Comerciante: vocação natural de Belo Horizonte

Eventos CDL/BH

O comércio é uma vocação natural de Belo Horizonte. O varejo, junto com o setor de serviços forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da capital, respondendo por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte. Em Minas Gerais, são mais de 3,5 milhões de pessoas vivendo do varejo. E na capital mineira são mais de 1,1 milhões de trabalhadores.

Grande propulsor da economia da capital, a força dos setores de comércio e serviços é inegável. Mas sabemos que os desafios para o desenvolvimento desse ofício são inúmeros. Todos os dias o comerciante tem que acordar disposto a enfrentar uma concorrência acirrada, a superar crises econômicas e a romper os obstáculos impostos pelo avanço tecnológico. E, sobretudo, se adaptar para atender muito bem o consumidor que a cada dia está mais exigente.

Como forma de homenagear esse profissional que tanto se dedica ao desenvolvimento econômico da capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizontes (CDL/BH), realiza neste ano a segunda edição da “Medalha 16 de Julho”. A homenagem que marca as comemorações do Dia do Comerciante, busca a valorização do comércio da capital mineira, ao homenagear 27 empresários do varejo que se destacaram em sua regional.

A homenagem do Dia do Comerciante é dividida em três categorias. A primeira delas é a Perseverança, que reconhece as empresas mais antigas e tradicionais de Belo Horizonte que resistiram às mais diversas dificuldades e continuam sendo referência em suas regiões. Na categoria Inovação são homenageadas empresas que utilizam toda sua criatividade para descobrir novas possibilidades de atuação e novos nichos de mercado. Já na categoria Liderança são homenageados os comerciantes que se destacam por sua capacidade em motivar outros empresários na busca por melhorias e resultados para todo o setor de comércio e serviços.

O processo de definição dos homenageados que é feito pelos próprios comerciantes é o que dá legitimidade à Medalha 16 de Julho. Afinal quase todo empresário, conhece algum comerciante que é referência em sua região. Seja por sua tradição ao enfrentar diversos obstáculos ao longo dos anos, ou pela sua criatividade em vencer os desafios com alguma medida inovadora ou até mesmo por ser um grande líder, que motiva os demais empresários em busca de melhorias e resultados. Sendo assim, nada seria mais justo que essa valorização partir dos próprios comerciantes, profissionais que vivenciam no dia a dia os desafios e conquistas do comércio local.

Bruno Falci
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Por não ter sido convertida em lei, medida provisória que alternava a reforma trabalhista perde sua eficácia
26/04/2018 - Legislação e Justiça
No dia 23/04/2018, por não ter sido convertida em Lei, a Medida Provisória (MP) nº 808/2017, que alterava alguns pontos da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) caducou, deixando assim de produzir qualquer efeito a partir do fim de sua vigência.
Comércio não abrirá em 1º de maio - 10h21
26/04/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 26 de abril.
Dia das Mães deve injetar R$ 2,6 bi no comércio da capital
25/04/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 25 de abril.
Cadastro Positivo
25/04/2018 - Legislação e Justiça
O texto do Projeto de Lei Complementar nº 441/2017, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, dentre outras alterações na Lei do Cadastro Positivo, Lei nº 12.414/2011, retira a necessidade de autorização prévia por parte do consumidor para inclusão no cadastro positivo.

Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança