Indicadores mensais: vendas e inadimplência

Elaborado pela Gerência de Pesquisa & Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH

Bruno Falci – Presidente
Vilson Mayrinc -  Vice-Presidente Assuntos Econômicos

SPC - VENDAS

É um indicador mensal de vendas extraído com base nos dados, de consultas, do SPC Brasil.

PARA QUE SERVE?

Serve como balizador mensal das vendas realizadas no comércio. Ou seja, é um termômetro que mede o desempenho do varejo de sua localidade.

Por exemplo:
1. Se o indicador apresentar uma variação positiva, isto quer dizer que as vendas do comércio de sua localidade apresentaram crescimento no período em questão.

2. Se o indicador apresentar uma variação negativa, isto quer dizer que as vendas do comércio de sua localidade pode ter apresentado queda no período em questão.

ONDE ENCONTRAR OS DADOS?

Entre no site www.spcbrasil.org.br, e no menu principal, escolha a opção “Gerencial”, e depois “Indicadores Gerenciais”.

FATORES QUE IMPACTAM NO DESEMPENHO DO SPC - VENDAS:

Impactos Positivos (crescimento das vendas):

1. Queda na taxa de juros – Selic.
2.  Aumento do emprego.
3.  Aumento da renda.
4.  Inflação sob controle.
5.  Aumento do investimento na economia.
6. Datas comemorativas (Dia das mães, pais, crianças, namorados, natal e etc.)
7. Fatores sazonais da região (clima, época de colheita, festas mensais da cidade, período de turismo, etc.)
8. Injeção de recursos na economia (décimo terceiro, FGTS, imposto de renda, etc.)
Impactos Negativos (queda das vendas):

1. Aumento da taxa de juros – Selic.
2. Aumento da taxa de desemprego.
3. Queda na massa de rendimento.
4. Alta da taxa de inflação.
5. Períodos sem datas comemorativas.
6. Fatores sazonais da região (clima, ausência de turismo, etc.).
7. Falta de recursos extras na economia (décimo terceiro, FGTS, imposto de renda, etc.)

SPC - INADIMPLÊNCIA

É um indicador mensal de inadimplência extraído com base nos dados, de registros, do SPC Brasil.

PARA QUE SERVE?

1. Sinalizar o desempenho da inadimplência no mercado.

2. Fornecer dados e informações para uma melhor gestão na concessão de crédito.

3. Prover informações o mercado a respeito dos registros na região.

Por exemplo:
1.  Se o indicador apresentar uma variação positiva, isto quer dizer que a inadimplência apresentou crescimento no período em questão.

2.  Se o indicador apresentar uma variação negativa, isto quer dizer que a inadimplência apresentou queda no período em questão.

ONDE ENCONTRAR OS DADOS?

FATORES QUE IMPACTAM NO DESEMPENHO DO SPC - INADIMPLÊNCIA:

Queda da Inadimplência:

1.  Aumento do emprego.
2.  Aumento da renda.
3.  Queda na taxa de juros – Selic (juros menores facilitam a ampliação dos prazos de pagamentos).
4.  Expansão do crédito.
5.  Injeção de recursos na economia (décimo terceiro, FGTS, imposto de renda, etc.) possibilitando as pessoas honrarem seus compromissos.

Aumento da Inadimplência:

1. Aumento da taxa de juros – Selic. (juros maiores impossibilitam a ampliação nos prazos de pagamentos).
2. Aumento da taxa de desemprego.
3. Queda na massa de rendimento.
4. Expansão indiscriminada do crédito.

COMO DIVULGAR OS DADOS PARA A MÍDIA

Em primeiro lugar faça um mailling list de todos os veículos de comunicação da sua região de abrangência. Nesta listagem deve conter o nome do veículo (jornais impressos, rádio, televisão e site), o editor/repórter/apurador responsável, telefone, fax e e-mail.

Prepare um texto contendo as informações relevantes para a imprensa, como por exemplo:

SPC – Vendas
1) Se o indicador apresentar uma variação positiva, indique de quanto foi o crescimento das vendas e os fatores que contribuíram para esta elevação.

2) Caso o indicador for negativo, proceda da mesma maneira

3) Tenha sempre uma pessoa da entidade responsável pelas entrevistas (o presidente, o superintendente ou alguém que possa falar e se responsabilizar pelas informações).

SPC – Inadimplência
1) Proceda da mesma maneira, indicando de quanto foi a inadimplência e os fatores que contribuíram para seu crescimento ou queda.

2) No caso da “limpeza do nome”, proceda da mesma maneira

Outras informações
1) Assim como o SPC-Vendas e o SPC-Inadimplência, a sua entidade pode criar um vínculo direto com a imprensa, fornecendo informações ou mesmo como fonte de consulta para entrevistas ao abordar outros assuntos: vendas nas principais datas comemorativas do comércio, injeção do 13º salário na economia, taxa de juros e sua influência no comércio, dentro outros.

2) Acostume-se, após enviar as informações para a imprensa, ligar para o editor/repórter verificando se ele recebeu o e-mail/fax e se precisa de alguma informação adicional.

Últimos dias para participar da campanha de Natal da CDL/BH que vai distribuir R$ 100 mil em prêmios
18/12/2018 - CDL na Mídia
Consumidor tem até 28 de dezembro para se cadastrar e concorrer a um carro e dez motos

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país