Brinquedoteca

01/07/2016 - Conquistas e Ações da CDL/BH

No dia 28 de junho, a Fundação CDL Pró-Criança realizou a inauguração da 8ª brinquedoteca do programa Brincadeira é Coisa Séria. A entidade beneficiada foi a instituição de acolhimento Lar Irmã Veneranda, que acolhe 15 crianças do sexo feminino com idades entre 7 e 12 anos.

O Lar Irmã Veneranda, localizado no bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte, oferece acolhimento para crianças em situação de vulnerabilidade social, que tiveram seus direitos violados e, por isso, foram retiradas do convívio de suas famílias por recomendação do Poder Judiciário. Na casa, a antiga sala de televisão, antes um cômodo sem cor e sem vida, se transformou em um em um espaço lúdico-pedagógico com brinquedos, livros, materiais escolares, tatames, cantinho da leitura, televisão e aparelho de DVD. “Neste espaço, as crianças poderão brincar e desenvolver habilidades motoras e cognitivas, tendo um melhor aproveitamento de seu tempo na casa”, afirma o presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink.

Vilson destaca, ainda, a importância da formação de parcerias para o desenvolvimento e ampliação do alcance dos projetos sociais da Fundação CDL/BH. “Não podemos, é claro, deixar de agradecer aos nossos parceiros que tanto contribuíram, cada um à sua forma, para o sucesso de mais uma edição do Programa Brincadeira é Coisa Séria". A brinquedoteca foi patrocinada pelo Lions Clube – Divisão E3 e o projeto arquitetônico foi desenvolvido, voluntariamente, pela arquiteta Cristina Santana.

Para a governadora do Lions Club, Carmem Lúcia Camargos, “a inauguração da brinquedoteca no Lar Irmã Veneranda foi mais um fruto colhido, resultado dessa bem sucedida parceria entre a Fundação CDL/BH e o Distrito LC4 do Lions Internacional. Esta união entre as entidades irá proporcionar momentos de entretenimento e lazer a essas meninas em situação de risco, dando-lhes a oportunidade de resgatar o direito de brincar que a dureza da vida lhes tem negado. Falo em nome de todo o Distrito LC4, nos sentimos muito felizes em ter participado desta ação, intermediada pela Assessoria de Ações Sociais, capitaneada pela CaL Ana Lúcia Café e sua equipe feminina. Temos a certeza de que outros projetos virão!”

A 8ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria foi nomeada “Yves Gomes Ferreira Alves”, em homenagem a esse importante nome dentro da Rede Globo Minas e figura fundamental na criação da Fundação CDL Pró-Criança. Um dos fundadores da entidade e atual diretor financeiro da Fundação CDL Pró-Criança, Moacir Muzzi, explica que “Yves foi diretor da Rede Globo Minas na década de 80 e foi um dos grandes incentivadores da criação da Fundação CDL Pró-Criança, durante os primórdios do seu desenvolvimento, nos anos de 1985-86. Imbuído do ideal filantrópico e desenvolvimentista da sociedade, Yves, voluntariamente, se dirigiu à Fundação CDL/BH no sentido de firmar uma parceria entre a entidade e a Rede Globo, oferecendo ampla divulgação dos objetivos da Fundação CDL Pró-Criança. Ele se utilizou de sua capacidade profissional e pessoal para promover a institucionalização e concretização da Fundação CDL/BH, tendo sido o elemento congregador das competências empresariais de BH que, com as suas doações, fizeram com que a Fundação decolasse. Na época, ele convidou empresários belorizontinos para um almoço na Rede Globo e, lá, foi realizado um leilão de doações a partir do qual foi instituído o capital inicial da criação da Fundação. A participação de Yves Alves foi muito importante do ponto de vista institucional, financeiro e da visibilidade para a Fundação CDL Pró-Criança”, ressalta Moacir.

O diretor comercial da Rede Globo Minas, Marcelo Ligere, comenta a homenagem a Yves Alves. “Ficamos honrados e muito contentes com a homenagem da Fundação CDL ao nosso ex-diretor Yves Alves, um apaixonado por Minas Gerais, sua história, sua gente e cultura única. Uma referência aos funcionários aos atuais e futuros profissionais da Globo Minas”.

Brincadeira é Coisa Séria - Criado em 2011, o Programa é fruto da parceria entre a Fundação CDL Pró-Criança e o CDL Jovem e tem como objetivo construir brinquedotecas em instituições de acolhimento (espaços de amparo para crianças e adolescentes abandonados e/ou em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por recomendação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares; nesses locais, são acolhidas crianças e adolescentes de ambos os sexos e de várias idades, em número não superior a 15 em cada instituição), Organizações Não-Governamentais (ONG’s), creches e hospitais com atendimento infantil. As outras sete brinquedotecas construídas pelo Programa já beneficiaram 335 crianças e adolescentes. O presidente Vilson explica que o espaço da diversão é sempre feito num cômodo do imóvel: "a gente pega um ambiente sem nada e possibilita uma oportunidade para a criança brincar, ler e estudar, despertando o lado vocacional dela", diz o presidente, que espera inaugurar mais uma brinquedoteca ainda em 2016.

Apenas 15% dos brasileiros conseguem cobrir despesas de início de ano com o que recebem; SPC Brasil dá dicas para começar 2018 no azul
17/01/2018 - Economia
Consumidor deve ter organização para não se atrapalhar com gastos sazonais e parcelas que sobraram das compras de Natal. Confira como funciona a ?troca da dívida? e se vale a pena pagar IPTU à vista ou parcelado
Cai de 48% para 30% o percentual de empresários que notaram piora nos seus negócios em 2017, revela sondagem do SPC Brasil e CNDL