Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Copom mantém taxa de juros em 15% na última reunião do ano

Clipping

Confira as principais manchetes desta quinta-feira:

CDL/BH
Copom mantém taxa de juros em 15% na última reunião do anoO Tempo – BH – ECONOMIA – MG – Online – 10/12/2025A manutenção da Selic em patamar alto já era esperada pelo mercado Comitê de Política Monetária do BC manteve a taxa Selic em 15% O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (10/12), manter a taxa básica de juros em 15%. A manutenção já era esperada pelo…
Marcos Innecco assume presidência do CODESE-BHBalcão Automotivo – NOTÍCIAS – SP – Online – 10/12/2025Marcos Innecco assume a presidência do CODESE-BH Marcos Innecco assume o comando em substituição à Cássia Ximenes Belo Horizonte ganha novo fôlego em sua estratégia de desenvolvimento com a nomeação de Marcos Innecco à presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico…
CDL-BH promove a entrega de presentes em tradicional celebração com o Natal de Todo Mundo – 18h51Rede Minas TV – Jornal Minas 2ª Edição – MG – 10/12/2025
CDL-BH se posicionou com preocupação sobre a manutenção da taxa Selic – 18h52Rádio 98 News – 6h ás 20h – MG – 10/12/2025da cdl bh se posicionou de que essa nova manutenção preocupa o varejo e a expectativa de cortes futuros é visto como essencial segundo a cdl para destravar o crescimento principalmente no setor de serviços inclusive o presidente da cdl marcelo de souza e silva neto enviou uma nota afirmando justamente isso né que é a manutenção limita a reposição de…
Salão das Artes chega ao Natal da Mineiridade em Belo HorizonteBom dia Sorocaba – Home – SP – Online – 10/12/2025 – BOM DIA SOROCABACom cerca de 120 expositores, evento celebra o artesanato e a diversidade cultural de Minas Gerais, integrando a programação do Natal da Mineiridade O Salão das Artes, uma mostra vibrante da produção artística e artesanal mineira, irá ocupar as galerias do térreo e o pátio do CCBB-BH, entre os dias 11 e 14 e de 18 e 21/12, sempre das 11h às 20h. A iniciativa se integra à Vila Mineiridade, uma das novidades do Natal da Mineiridade deste ano.
Nova manutenção da Selic preocupa o varejo, afirma CDL-BHHoje em Dia – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Do HOJE EMD IAExpectativa de cortes futuros é vista como essencial pelos lojistas para destravar o crescimento da economia O setor de comércio e serviços da capital mineira recebeu com preocupação a decisão do Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa básica de juros em 15% ao ano. Na perspectiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a preservação da Selic no patamar atual faz perdurar os desafios para o varejo brasileiro, especialmente para as pequenas e médias empresas.
Setor produtivo vê impasse fiscal como travas para queda da Selic e retomada da economia98 Live – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Thiago CândidoA manutenção da taxa Selic em 15% pelo Comitê de Política Monetária (Copom) gerou reação entre entidades empresariais mineiras. Para a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), o atual nível dos juros reflete desequilíbrios fiscais persistentes e impacta diretamente a produção, o consumo e o investimento no país.
Selic encerra 2025 no maior patamar em duas décadasDiário do Comércio – MG – Finanças – MG – CAPA,14 – 11/12/2025 – Rafael TomazEm última reunião de 2025, Copom mantém a Selic em 15% ao ano O Comité de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano. Dessa forma, a Selic encerra 2025 no maior patamar em quase duas décadas. A manutenção já era esperada pelo mercado, que aguarda o início do ciclo de cortes a partir de janeiro. A medida foi criticada pelo setor produtivo em Minas Gerais.
Entidades mineiras criticam manutenção da Selic em 15% e alertam para impacto no setor produtivo- 06h3398 FM – (Belo Horizonte – MG) – Central 98 – MG – 11/12/2025de super quarta nesse terminal do banco central terminam do copam também vão falar de corpo a manutenção da taxa selic em quinze por cento pelo copom gerou reação entre entidades empresariais mineiras assim que se pronunciou a cdl se pronunciou e assim minas também se pronunciou para três entidades o atual nível dos juros reflete desequilíbrios fiscais…
Centros Comerciais
Sindilojas BH reforça transporte metropolitano no NatalCenário Minas – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Cenário MinasEm uma importante conquista para o setor de comércio e serviços, o Sindilojas BH & Região garantiu, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, o aumento na oferta de linhas de ônibus metropolitanos para o período que antecede o Natal. A medida visa atender à alta demanda de deslocamento de funcionários e consumidores entre os dias 18 e 23 de dezembro, período em que o comércio funciona em horário estendido.
Expansão de atacarejo em MinasO Tempo – BH – MINAS S/A – MG – 10 – 11/12/2025O Grupo Mart Minas & Dom Atacadista fecha 2025 com 95 lojas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e previsão de R$ 12,5 bilhões de faturamento. Em Minas, o atacadista abriu seis unidades neste fim de ano: Caeté, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará e Barreiro, totalizando 71 lojas. As redes somam mais de 18 mil empregos e projetam superar 110 lojas e R$ 16 bilhões em 2023.
Cidades
De abrigo a emprego, o plano da PBH para quem vive na ruaEstado de Minas – Gerais – MG – 34,35 – 11/12/2025 – Mariana CostaPacote inclui ampliação do acolhimento, assistência em saúde e Bolsa Moradia, além de PL que prevê reserva de vagas de trabalho para essa parcela da população em contratos públicos MELISSA SOUZA E MARIANA COSTA Vítimas de violência doméstica, uso abusivo de drogas ou afetados por mudanças econômicas.
DE GRAÇA, POR ENQUANTOHoje em Dia – Horizontes – MG – CAPA,13 – 11/12/2025Prefeitura de BH diz que o benefício será custeado pelo próprio município, por meio de remuneração complementar. HORIZONTES – P.13 compensação futura é apontado pela Fundação Ipead, que calcula que a gratuidade vá representar renúncia de receita equivalente a quase 5% do total arrecadado com a Apesar dos benefícios sociais, liberação das catraças a partir do dia 14 pode elevar o valor da passagem para o restante da população belo-horizontina.
