sancionada pelo governo federal a Lei 10.101, que regulamenta o trabalho dos empregados no comércio aos domingos.
Em 2003, na gestão do Presidente Roberto Alfeu, foi implantado o projeto Olho Vivo, em parceria com o Governo de Minas e PBH, por meio da Polícia Militar e Secretaria de Defesa Social. Durante as intensas chuvas de 2003, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas no Estado, os lojistas e a comunidade trabalharam juntos com a CDL/BH no projeto Minas Solidária. Ainda neste ano, em parceira com a PBH e os comerciantes, a CDL/BH criou o projeto “Sempre Savassi”. O Código de Posturas de Belo Horizonte, de julho de 2003, incorporou proposições que foram apresentadas pela entidade para beneficiar o comércio varejista. Criou-se também, com a participação de diversas entidades, o Instituto VIVA BH para o desenvolvimento de Belo Horizonte. Houve, ainda, a criação da Fundação Educativa Cultural da CDL/BH.
Implantado em outubro de 2004, o Projeto Gerenciamento Baseado em Desempenho, o GBD, atende à necessidade de alinhar a implantação de estratégias ao processo de tomada de decisões rápidas e à mensuração de resultados. No ano de 2005, foi implantado o Centro Integrado de Atendimento ao Associado, CIAA, para atender o associado pessoalmente de forma ágil e integrá-lo cada vez mais à entidade. Em 2005 criou-se o Serviço de Atendimento ao Associado, SAA, para centralizar e melhorar o atendimento telefônico.
Em março de 2004, entrou em funcionamento o SPC Brasil, que interligou as informações cadastrais das CDLs do Brasil todo. Em 2005 começou o processo de descentralização da CDL/BH com a implantação da Regional Barreiro. Com esta gestão descentralizada, a entidade criou, em 2006, os Conselhos Regionais CDL/BH Savassi, Barreiro, Hipercentro e Barro Preto e a Câmara Setorial de Papelarias e Livrarias. Também em 2005, a CDL/BH aderiu à rede Renic para oferecer aos seus associados o maior canal de dados de crédito do país. Em outubro de 2006, a entidade lançou o CDL+Lojista, o maior programa de desenvolvimento para o comércio e serviços, com a Campanha de Recuperação de Crédito, que concedeu alternativas para que consumidores inadimplentes quitassem suas dívidas e retirassem o nome da lista do SPC, além da Degustação de Produtos, cartazes de Natal e o Kit Loja+. Também, trouxe de volta o Programa de Capacitação Empresarial (PCE).
Em 2007, a CDL/BH realizou o Dia da Liberdade de Impostos, que ocorreu no dia 25 de maio, quando dois postos de combustível da capital venderam a gasolina com o valor sem impostos. Além disso, lançou o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana, juntamente com a PBH e a BHTrans, para discutir sobre as questões relativas ao trânsito na área central. Também, através do Conselho Regional CDL/BH Barreiro, está dando andamento no Projeto Mais Barreiro. A Fatec Comércio, ampliando cada vez mais, lançou o EAD, Ensino à Distância, além de mais dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão Financeira e em Recursos Humanos.