Planejamento para o sucesso

Eventos CDL/BH

As atividades do segundo semestre de 2014 do CDL Jovem foram iniciadas no último dia 23 de julho, durante reunião plenária realizada na sede CDL/BH. O encontro levou cerca de 50 jovens empresários da capital mineira à reflexão sobre a importância do planejamento e da gestão empresarial na busca pela realização profissional.

O sucesso é a chave procurada por empresários de todos os cantos do país. De acordo com o palestrante Wanderley Pereira obtê-lo é mais simples do que a maioria imagina. Mas antes é necessário colocar em prática uma série de ações para a implantação de um planejamento e de uma gestão empresarial que tenham como foco o sucesso.

A primeira ação é analisar toda a estrutura da empresa. O foco do setor financeiro de todas as lojas, por exemplo, deve ser a maximização dos resultados econômicos e não a burocratização dos processos que penaliza milhares de estabelecimentos comerciais. As fases de venda e pós-venda também devem ser criteriosamente acompanhadas, pois são o carro-chefe de qualquer negócio. Outra recomendação de Wanderley Pereira é observar se os fatores de sua empresa como tecnologia e logística estão acompanhando as tendências do mercado.

O palestrante ressaltou também a importância da avaliação dos cenários – interno e externo – no qual determinado negócio está situado. Em um mercado competitivo e com um consumidor cada vez mais exigente é preciso garantir a qualidade da equipe de colaboradores. Além disso, o recomendado é mapear as estratégias, caraterísticas e os pontos forte e fracos de seus concorrentes.

Segundo Pereira, após a avaliação de todos esses pontos o diagnóstico empresarial chega ao fim. Os processos que foram diagnósticos com falhas devem ser corrigidos e os que apresentaram bom desempenho devem ser aperfeiçoados. “Afinal de contas, ninguém faz tão bem hoje o que não pode fazer ainda melhor amanhã”, afirmou o palestrante. Com base nestes resultados, o próximo passo é a criação do planejamento estratégico, dos objetivos e metas de seu negócio, ou seja, o caminho a ser trilhado rumo ao sucesso empresarial.

Apenas 15% dos brasileiros conseguem cobrir despesas de início de ano com o que recebem; SPC Brasil dá dicas para começar 2018 no azul
17/01/2018 - Economia
Consumidor deve ter organização para não se atrapalhar com gastos sazonais e parcelas que sobraram das compras de Natal. Confira como funciona a ?troca da dívida? e se vale a pena pagar IPTU à vista ou parcelado
Cai de 48% para 30% o percentual de empresários que notaram piora nos seus negócios em 2017, revela sondagem do SPC Brasil e CNDL
17/01/2018 - Economia
40% dos comerciantes e empresários do ramo de serviços ajustaram orçamento para enfrentar crise no último ano. Para 2018, três em cada dez pretendem ampliar negócio
Minas aparece como segundo Estado que mais contrata jovens no serviço de aprendizagem profissional
17/01/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 17 de janeiro
Inadimplência das empresas da capital cai pela primeira vez nos últimos quatro anos
17/01/2018 - CDL na Mídia
Número de dívidas também reduziu na comparação mensal

Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança
Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país