Passagens aéreas pressionam preços na Grande BHDiário do Comércio – MG – Conjuntura – MG – CAPA,12 – 11/12/2025Artigos de residência e alimentos ficaram mais baratos na Grande BH em novembro, segundo o IBGE roTO: DIÁRIO DO COMÉRCIO / LEONARDO MORAIS Inflação avança 0,04% em novembro na Região Metropolitana de Belo Horizonte A inflação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) apresentou alta de 0,04% em novembro. Entre as contribuições positivas para a variação está o aumento no preço das passagens aéreas, que subiu 15,51% no período, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Viva a culinária belo-horizontina!Estado de Minas – Degusta – MG – CAPA,29,30,31,32,33 – 11/12/2025 – Celina AquinoNa véspera do aniversário da cidade, edição especial celebra os sabores do Mercado Central – seu primeiro polo gastronômico -, das fornadas do Ponto da Empada (foto) ao célebre fígado com jiló, passando por uma verdadeira expedição culinária. 
Economia – Política
Taxas sobem ainda com a política no foco no Brasil, apesar de corte de juros nos EUATerra – HOME – SP – Online – 10/12/2025 – Fabricio de Castro, Por: Fabricio de CastroAs taxas dos DIs fecharam a quarta-feira em alta ainda repercutindo as movimentações políticas em Brasília, enquanto os rendimentos dos Treasuries cederam após o Federal Reserve anunciar novo corte de juros nos Estados Unidos. Com a sessão regular encerrada no Brasil, as atenções se voltam agora para a decisão sobre juros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no início da noite.
BC mantém Selic em 15% ao ano e repete sinal de juro alto por tempo ‘prolongado’Terra – HOME – SP – Online – 10/12/2025 – Davi Valadares, Por: Davi ValadaresA Selic é a referência para todas as taxas de juros do mercado brasileiro O Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano, seu maior patamar em quase 20 anos, indicando que permanecerá alta por um período prolongado para controlar a inflação, sem previsão de redução no curto prazo. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros da economia, a Selic , inalterada em 15% ao ano.
Copom mantém Selic em 15%Estado de Minas – Home – MG – Online – 10/12/2025O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros em 15%, em uma tentativa de conter a inflação no país, cuja economia mostra sinais de desaceleração. Com a decisão de hoje, a taxa Selic permanece em seu nível mais elevado desde julho de 2006, quando alcançou 15,25%. O Banco Central foi de encontro ao desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu repetidas vezes desde que voltou ao poder, em 2023, um corte de juros para estimular a economia.
“Anabolizantes”Estado de Minas – Política – MG – 4 – 11/12/2025 – Samanta Sallum“ANABOLIZANTES” O governador Romeu Zema afirmou em Brasília que os resultados positivos apresentadas pelo governo Lula são, na sua avaliação, artificiais, conforme noticiado pela colunista Samanta Sallum, do Correio Braziliense. Segundo Zema, Lula conduz a gestão “como alguém que usa anabolizantes para aparentar mais força, mas que acaba provocando sérios danos ao organismo”.
“BH não devolve ninguém. Todos têm opção de ficar”, diz Alvaro DamiãoO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 11/12/2025 – Raquel PenaforteSituação de rua “BH não devolve ninguém. Todos têm opção de ficar”, diz Alvaro Damião As pessoas que vivem em situação de rua em BH vão receber acolhimento, oportunidade de moradia, emprego e assistência em saúde. Essas são algumas das diretrizes do Projeto Transformador Viver de Novo, apresentado ontem pela PBH. O pacote, que vai na contramão de projeto aprovado em primeiro turno na Câmara, prevê a oportunidade de escolha da pessoa migrante em ficar ou voltar para a cidade de origem.
“BH não devolve ninguém. Todos têm opção de ficar”, diz Álvaro DamiãoO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 11/12/2025Situação de rua “BH não devolve nin < Todos têm opção de ficar”, diz Alvaro Damião As pessoas que vivem em situação de rua em BH vão receber acolhimento, oportunidade de moradia, emprego e assistência em saúde. Essas são algumas das diretrizes do Projeto Transformador Viver de Novo, apresentado ontem pela PBH. O pacote, que vai na contramão de projeto aprovado em primeiro turno na Câmara, prevê a oportunidade de escolha da pessoa migrante em ficar ou voltar para a cidade de origem.
A Câmara fez a coisa certaO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – CAPA,A3 – 11/12/2025A Câmara fez a coisa certa Câmara cumpre sua função de contrapeso ao corrigir distorções criadas pelo STF na fixação de penas aos golpIstas. A punição aos ataques contra a democracia deve se pautar por justiça, não vingança Câmara dos Deputados ma de freios e contrapesos ao aprovar o substitutivo do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) ao Projeto de Lei 2.162/23, O chamado PL da Dosimetria.
A indústria do pânico deve explicações ao BrasilCorreio Braziliense – Opinião – DF – 13 – 11/12/2025A indústria do pânico eve explicações ao Brasil > BENITO SALOMÃO Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) a última semana, ficou conhecido o Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao terceiro trimestre de 2025. No acumulado do ano – do 1º ao 3º trimestre -, o crescimento econômico performa 2,4%, Já no acumulado de quatro tri – do 4º trimestre de 2024 ao 3º deste ano -, o crescimento é de 2,7%.
A noite em que a democracia foi testada novamenteCorreio Braziliense – Opinião – DF – 13 – 11/12/2025À noite em que a democracia foi testada novamente > FLÁVIA PELLEGRINO Cientista política e diretora executiva do Pacto pela Democracia srecentes acontecimentos na Câmara dos Deputados ultrapassam qualquer limite aceitável em uma democracia que se pretende madura, Em poucas horas, assistimos a uma sucessão de atropelos regimentais, tentativas explícitas de restrição à imprensa e uma deliberação acelerada sobre um dos temas mais sensíveis do pais: a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Ações urgentes para problemas históricosCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,2,3,4 – 11/12/2025 – Raphael PatiUm debate essencial para o Brasil avançar = pesarios£o justiça 1º Painel [4 Fi Caminhoes para um desenvolvimento ecormico co >iustiça socir à Reunidos no evento Desafios 2026: Democracia, Desenvolvimento e Justiça Social no Brasil Contemporâneo, autoridades e especialistas avançaram em propostas para o país vencer a desigualdade social e o baixo crescimento econômico.
