Eleições 2018 - Saiba sobre o funcionamento do comércio e o direito de voto do empregado

Legislação e Justiça

No dia 28 de outubro (domingo) serão realizadas as eleições gerais para os cargos de presidente e governador, seguindo as mesmas orientações e recomendações divulgadas para o 1º turno, realizado em 07 de outubro de 2018.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO - DIREITO DE VOTO DO EMPREGADO

O comércio poderá funcionar normalmente, entretanto, o empregador deverá conceder prazo suficiente aos empregados que trabalharem neste dia, para exercerem o direito de voto.

FOLGA DE EMPREGADOS OU ESTAGIÁRIOS QUE TRABALHAREM NAS ELEIÇÕES

Empregados ou estagiários convocados para atuarem nas eleições e que efetivamente exercerem a função, terão direito a duas folgas por cada dia trabalhado, tanto no 1º quanto no eventual 2º Turno, mediante comprovação expedida pela Justiça Eleitoral.

Isso vale tanto para os dias em que ele atuar como mesário como para os dias em que ele estiver participando dos treinamentos.

Não existe uma regra sobre como ou quando o empregado poderá usufruir as folgas a que tem direito, portanto, o ideal é que seja feito um acordo com o empregador, para que não haja prejuízos para as partes.

ATENÇÃO: Se o empregador não conceder a folga prevista na Lei Eleitoral ao empregado, cometerá crime de desobediência previsto no artigo 347 do Código Eleitoral e sujeito à pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Conforme acontece em todos os anos eleitorais, o Senhor Secretário de Estado de Defesa Social de MG, o Chefe da Polícia Civil de MG, e o Comandante Geral da Polícia Militar MG, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros expedem Resolução Conjunta, proibindo em todo o território Estadual de MG, a venda e a distribuição, a qualquer título, de bebidas alcoólicas, bem como a queima de fogos, mas até o momento, tal Resolução ainda não tinha sido expedida.

Aguardamos a publicação da referida norma e divulgaremos os detalhes quando efetivamente disponibilizado.

Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH

Data de publicação: 26/09/2018

Horário de funcionamento dos bancos no final de 2018
14/12/2018 - Legislação e Justiça
A CDL/BH informa aos seus associados, que os bancos funcionarão para atendimento ao público somente até o dia 28 de dezembro de 2018, retornando ao atendimento normal no dia 2 de janeiro de 2019.
Vendas do comércio da capital crescem 3.35%
14/12/2018 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
A revisão da relação emoção-valor para o consumidor
13/12/2018 - Economia
O consumidor brasileiro redefiniu a relação emoção e valor no seu comportamento como resultado de suas experiências e vivências recentes.

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.