Jovem Aprendiz - PET


PET: o elo entre jovens e empresas
PET: o elo entre jovens e empresas
O Programa Educação e Trabalho (PET) da Fundação CDL Pró-Criança, o braço social da CDL/BH, tem por objetivo ser o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
 
Segundo a Lei da Aprendizagem (Lei Nº 10.097/2000), todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. Isso significa que: a cada sete funcionários, a empresa deve ter um aprendiz. A multa pela não contratação do aprendiz varia entre R$1.000 a R$1.500,00 por cada aprendiz que deveria ser contratado. O Ministério do Trabalho e Emprego está rigoroso nas notificações e fiscalizações, tendo em vista que o assunto está sendo amplamente divulgado nos veículos de comunicação.
 
O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. O aprendiz contratado tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. Suas férias devem coincidir com o período de férias escolares, sendo vedado o parcelamento.
 
Há 12 anos, a Fundação desenvolve o programa de aprendizagem Programa Educação e Trabalho (PET), que promove a qualificação profissional e a inserção de jovens com idades entre 15 e 20 anos no mercado de trabalho. Durante todo o período de aprendizagem, os jovens recebem uma formação técnico-profissional nas áreas comércio e serviços, administração e logística. A equipe do PET é formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e assistentes administrativos especializados no terceiro setor e também em aprendizagem. Se você deseja contratar um aprendiz, entre em contato com a Fundação CDL Pró-Criança: 3249-1883.
 
A Fundação CDL Pró-Criança aconselha a todas as empresas que se enquadram no porte determinado pela Lei a se anteciparem à fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego e a contratarem o número devido de aprendizes, evitando a multa. 
 
 
Seja um Jovem Aprendiz e conquiste o primeiro emprego!
 
Aprendizagem
 
O programa de aprendizagem desenvolvido pela Fundação CDL é precedido pela realização de um curso de Iniciação Profissional, com carga horária de 20 horas.
 
Em seguida, os jovens que obtém um desempenho satisfatório tem a possibilidade de serem inseridos nas empresas. Já como aprendizes recebem uma formação técnico-profissional, desenvolvida tanto na Fundação CDL, quanto na empresa que o admite.
 
Benefícios para o aprendiz e para a empresa
 
Ao final do PET, o jovem terá desenvolvido atividades tanto práticas quanto teóricas, conferindo a ele um considerável diferencial competitivo, condição básica para ser absorvido pelo Mercado de Trabalho formal.
 
A empresa que o acolheu, além de evitar multas, criar a oportunidade de emprego e reafirmar seu papel no desenvolvimento socioeconômico, abre novos horizontes no entendimento de que a inserção das empresas em ações socialmente responsáveis retorna em melhoria do ambiente interno, desenvolvimento para a sociedade e impulso nos negócios, gerando crescimento com sustentabilidade para todos os envolvidos.
 
Como participar
 
Os jovens que se encaixam no perfil devem entrar em contato com o CAS e o CEDEP, conforme abaixo.
 
Pré-requisitos:
 
- Ter entre 15 e 20 anos de idade
- Cursar o ensino médio ou já ter concluído o mesmo
- Possuir carteira de trabalho
- Possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa da família
- Residir em Belo Horizonte ou região metropolitana
 
Para mais informações, entre em contato:
 
Centro de Atendimento - CAS
Av. João Pinheiro, 495, 1º subsolo – Funcionários - BH/MG, (31) 3249-1681 
Funcionamento: segunda a sexta–feira - das 8h30 às 17h30
 
Centro de Desenvolvimento Educacional e Profissional - CEDEP
Rua da Bahia, 360, 7º andar - Centro - BH/MG
(31) 3226-8880 | social@fundacaocdl-bh.org.br 
Funcionamento: segunda a sexta–feira - das 8h às 17h
 

Notícias Recentes

Apenas 15% dos brasileiros conseguem cobrir despesas de início de ano com o que recebem; SPC Brasil dá dicas para começar 2018 no azul
17/01/2018 - Economia
Consumidor deve ter organização para não se atrapalhar com gastos sazonais e parcelas que sobraram das compras de Natal. Confira como funciona a ?troca da dívida? e se vale a pena pagar IPTU à vista ou parcelado
Cai de 48% para 30% o percentual de empresários que notaram piora nos seus negócios em 2017, revela sondagem do SPC Brasil e CNDL
17/01/2018 - Economia
40% dos comerciantes e empresários do ramo de serviços ajustaram orçamento para enfrentar crise no último ano. Para 2018, três em cada dez pretendem ampliar negócio
Minas aparece como segundo Estado que mais contrata jovens no serviço de aprendizagem profissional
17/01/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 17 de janeiro
Inadimplência das empresas da capital cai pela primeira vez nos últimos quatro anos
17/01/2018 - CDL na Mídia
Número de dívidas também reduziu na comparação mensal

Notícias mais Populares

Vistas
Recomendadas
Compartilhadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento

... Carregando...