Acordo leva Gilmar a rever impeachmentCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,8 – 11/12/2025Poderes vãorediscutir O impeachment Ministro Gilmar Mendes suspendeu parte da liminar que concedia à PGR exclusividade nos pedidos de impedimento de magistrados do STF. A decisão inicial de Gilmar provocou críticas do Senado, que acelera a discussão de uma nova lei, O juiz do Supremo, no entanto, insiste em regras que mantenham quórum elevado de senadores para este tipo de processo.
Acordo salva mandato de Glauber Braga, que é suspenso por 6 mesesEstado de Minas – Política – MG – 11 – 11/12/2025CCCCCONGRESSO ACORDO SALVA MANDATO DE GLAUBER BRAGA, QUE E SUSPENSO POR é MESES Articulação feita na tarde de ontem permitiu votar destaque que substituiu cassação por punição que preserva cadeira do deputado na Câmara, com 318 votos a favor e 141 contrários A Câmara dos Deputados decidiu suspender ontem por seis meses o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) em um processo que pedia a cassação do mandato do parlamentar.
Anistia na bagagem da dosimetriaCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,6,12 – 11/12/2025Senado vai acirrar discussão sobre a redução de penas Aprovado ontem na Câmara dos Deputados, o chamado Projeto de Lei da Dosimetria, que prevê redução do tempo de prisão para condenados por tentativa de golpe – entre eles o ex-presidente Bolsonaro -, chegou ao Senado. Relator escalado para a proposta, o senador Espiridião Amin (PP-SC) garantiu que a Casa não vai apenas “carimbar” o texto.
BC mantém juro em 15% ao ano pela 4ª vez e não sinaliza redução em janeiroFolha de S. Paulo – Economia – SP – CAPA,A15 – 11/12/2025 – Nathalia GarciaO Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (10), em decisão unânime, a taxa básica de juros fixada em 15% ao ano pela quarta reunião seguida, fechando 2025 com a Selic no nível mais alto em quase duas décadas.
BC não dá sinais de cortesO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – CAPA,B4 – 11/12/2025 – BrasíliaAlvaro Gribel Bs Banco Central não dá sinais de cortes Banco Central manteve ontem a taxa de juros em 15%, conforme esperado pelo mercado, e permaneceu a cautela sobre iniciar o ciclo de cortes em janeiro. A prudência do Copom se justifica porque ele vem vencendo a batalha contra a inflação e seria um erro relaxar o aperto antes da linha de chegada. Orepique do dólar na última semana foi um alerta de que as eleições podem trazer volatilidade, e o melhor que o governo Lula poderia fazer neste momento era dar algum sinal de ajuste fiscal antes do início da companhà, Mas ninguém espera que isso vá acontecer.
BDMG e o impulso aos pequenos negócios em MinasDiário do Comércio – MG – Opinião – MG – 2 – 11/12/2025Gabriel Viégas Neto Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais Os pequenos negócios são a alma da economia de qualquer cidade. Principais responsáveis pela geração de empregos em Minas Gerais, eles representam 99% do total de empresas formais do Estado, de acordo como Sebrae Minas. Ou seja, são gigantes. Não por acaso, nós, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, dedicomos todos os esforços para fortalecer esse segmento, garantindo aos pequenos empreendedores o acesso a um crédito barato e sem burocracia.
Bonde do MottaO Globo – Rio – RJ – 35 – 11/12/2025Por óbvio, após o vexame autoritário ocorrido terça-feira na Câmara dos Deputados, com censura explicita à imprensa, nem mais cabe designar esse Congresso, b crime e seus assedas, como o pior da História . A completa desqualificação do tiranete Hugo Motta para chefiar tal conclave é tão evidente que incumbe cogitar se sua indicação pelo ex-mandante Arthur Lira não terá sido golpe maquiavélico genial para seu retorno ao comando de representantes de seus próprios baixos interesses (com a devida exclusão dos honrados e honestos, em constrangedora minoria).
C-Level Call debate juros, inflação e gasto com pessoal dos CorreiosFolha de S. Paulo – Economia – SP – A25 – 11/12/2025 – Nathalia GarciaBRASÍLIA A Superquarta dos juros, a inflação de novembro e o gasto com pessoal dos Correios serão tema nesta quinta-feira (11) da C-Level Call, vídeochamada semanaisobre economia e política promovida pela Folhà. O programa será transmitido pelo YouTube, às 17h, com apresentação das jornalistas Idiana Tomazelli e Nathalia Garcia. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (10), em decisão unânime, a taxa básica de juros fixada em 15% ao ano pela quarta reunião seguida.
Câmara dos DeputadosO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 11/12/2025Hugo Motta (o) presidenteda Câmara, jáenfralo episódio da PEC da Blindagem, protagonizou outra cena dantesca ao impor censura aostrabalhos da imprensa nocaso da remoção da Mesa do deputado Glauber Braga – a mesma força que não se viu quando deputados bolsonaristas se sentaram em sua cadeira. Motta, que tenta se equilibrar com um pé na canoa governista eoutro nãoposição,d demonstra fr ] E Ica, Basta ver putad terior que seguem recebendo seushonorários.
Câmara rejeita cassação e suspende deputado Glauber Braga por 6 mesesO Estado de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A12 – 11/12/2025 – BrasíliaCongresso Al? Câmara rejeita cassação e suspende Glauber Braga Congresso Câmara rejeita cassação e suspende deputado Glauber Braga por é meses Articulação do governo derruba plano de cassar parlamentar do PSOL por agredir com chutes integrante do MBL nas dependências da Casa LEVY TELES BRASÍLIA Após extensa negociação do governo,a Câmara dos Deputados trocou ontem a cassação pela suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) por seis meses.
