Posicionamento da CDL/BH sobre a aprovação do Projeto de Lei 387/17 que altera a cobrança do ISSQN

CDL na Mídia

A aprovação em primeiro turno pelo Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte do Projeto de Lei 387/17, que altera os critérios de cobrança e eleva a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é uma medida temerária. O aumento de impostos vai elevar os custos das empresas que já vêm apresentando, ao longo dos meses, quedas sucessivas em suas receitas devido ao cenário macroeconômico adverso, o que repercute negativamente também para o consumidor que arcará com o custo maior dos preços de serviços e produtos.

Aumentar impostos nesta época de recessão é um retrocesso para o segmento que gera emprego e renda e contribui com trilhões anuais de tributos para os cofres públicos. Essa é uma decisão contraproducente.  Impostos mais baixos dinamizam a economia e incentivam o consumo. O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo e o brasileiro trabalha, em média, cinco meses do ano só para pagar impostos. E agora, esse contexto tende a piorar. Tudo isso sem, contudo, ver o retorno em saúde, educação e segurança de qualidade.

Enquanto tivermos um sistema injusto de cobrança de tributos não teremos a esperada recuperação econômica e não conseguiremos trilhar o caminho rumo ao desenvolvimento que é tão primordial para a sociedade.

Homenagem aos comerciantes
19/07/2018 - CDL na Mídia
Pesquisa da CDL-BH aponta que entre os consumidores inadimplentes, os idosos representam a maior fatia
19/07/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 19 de julho.
27 comerciantes das nove regionais de BH são homenageados pela CDL/BH
19/07/2018 - Eventos CDL/BH
A CDL/BH realizou, no último dia 18 de julho, evento em homenagem ao Dia do Comerciante. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Minas Tênis Clube, Bairro de Lourdes, com a participação de mais de 400 convidados. Foram homenageados 27 empresários das nove regionais da cidade, selecionados por lojistas da própria região, com a "Medalha 16 de Julho".

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida