Posicionamento da CDL/BH sobre a aprovação do Projeto de Lei 387/17 que altera a cobrança do ISSQN

CDL na Mídia

A aprovação em primeiro turno pelo Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte do Projeto de Lei 387/17, que altera os critérios de cobrança e eleva a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é uma medida temerária. O aumento de impostos vai elevar os custos das empresas que já vêm apresentando, ao longo dos meses, quedas sucessivas em suas receitas devido ao cenário macroeconômico adverso, o que repercute negativamente também para o consumidor que arcará com o custo maior dos preços de serviços e produtos.

Aumentar impostos nesta época de recessão é um retrocesso para o segmento que gera emprego e renda e contribui com trilhões anuais de tributos para os cofres públicos. Essa é uma decisão contraproducente.  Impostos mais baixos dinamizam a economia e incentivam o consumo. O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo e o brasileiro trabalha, em média, cinco meses do ano só para pagar impostos. E agora, esse contexto tende a piorar. Tudo isso sem, contudo, ver o retorno em saúde, educação e segurança de qualidade.

Enquanto tivermos um sistema injusto de cobrança de tributos não teremos a esperada recuperação econômica e não conseguiremos trilhar o caminho rumo ao desenvolvimento que é tão primordial para a sociedade.

CDL-BH tem campanha para incentivar condutores de motocicleta de BH a dirigirem com segurança
20/10/2017 -
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 20 de outubro
Pacto pela não judicialização dos conflitos
19/10/2017 - Legislação e Justiça
CDL/BH assina junto com a OAB/MG o compromisso de adotar métodos consensuais de solução de controvérsias
Simulador empresarial testará conhecimentos de aprendizes da Fundação CDL pró-Criança
19/10/2017 - Atuação Social
Cerca de 300 jovens participarão da atividade, coordenada pela Junior Achievement Minas Gerais
Cresce a dívida com o cartão de crédito
19/10/2017 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 19 de outubro

Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.