CCJ aprova fim da jornada 6×1Correio Braziliense – Economia – DF – 10 – 11/12/2025> ALÍCIA BERNARDES > DANANDRA ROCHA A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, ontem, a proposta de emenda à Constituição que reduz a carga máxima de trabalho de 44 para 36 horas semanais e põe fim à tradicionalescala 6×1. Amudança, discutidahá É no Congresso, ganhou ritmo após a mobilização de trabalhadores e sindicatos, que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas em apoio à pauta.
Chefe da Câmara silencia sobre censura a jornalistas durante retirada de deputado do plenário da CasaFolha de S. Paulo – Política – SP – A14 – 11/12/2025BRAsíLIA O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), silenciou nesta quarta-feira (10) sobre a ação de policiais legislativos de censurar o trabalho da imprensa durante a retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-R]J) da cadeira da Presidência da Casa. Motta até sinalizou se reunir com representantes dos profissionais que atuam na cobertura jornalística da Câmara para discutir o episódio, mas não os recebeu.
Com Gabriel na estrada, MDB fará evento de filiação na capital mineiraO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 11/12/2025 – Simon NascimentoO MDB segue se posicionando tendo no horizonte as eleições de 2026 em Minas Gerais. Enquanto o ex-vereador de Belo Horizonte e pré-candidato do partido ao governo do estado Gabriel Azevedo inicia viagens ao interior, aprisentando-se para a corrida eleitoral, a legenda fará um evento na próxima semana, em Belo Horizonte, para a filiação partidária. Além de Gabriel, os presidentes nacional e estadual do MDB, Baleia Rossi e Newton Cardoso Jr.
Com taxa às bets, projeto Antifacção é aprovado e retorna à CâmaraO Globo – Política – RJ – CAPA,14 – 11/12/2025 – Lauriberto PompeuPL Antifaçãopassa no Senado com mudanças em texto aprovado na Câmara Projetorelatado por Alessandro Vieira cria novo imposto sobre casas de apostas para financiar Segurança e agora voltará à Câmara. PáGiNaIs Com taxa às bets, projeto Antifaçãoé aprovado e retorna à Câmara Proposta passou pelo Senado prevendo nova contribuição de casas de apostas para financiar segurança e penas mais duras CAMILA TURTELLI E LAURIBERTO POMPEU podticadogiobocom.
Congresso votará LOA no dia 18Correio Braziliense – Economia – DF – 10 – 11/12/2025O presidente do Senado, Davi Alcolusobre (União – AP), agendou a próxima sessão do Congresso para quinta-feira da próxima semana, às 9h. Na pauta, está a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 (PLN 15/2025). Questionado sobre os vetos presidenciais pendentes de deliberação, Davi explicou que não houve entendimento das Lideranças partidárias para a votação.
Copom e Fomc têm decisões contráriasCorreio Braziliense – Economia – DF – CAPA,10 – 11/12/2025 – Rosana HesselJuros Copom mantêm Selic em 15% e não prevê mudança PÁGINA 10 Copom e Fomc têm decisões contrárias Banco Central (BC) do Brasil eleva e Federal Reserve (Fed), dos EUA, reduz a taxa básica. Em mais uma superquarta, a postura já era esperada aqui e lá > ROSANA HESSEL m plena Superquarta do mercado financeiro, quando as reuniões dos comitês de política monetária dos bancos centrais do Brasil (Copom) e dos Estados Unidos (Fome) coincidem, as decisões foram em sinais contrários, mas sem surpresas entre os analistas para a última reunião do ano dos colegiados.
Deputados ligam votação a atraso de emendas em conversa flagradaO Globo – Política – RJ – 8 – 11/12/2025Parlamentares do PDT expõem irritação com articulação política do Planalto CAMILA TURTELLI E VICTORIA AZEVEDO pobticadagiobo.c cem.br BRASILIA pião com a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (RepublicanosPB), de levar à votação o projeto que beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro com redução de penas, deputados da base aliada atribuíram o movimento a uma insatisfação como Palácio do Planalto relacionada ao pagamento de emendas, foco frequente de tensão entre o Executivo e o Congresso.
E Gilmar sorriu…O Globo – Rio – RJ – 35 – 11/12/2025E Gilmar sorriu. Gilmar Mendes vinha perdendo o sono, pensando na possibilidade de, com um Senado com perfil mais forte de oposição, ser aprovado o seu impeachment. Acordava suado, imaginando uma multidão gritando “fora Gilmar, fora Gilmar”, como se ele fos seuma espécie de Maria Antonieta a caminho do cadafalso. Embora com mais de 20 anos no STF, não conseguia admitir alguém lhe “roubar” uns três aninhos a mais no cargo.
Eleição de turno único em Minas prejudicará reeleição de LulaEstado de Minas – Política – MG – 2 – 11/12/2025Se em 2026 a eleição em Minas for, pela estrutura da competição, reduzida a um turno único como ocorreu em 2022, O presidente Lula (PT) – que com grande probabilidade de acerto estará concorrendo em segundo turno na sucessão presidencial – enfrentará uma disputa ainda mais d d difícil no estado. Basta olhar retrospectivamente para se prospectar tal cenário. Quando Romeu Zema (Novo) concorreu à reeleição em 2022, ao enfrentar no primeiro turno o ex-prefeito Alexandre Kalil, atualmente no PDT, evitava o embate frontal com Lula.
Entenda o projeto sobre devedor contumazFolha de S. Paulo – Economia – SP – A26 – 11/12/2025 – Eduardo CucoloTexto, que vai a sanção, define regras duras para punir empresa que usa sonegação como estratégia de negócio Eduardo Cucolo, Luciana Lazarini e Márcia Magalhães sÃo PAULO À Câmara aprovou na terça-feira (9) o projeto de lei sobre o devedor contumaz, que agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto define regras mais rígidas para diferenciar as empresas que usam a inadimplência como estratégia de negócios daquelas que enfrentam dificuldades pontuais para quitar tributos.
