Comerciante, a força produtiva da cidade

Conquistas e Ações da CDL/BH

Bruno Falci
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)
 
Presente em todos os momentos da humanidade, o comerciante exerce uma atividade vital para a sociedade. E em Belo Horizonte, mais do que uma vocação natural da cidade, o comércio e a área de serviços formam, juntas, o segmento produtivo que mais emprega e mais dá dinâmica econômica ao desenvolvimento da cidade. Os setores de comércio e serviços são responsáveis por mais de 66% do Produto Interno Bruto (PIB) da capital. Aqui existem mais de 66 mil empresas dos segmentos, que empregam mais de um milhão de pessoas. Em Minas Gerais, o número de trabalhadores passa de 3,3 milhões. No Brasil esse total soma mais de 34 milhões de pessoas empregadas.
 
E o sucesso desse setor só é possível devido o árduo trabalho do comerciante, que enfrenta todos os dias uma série de dificuldades para manter as portas abertas. A crise econômica e política vivida nos últimos anos no País abalaram em cheio o setor, diversas empresas tiveram que sacrificar seu lucro para não fechar as portas ou demitir funcionários.
 
Pelo quarto ano consecutivo, para celebrar e homenagear o Dia do Comerciante, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) contempla empresários com a Medalha 16 de Julho, para marcar a data no calendário do segmento de comércio na capital. A Medalha é uma homenagem especial a 27 empresários que se destacam em suas regionais em BH, como forma de parabenizar todos os comerciantes de Belo Horizonte. Os homenageados são selecionados a partir de indicação dos próprios comerciantes locais, de acordo com as categorias: Perseverança (perenidade do negócio), Inovação (avanço no setor) e Liderança (influência aos colegas do segmento).
 
Para a definição dessas categorias, a CDL/BH levou em consideração características essenciais para um bom comerciante. Pois sabemos que só quem tem perseverança consegue resistir às mais diversas dificuldades. Por meio da inovação é possível vencer desafios com criatividade. E apenas aquele empresário que exerce com liderança seu ofício, é capaz de estimular e mobilizar outros comerciantes no desenvolvimento de um comércio cada dia melhor e mais forte.
 
O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio. 
 
Os comerciantes de Belo Horizonte merecem esta justa homenagem. Uma atividade criada desde os tempos do Império e que até hoje se destaca, contribuindo para impulsionar o crescimento e desenvolvimento de nossa Cidade, Estado e País.

Notícias Recentes

Empresários de BH organizam caravana para doação de sangue
21/02/2019 - Atuação Social
Objetivo é aumentar os estoques da Fundação Hemominas durante o Carnaval
Funcionamento do comércio durante o Carnaval de 2019
21/02/2019 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 21 de fevereiro.
Sete em cada dez empresários da capital esperam vender mais neste Carnaval
21/02/2019 - Economia
Os itens mais procurados devem ser as bebidas e produtos alimentícios. O pagamento à vista será o mais utilizado na opinião dos comerciantes. Quase 80% dos lojistas têm interesse em abrir seus estabelecimentos durante o evento

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.

... Carregando...