Quiosques em shopping centers, uma alternativa para iniciar seu negócio próprio

Você ,provavelmente, já andou num shopping center e se deparou com quiosques instalados nos principais corredores.

Os quiosques são a escolha natural para quem deseja abrir uma franquia, pois acaba sendo uma maneira mais barata para abrir um ponto de venda nestes estabelecimentos.

Mas, ao mesmo tempo em que o investimento inicial é mais baixo do que a montagem de uma loja (não há a necessidade de obras civis, por exemplo), o aluguel cobrado por metro quadrado é muito mais alto do que o de uma loja. É comum uma loja de 30m² pagar um valor nominal de aluguel equivalente ao de um quiosque de 6m².

Porém, uma loja comporta quantidade muito maior de produtos e proporciona experiência de compra ao consumidor que pode ser muito mais agradável do que num espaço pequenode um quiosque. Bom, mas porque tantas empresas e empresários recorrem a este modelo de negócios?

Os quiosques são ótimos para testar um novo modelo ou um conceito de negócios já que, pelo fato do investimento inicial ser baixo, minimiza-se os riscos. E permite também fazer ajustes na operação de forma rápida.

Possibilita entrar de forma rápida em corredores de grande fluxo. Pelo fato dos contratos de quiosques serem de curta duração (média de 6 meses), a rotatividade de lojistas é alta.

Colocam o produto ou serviço em evidencia de forma rápida. É instantâneo, não tem como o consumidor não notar o quiosque no meio do corredor.

E quais são os pontos de alerta?

Bom, mas nem tudo são flores e é preciso ficar atento a alguns percalços sobre os quiosques:

Contratos de curta duração (alguns contratos são mensais) podem fazer com que o seu negócio não tenha perenidade. É possível que no auge da maturidade do seu negócio, você tenha de abrir mão da localização e sair do shopping ou ir para uma localização menos privilegiada. No caso das franquias, corre-se o risco do contrato com a franqueadora estar vigente e o franqueado não ter um local para instalação do seu negócio.

Valores dos alugueis altos. Verifique que nem sempre quem loca áreas de quiosques são comerciantes. Muitas vezes, as grandes empresas de bens de consumo, imobiliários, automobilísticos ou de telecomunicações utilizam os corredores dos shoppings para ações de marketing e divulgação. Isto aumenta a concorrência pelos melhores locais e acabam inflacionando os custos de ocupação.

Curadoria e critérios de mix. Não é todo o negócio que passa pelo critério de mix dentro de um shopping center. Existem segmentos saturados e que dificilmente são aprovados, como o de cafés. Além disto, os projetos arquitetônicos têm de seguir uma cartilha de regras e procedimentos bastante rigorosos.

Outro aspecto importante: quiosques não se adaptam para qualquer varejo.

Se adequam muito bem para negócios com poucos itens. Os negócios monoprodutos são perfeitos para isto. Mas se houver um sortimento muito grande, a experiência de compra será sofrível, com poluição visual e organização caótica que não combinam com este tipo de ponto de venda. Mas, trabalhar com poucos itens pode resultar em faturamento restrito. Em alguns casos, o formato loja pode ser a melhor opção.Os quiosques devem ser encarados como uma opção temporária para qualquer negócio. Dificilmente oferecem perenidade, e isto dificulta planejamentos de longo prazo. Lojas físicas devem ser encaradas como uma evolução e consequência de um negócio de sucesso.

Fonte : Mercado&Consumo – Artigo: Marcos Hirai

Homenagem aos comerciantes
19/07/2018 - CDL na Mídia
Pesquisa da CDL-BH aponta que entre os consumidores inadimplentes, os idosos representam a maior fatia
19/07/2018 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 19 de julho.
27 comerciantes das nove regionais de BH são homenageados pela CDL/BH
19/07/2018 - Eventos CDL/BH
A CDL/BH realizou, no último dia 18 de julho, evento em homenagem ao Dia do Comerciante. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Minas Tênis Clube, Bairro de Lourdes, com a participação de mais de 400 convidados. Foram homenageados 27 empresários das nove regionais da cidade, selecionados por lojistas da própria região, com a "Medalha 16 de Julho".

Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.