Está contigoEstado de Minas – Política – MG – 6 – 11/12/2025O PL quer que Flávio Bolsonaro assuma protagonismo nas negociações pela aprovação do projeto de lei da Dosimetria no Senado. A avaliação do partido é que não haverá dificuldade para aprovação da proposta, mas que Flávio, como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2023, deve mostrar liderança nas articulações e, principalmente, ser o “porta-voz” do texto na Casa.
Faturamento do setor eletroeletrônico sobe 4%Diário do Comércio – MG – Economia – MG – CAPA,3 – 11/12/2025Indústria eletroeletrônica em MG fatura R$ 27 bilhões % ECONOMIA Crescimento será de 4% em 2025, segundo projeções da Abinee A indústria eletroeletrônica de Minas Gerais deve registrar um faturamento de R$ 27 bilhões em 2025. O montante representa incremento de 4% na comparação com o ano passado, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apresentadas em evento realizado na capital mineira.
Fed corta juros, mas indica que ciclo de reduções pode ser interrompidoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 11/12/2025 – WashingtonO Federal Reserve, o banco central americano, reduziu ontem a taxa básica de juros pela terceira vez consecutiva em 0,25 ponto porcentual, mas indicou que poderá mantê-la entre 3,5% e 3,75% durante parte de 2026. Em um conjunto de projeções, a autoridade monetária
Fim da escala 6×1: PEC surpreende e avança no SenadoO Globo – Economia – RJ – CAPA,25 – 11/12/2025 – Paulo PaimJORNADA DE TRABALHO PEC de fim da escala 6×1 avança no Senado e surpreende governo rácinazs Fim da escala 6×1: PEC surpreende e avança no Senado Projeto prevê redução da jornada até 36 horas semamais. Empresáriado critica texto e defende considerar custo do trabalho IVAN MARTÍNEZ-VARGAS BRASÍLIA aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a jornada máxima de trabalho no Brasil para 36 horas semanais pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ontem, foi surpresa para o governo Lula, que não apostava no avanço na Casa.
Flávio Bolsonaro Senador (PL-RJ)O Estado de S. Paulo – Política – SP – A2 – 11/12/2025Cumprimentou o presidente do Senado, Davi do ia que gar 40 PL daDosimetria em votação no plenário da Casa ainda neste ano.
Gestão da prefeita Jussara é aprovada por 76,7% em LavrasO Tempo – BH – Política – MG – 8 – 11/12/2025 – Clarisse SouzaDATATEMPO. Pesquisa aponta que taxa de satisfação supera o percentual de votos obtido por ela nas eleições Gestão da prefeita Jussara é aprovada por 7é,7% em Lavras Maior parte do eleitorado avalia positivamente os serviços municipais EE CLARISSE SOUZA A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci (PSD), vai encerrar O primeiro ano de seu segundo mandato consecutivo com 7é,7% de aprovação entre o eleitorado.
Gilmar recua sobre decisão que limitava impeachmentEstado de Minas – Política – MG – 10 – 11/12/2025 – BrasíliaGILMAR RECUA SOBRE DECISÃO QUE LIMITAVA IMPEACHMENT Decano suspendeu trechos da liminar proferida por ele mesmo que atribuíiam exclusividade à PGR de denunciar ministros do STF por crime de responsabilidade Brasília – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal(STF), decidiu suspender parte da decisão que limita processos de impeachment contra integrantes da corte.
Governistas no Senado tentam adiar redução de penas em nova disputa com AlcolumbreFolha de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A6 – 11/12/2025Governistas tentam adiar votação da redução de penas no Senado Senadores governistas buscam adiar para 2026 a votação do projeto que reduz penas de condenados pela trama golpista, entre eles Jair Bolsonaro (PL). O texto foi aprovado pela Câmara. Davi Alcolusobre (União Brasil-AP), presidente do Senado, quer deliberar nesteano. A6 Governistas no Senado tentam adiar redução de penas em nova disputa com Alcolusobre Presidente da Casa quer que texto, aprovado na Câmara na madrugada, seja apreciado ainda neste ano; Lula e aliados avaliam veto à proposta Caio Spechoto BRASÍLIA O grupo de senadores mais próximo do presidente Lula (PT) busca uma forma de adiar para 2026 a votação do projeto que reduz as penas dos condenados no processo da trama golpistae beneficia Jair Bolsonaro (PL).
Incerteza e cautelaO Globo – Economia – RJ – CAPA,19,20 – 11/12/2025Copom mantém Selic em 15% e reforça a “cautela” com os juros. O comunicado do Banco Central enfatizou a estratégia de manter os juros altos por mais tempo, frustrando o governo, que almejava uma sinalização de corte em janeiro. A inflação está dentro do teto da meta nos últimos 12 meses, informou o IBGE. Páginas 19 e 20. THAÍS BARCELLOS, thais.barcelos@pt.globocom.br, BRASÍLIA. Diante das críticas crescentes do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, ontem, manter a Taxa Selic em 15% ao ano, o maior nível desde julho de 2006.
Justiça suspende benefícios vitalícios de BolsonaroO Estado de S. Paulo – Política – SP – A9 – 11/12/2025Ação popular foi movida por vereador mineiro do PT, que questiona a manutenção de equipe mesmo com prisão A Justiça Federal em Belo Horizonte determinou a suspensão dos benefícios e direitos vitalícios que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe por ter exercido a Presidência da República, enquanto ele cumprir pena em regime fechado. Segundo a ação, Bolsonaro ainda dispõe de quatro servidores para segurança e apoio, dois veículos oficiais com motoristas e dois assessores, além de despesas com passagens, diárias, combustível e manutenção.
Lula deve vetar redução de pena do 8/1; senador de oposição será relatorO Globo – Política – RJ – CAPA,6 – 11/12/2025Lula deve vetar projeto, que terá relator da oposição no Senado rácmas Lula deve vetar redução de pena do 8/1; senador de oposição será relator Presidente cobra que ministros se oponham a texto aprovado; projeto da dosimetria passará pela CCJ antes de ir a plenário CAMILA TURTELLI, IVAN MARTÍNEZ-VARGAS E JENIFFER GULARTE pofticadagiabo.com.br BRASÍLIA Que: juiz Inácio Lula da Silva avalia, de acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, vetar privilégios à cúpula da trama golpista, caso projeto dar simetria aprovado pela Câmara avance no Senado.
