Para proteger consumidor, CDL/BH solicita a Cemig renovação do convênio com a Caixa Econômica

CDL na Mídia

A CDL/BH enviou nesta quarta-feira, 13 de junho, ofício, ao presidente da Cemig, Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga, solicitando que seja renovado o convênio entre a estatal e a Caixa Econômica Federal (CEF). Se um novo acordo não ocorrer, a partir do dia 27 deste mês, as contas de luz não poderão mais ser pagas nas agências da CEF e nem nas casas lotéricas.

Para Bruno Falci, presidente da CDL/BH, a medida será um transtorno para os consumidores de todo o Estado, principalmente para os moradores dos municípios menores, onde em muitos casos, as lotéricas são as únicas alternativas aos consumidores.

“Com o fim do convênio, os consumidores deverão pagar as faturas por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou débito automático, já que os bancos se recusam a receber o pagamento de conta de energia no caixa físico”, explica Falci. “Cria-se assim um obstáculo, pois nem todos optam por débito automático e há ainda quem tenha dificuldades com a tecnologia dos caixas eletrônicos e do internet banking”, completa. O presidente da CDL/BH destaca também que essa medida, além de obrigar o consumidor a ter uma conta em banco, restringe as opções de locais para pagamento oferecidas à população.

A rescisão contratual de prestação de serviços entre a Cemig e a Caixa Econômica Federal foi tema de debate ontem a tarde, na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na Assembleia Legislativa. O vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, e o gerente institucional, Edilson Cruz, participaram da audiência pública, para afirmarem que a medida trará graves prejuízos à população.

Quase metade das contas de luz em Minas é paga em casas lotéricas, sobretudo em municípios do interior, que contam com um número reduzido de agências bancárias. Outros pontos credenciados para recebimento de contas, como farmácias, não têm a estrutura de segurança das lotéricas e num momento de explosão da criminalidade, esse aspecto gera preocupação. Representantes dos setores de comércio e serviços da capital participam do debate, que já conta com a confirmação da CDL/BH, Cemig, CEF, PROCON da Assembleia, Sindicato dos Lotéricos e União Nacional das Lotéricas.

 

Notícias Recentes

CDL/BH apresentou o Lançamento do Programa Varejo Inteligente
19/09/2018 - Eventos CDL/BH
A CDL/BH apresentou no último dia 17 de setembro, o Lançamento da 3ª Edição do Programa "Varejo Inteligente", realizado no Sebrae (Av. Barão Homem de Melo, 329 ? Nova Granada)
Inscrições prorrogadas para a 7ª edição do Prêmio CDL-BH de Jornalismo
19/09/2018 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 19 de setembro.
Já começou a 4ª Edição da Campanha Natal de Prêmios CDL/BH - Um ótimo atrativo para você vender mais!
19/09/2018 -
Mais uma vez, a CDL/BH contempla os lojistas associados com esta ação repleta de prêmios para atrair clientes para o comércio. Faça a adesão à Campanha e garanta a participação da sua empresa!
Inadimplência tem terceira alta consecutiva entre os consumidores da capital
19/09/2018 - CDL na Mídia
No mês de agosto o crescimento foi 0,66%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os idosos e as mulheres são a maioria entre os devedores

Notícias mais Populares

Vistas
Recomendadas
Compartilhadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento

... Carregando...