União por menos impostos

Carga tributária

Para mostrar e conscientizar a população sobre o peso dos impostos no nosso dia a dia, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a CDL Jovem realizaram no último dia 2 de junho, a décima edição do Dia da Liberdade de Impostos. O protesto mobilizou cerca de 200 empresas de diversas regiões da capital mineira e da Região Metropolitana. Ao todo, foram comercializados mais de 1.300 produtos e serviços com descontos referentes aos tributos incidentes sobre cada um.

Mas ações como essas não seriam necessárias se a carga tributária brasileira não pesasse tanto no bolso do consumidor. Para se ter uma ideia disso, neste ano, o brasileiro trabalhou 153 dias somente para ficar quite com o pagamento de impostos, taxas e contribuições. Em 2015, essa conta fechou em 151 dias. Os dados são do Instituto Brasileiro de Tributação e Planejamento (IBPT).

Embora grande parte da população não perceba, pagamos tributos em tudo que consumimos. E a tributação sobre consumo no país é a que mais pesa sobre a renda das famílias. E os produtos com maior incidência de impostos são os cosméticos, as bebidas alcoólicas e os videogames. A tributação para a aquisição de um perfume importado, por exemplo, representa quase 80% do valor final do produto. Já ao optar pelo produto nacional, o consumidor paga quase 70% de tributos.

Mas se os impostos voltassem para a população em forma de prestação de serviços públicos de qualidade não haveria reclamações. Mas não é isto o que acontece. O Brasil é o país que oferece o pior retorno dos impostos à população, segundo dados do IBPT. A pesquisa avaliou as 30 nações com as maiores cargas tributárias do mundo. E pela 5ª vez, o Brasil ficou na última posição do ranking, atrás do Uruguai, Argentina e Grécia.

O descontentamento com a atual carga tributária é geral. Por isso, além de Belo Horizonte outras 12 cidades também realizaram o Dia da Liberdade de Impostos no dia 2 de junho. É o movimento lojista e toda a população unida em prol de um processo tributário mais simples que conceda um novo fôlego aos nossos negócios e que contribua com a retomada do crescimento da economia brasileira.

Notícias Recentes

Por não ter sido convertida em lei, medida provisória que alternava a reforma trabalhista perde sua eficácia
26/04/2018 - Legislação e Justiça
No dia 23/04/2018, por não ter sido convertida em Lei, a Medida Provisória (MP) nº 808/2017, que alterava alguns pontos da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) caducou, deixando assim de produzir qualquer efeito a partir do fim de sua vigência.
Comércio não abrirá em 1º de maio - 10h21
26/04/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 26 de abril.
Dia das Mães deve injetar R$ 2,6 bi no comércio da capital
25/04/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 25 de abril.
Cadastro Positivo
25/04/2018 - Legislação e Justiça
O texto do Projeto de Lei Complementar nº 441/2017, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, dentre outras alterações na Lei do Cadastro Positivo, Lei nº 12.414/2011, retira a necessidade de autorização prévia por parte do consumidor para inclusão no cadastro positivo.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida

... Carregando...