Lula retorna hoje a Minas em agendas com prefeitosEstado de Minas – Política – MG – CAPA,3 – 11/12/2025 – Alessandra MelloLULA FAZ SUA 82 VISITA A MINAS DURANTE O ANO Em comitiva com alguns de seus principais ministros, presidente visita Itabira, na Região Central, onde inaugura centro de radioterapia, e participa de evento em BH para ouvir demandas de prefeitos e outros representantes de municípios mineiros. PÁGINA 3 LULA RETORNA HOJE A MINAS EM AGENDAS COM PREFEITOS Presidente inaugura centro de radioterapia em Itabira e participa de evento em BH que reunirá ministros para ouvir as demandas de prefeitos e outros gestores municipais ALESSANDRA MELLO O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta hoje a Minas Gerais com alguns de seus principais ministros.
Lula volta a MG ainda em busca de um candidato ao TiradentesO Tempo – BH – Política – MG – CAPA,5 – 11/12/2025 – Leonardo AugustoPalácio Tiradentes Sem Pacheco, Lula chega a Minas em busca de um nome Presidente visita Itabira, onde inaugura uma central de radioterapia, e BH, para participar da Caravana Federativa, Presença constante nas agendas do petista, desta vez senador não participarà. 5 Lula volta a MG ainda em busca de um candidato ao Tiradentes Nome preferido do petista, Pacheco recusa convite para participar de agenda HE LEONARDO AUGUSTO Se a política é como nuvens, mudando a cada instante, para o PT em Minas Gerais o céu está carregado e sema possibilidade de melhoria na visibilidade, pelo menos por enquanto.
Maioria da bancada de Minas deu aval à redução de penasEstado de Minas – Política – MG – CAPA,8,9 – 11/12/2025PL DA DOSIMETRIA COMO VOTARAM 05 DEPUTADOS MINEIROS Com votos favoráveis de dois terços da bancada mineira, composta por 53 parlamenlares, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de ontem o chamado PL da Dosimetria, que reduz penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sentenciado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal.
Mais rigor com a inadimplência que vira modelo de negóciosCorreio Braziliense – Cidades – DF – 19 – 11/12/2025 – Caio GomezO setor produtivo apoiou a aprovação do PLP nº 125/2022 sobre devedor contumaz pela Câmara dos Deputados. “O novo marco diferencia de tu utilizam a inadimplência como modelo de negócio, aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O projeto institui o Código de Defesa do C ibui b ] e norma: para o regime do devedor contumaz. Combustíveis, cigarros e bebidas Setores sensíveis, como combustíveis, cigarros e bebidas alcoólicas, serão especialmente beneficiados, já que o projeto cria instrumentos mais rígidos para combater estruturas organizadas de sonegação, que distorcem preços e prejudicam cadeias produtivas inteiras.
Manutenção da Selic em 15% ignora sinais da economia, critica CNICorreio Braziliense – Cidades – DF – 19 – 11/12/2025Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, a desaceleração econômica, a queda da inflação e a perda de ritmo do mercado de trabalho já seriam motivos suficientes para o início do ciclo de corte de juros na reunião de ontem. “A manutenção dos juros nesse patamar tão elevad é excessiva e prejudicial, uma vez que intensifica a perda de ritmo da atividade econômica, encarece muito o crédito, inibe o investimento e penaliza a competitividade da indústria; afirma Alban,
Minas Gerais se mobiliza para liderar a economia circularDiário do Comércio – MG – Especial – MG – CAPA,5 – 11/12/2025 – Mara Bianchetti% PARCEIROS DO FUTURO; EN o 2) A Sta M 4 VIA Milhões de veículos chegam ao fim da vida útil sem uma cadeia estruturada de reaproveitamento FOTO: REPRODUÇÃO / ADOBE STOCK Minas Gerais pode líderar a economia circular no Brasil O Parceiros do Futuro desta semana mostra como – chegam ao fim da vida útil sem uma cadeia estrutua economia circular avança, mas gargálos estru- rada de reaproveitamento.
Motta tenta encerrar em 2025 polêmicas com direita na Câmara e compensar governo Lula na economiaFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 11/12/2025Análise Raphael Di Cunto Repórter da Folha em Brasília, especializado em política e economia. Antes, passou pelo Valor Econômico O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), surpreendeu até aliados ao decidir votar o projeto de redução de penas para os condenados por atos golpistas e a perda do mandato dos deputados Carla Zambelli (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Não existe ‘Mounjaro’ para os juros altosFolha de S. Paulo – Economia – SP – A18 – 11/12/2025Não existe Mounjaro para os juros altos Dinâmica da dívida pública do país não se deixa enganar por narrativas Solange Srour Diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management PA fotografia atual da economia brasileira é sedutora, mas incomplela. O desemprego está no menor nível já registrado, a atividade cresce em ritmo razoável, e a inflação parece mais comportada.
Novo licenciamento viola 13 artigos da Constituição, dizem promotores e procuradoresFolha de S. Paulo – Ambiente – SP – A39 – 11/12/2025A Abrampa (Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) afirma que a nova lei do licenciamento ambiental fere 13 artigos da Constituição Federal. Em nota técnica antecipada à Folha nesta quarta-feira (10), a instituição classifica como inevitável a judicialização do tema no STF (Supremo Tribunal Federal).
O Banco Central no ano da eleiçãoFolha de S. Paulo – Economia – SP – A20 – 11/12/2025 – Vinicius Torres FreireCopom vai acelerar cortes da Selic ou eleição vai complicar calendário? Vinicius Torres Freire Jornalista, foi secretário de Redação da Folhà. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA) inflação deve chegar a 3,2% ao ano no segundo trimestre de 2027, o “horizonte relevante” do Banco Central, aquele momento em que a política monetária (de juros) estaria fazendo efeito maior.
O crime compensaFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A3 – 11/12/2025 – Thiago AmparoThiago Amparo A liderança da Câmara escorraçou jornalistas do plenário e parlamentares da Mesa Diretora para beneficiar criminosos que querem ter o direito de escorraçar jornalistas e parlamentares num país em que a democracia já não exista. Não há justificativa sóbria para a cena deplorável, televisionada na terça (9) apenas graças a imagens de celular, pois o sinalda TV Câmara havia sido cortado.
O que leva o BC a ficar paradoO Globo – Economia – RJ – CAPA,20 – 11/12/2025MÍRIAM LEITÃO A leitura de cenário do BC e o espaço para redução segura da Selic pácinazo O que leva o BC a ficar parado Nos tinha dúvida de que os juros seriam mantidos em 15%, mas esperavase algum sinal do início do ciclo de queda das taxas para o começo do ano que vem. O recado do comunicado, no entanto, continua sendo o de que é preciso manter a atual taxa por um período “bastante prolongado” equeo ambiente de “elevada incerteza” exige “cautela” na política monetária.
O Supremo se afunda na crise do MasterO Globo – Opinião – RJ – CAPA,3 – 11/12/2025 – Malu GasparMALU GASPAR Supremo se desmoraliza na crise do Master rácinas O Supremo se afunda na crise do Master Quando o ministro Dias Toffolichamou para siocasodo Banco Master e decretou sigilo absoluto, muita gente em Brasília dormiu aliviada. Acreditou-se que a decisão era suficiente para conter as revelações que poderiam emergir do inquérito que estava na primeira instância.
Para Josué Gomes, projeto demorou a ser aprovadoO Globo – Economia – RJ – 22 – 11/12/2025 – Paulo SkafPara Josué Gomês, projeto demorou a ser aprovado Associações setoriais destacam que legislação do devedor contumaz favorece a concorrência e pode elevar arrecadação pública JOÃO SORIMA NETO E ANA FLÁVIA PILAR economiafoglobo.com.br PuRO O. da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário Josué Gomes da Silva, elogiou o projeto do devedor contumaz, mas ressaltou que o texto demorou demais para ser aprovado.
Paula Belmonte e Zema: afinidade programáticaCorreio Braziliense – Cidades – DF – 16 – 11/12/2025A deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) reforçou aproximação com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), usando a gestão mineira como parâmetro para o que defende para o DE No encontro, promovido pelo Sindivarejista, a pré-candidata ao GDF destacou desburocratIzação, segurança jurídica e qualificação profissional como pilares que pretende priorizar, exatamente os temas que impulsionaram a projeção nacional do governador mineiro.
Planalto vê chance de anistia entrar em texto sobre dosimetria no SenadoO Estado de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A8 – 11/12/2025 – BrasíliaPoderes a Planalto vê articulação para inclusão de anistia em texto no Senado – Lula deve vetar; relator é aliado de Bolsonaro presidente Luiz Inácio Lula da Sil va pretende vetar o trecho do projeto de lei que reduz as penas de condenados por investidas golpIstas. Lula foi informado de que, além de mantera redução de penas aprovada na Câmara, uma ala do Senado deseja incluir a anistia no texto para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da prisão.
Pressão do Senado obriga Gilmar a rever a liminar da blindagem do SupremoEstado de Minas – Política – MG – 7 – 11/12/2025O conflito entre o Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) por causa da blindagem dos ministros da Corte em relação à Lei do Impeachment, de 1950, caminha para virar uma Batalha de Itararé (PR). Sob pressão, o ministro Gilmar Mendes, autor de liminar que restringia os pedidos de impeachment ao Ministério Público Federal (MPE), revogou a decisão para distensionar a relação com o Congresso.
Privatização da Copasa já pode ser votada em 2º turno na ALMGDiário do Comércio – MG – Política – MG – 7 – 11/12/2025% PROPAG Parecer favorável do projeto de lei do Poder Executivo passa na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e segue para o plenário LEONARDO LEÃO A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na última terça-feira (9), parecer favorável de segundo turno ao Projeto de Lei (PL) 4.380/2025.
Projeto que acaba com a escala 6×1 avança no SenadoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B7 – 11/12/2025 – BrasíliaProposta é aprovada em votação simbólica pela CCJ da Casa; movimento pressiona a Câmara, que também debate o tema NAOMI MATSUI BRASÍLIA A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015 que prevê o fim dajornada de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho por um dia de descanso). A medida é vista como uma forma de pressionar a Câmara, que também debate um projeto sobre o mesmo tema.
PSD não ajuda Simões, e o Novo reclama de gastosEstado de Minas – Política – MG – 5 – 11/12/2025 – Guilherme AugustoAlém da identidade, o partido Novo, ex de Mateus Simões, agora no PSD, reivindica a vaga de vice-governador muito mais por conta dos investimentos feitos na pré campanha dele. Simões já adiantou que o Novo indicará o/a vice a pedido do governador Zema (Novo). Quem está bancando a pré- campanha a governador dele é o Novo, sozinho. Simões trocou o Novo pelo PSD, que tem um dos maiores fundos partidários do país, mas até agora não abriu os cofres.
Recuo calculadoO Globo – Política – RJ – CAPA,4 – 11/12/2025 – Malu GasparPASSO ATRÁS Em acordo com Senado, Gilmar recua em decisão que blinda STF Ministro suspende trecho de liminar que limitava à PGR o direito de pedir impeachment de membros da Corte Negociações entre ministros doSTF ea cúpula do Senado esfriaram a crise entre as duas instituições aberta com a decisão do ministro Gilmar Mendes que ampliava a proteção a membros da Corte.
RevoltaCorreio Braziliense – Política – DF – 7 – 11/12/2025No Senado, parlamentares ainda não superaram a aprovação do marco temporal. Para muitos, é a legalização do “usucapião” para quem roubou terra da União.
Sem fundoFolha de S. Paulo – Política – SP – A6 – 11/12/2025SEM FUNDO À Zema Financeira, na qual o governador Romeu Zema (Novo-MG), pré-candidato a presidente, tem 16% das ações, foi condenada pela Justiça de MG por empréstimo irregular a uma idosa. Os financiamentos consignados da empresa levaram Zema a ser convocado pela CPI do INSS. A decisão considerou que a mulher é senil e que houve má-fé em empréstimo de R$ 1.58é, em 2023.
Senador que relatará dosimetria diz ser pró-anistia e ver política em perdãoFolha de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A8 – 11/12/2025Relator de projeto no Senado afirma ser a favor de anistia a golpistas as Entenda projeto que busca redução de penas a condenados pelo 8/1 Amplitude O PL de Bolsonaro votou a favor e aceitou a redução de penas, embora tenha insistido por meses no perdão completo. Já o
Vantagem do projeto da dosimetria é não ser anistiaFolha de S. Paulo – – – SP – CAPA,A2 – 11/12/2025Acer ca de texto votado na Câmara. Vantagem do projeto da dosimetria é não ser anistia Texto aprovado pela Câmara, em dia de enorme confusão, evita o suicídio institucional de deixar impunes Bolsonaro e demais golpIstas, enquanto permite a correção de penas exageradas impostas pelo Supremo maior vantagem do proAo que muda a dosimetria em condenações por golpismo, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10), é não ser uma anistia para criminosos.
Variação de 0,18% coloca inflação em 12 meses abaixo do teto da metaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – CAPA,B4 – 11/12/2025 – Daniela AmorimA inflação oficial no País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,18% em novembro, um ligeiro avanço ante a variação de 0,09% de outubro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a menor taxa
Zema afirma que não vai desistir de disputar PresidênciaO Tempo – BH – Política – MG – 6 – 11/12/2025Eleições. Governador descarta ser vice em eventual chapa com Tarcísio Zema afirma que não vai desistir de la si Presidência MARINA RAMOS Mineiro dizainda que nãotem perfil legislativo ese apoia na bandeira anti-PT EE LARAALVES Enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) atesta publicamente a lealdade a Jair Bolsonaro (PL), o centrão ainda acredita na candidatura do governador de São Paulo à Presidência da República, com o mineiro Romeu Zema (Novo) cotado para a vaga de vice na chapa.
Zema descarta saída antecipada do governoEstado de Minas – Política – MG – 4 – 11/12/2025 – Jair AmaralZEMA DESCARTA SAÍDA ANTECIPADA DO GOVERNO Governador, que é pré-candidato a presidente da República, disse que pretende ficar no Palácio Tiradentes até a data-limite estabelecida pela legislação eleitoral, que é 4 de abril VINÍCIUS PRATES O governador Romeu Zema (Novo) reforçou ontem que não pretende antecipar sua saída do cargo para se dedicar à campanha presidencial de 2023.
Após dividir palanque com Lula 7 vezes em 2025, Pacheco recusa convite do petistaO Tempo – Home – MG – Online – 11/12/2025 – Clarisse SouzaDepois de dividir palanque com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sete passagens do chefe do Executivo federal por cidades mineiras no decorrer de 2025, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) decidiu recusar o convite para participar de nova agenda do petista, que desembarca em Belo Horizonte e em Itabira nesta quinta-feira (11/12). A mudança de postura do parlamentar – que vinha sendo tratado por Lula como preferido para a disputa ao governo de Minas em 2026 – ocorre no momento em que o parlamentar diz avaliar a possibilidade de encerrar a carreira política.
Deputados acionam PGR contra Motta após polícia legislativa remover Glauber Braga de cadeira da presidência da CâmaraO Globo – Home – RJ – Online – 11/12/2025Parlamentares alegam violência política, abuso de poder e truculência em operação que retirou psolista do plenário RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: Deputados acionam PGR contra Hugo Motta por remoção de Glauber Braga no plenário Deputados do PSOL, PDT e PT acionaram a PGR contra Hugo Motta, presidente da Câmara, após a remoção forçada do deputado Glauber Braga do plenário.
Quem é Heloísa Helena, ex-senadora que brigou com o PT e substitui o deputado suspenso Glauber BragaTerra – HOME – SP – Online – 11/12/2025 – Levy Teles, Por: Levy TelesSuplente ficará na Câmara por seis meses; ela migrou do partido de Lula e ajudou a fundar o PSOL e a Rede BRASÍLIA – A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) retorna ao Congresso Nacional depois de 18 anos. Ela substituirá Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve o mandato suspenso por seis meses nesta quarta-feira, 10, por decisão do plenário da Câmara dos Deputados .
Após BC manter Selic em 15% pela 4ª vez seguida, analistas se dividem sobre início do ciclo de cortesO Globo – Home – RJ – Online – 11/12/2025O Comitê de Política Monetária do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% pela quarta vez consecutiva, sob críticas do governo Lula. A decisão, esperada pelo mercado, reflete cautela diante do cenário econômico incerto, com inflação ainda acima da meta. Analistas divergem sobre o início dos cortes, com apostas entre janeiro e março. A comunicação do BC sugere que a taxa pode permanecer alta por mais tempo.
Comunicado do Copom frustra governo, que esperava sinalização sobre ciclo de cortesEstado de Minas – Home – MG – Online – 11/12/2025 – Antonio TemóteoO tom conservador dos diretores do Banco Central foi classificado como “um banho de água fria” por auxiliares de Lula e de Haddad. Presidente demonstrou irritação O comunicado do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgado nesta quarta-feira, 10, frustrou integrantes da equipe econômica e da ala política do governo. Tanto no Ministério da Fazenda quanto nos gabinetes do Palácio da Planalto a expectativa era de que a equipe do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo , sinalizasse que o ciclo de cortes de juros poderia começar entre janeiro e março de 2026.
Revelações sobre ministros afundam Supremo na crise do MasterO Globo – Home – RJ – Online – 11/12/2025Quando o ministro Dias Toffoli chamou para si o caso do Banco Master e decretou sigilo absoluto, muita gente em Brasília dormiu aliviada. Acreditou-se que a decisão era suficiente para conter as revelações que poderiam emergir do inquérito que estava na primeira instância. Leia também: De fato, ela fez parar tudo, das oitivas à abertura de novos inquéritos, assim como as perícias no material apreendido pela Polícia Federal no dia da prisão do dono do Master, Daniel Vorcaro, e dos outros alvos da Operação Compliance Zero.
Festa de fim de ano na Alerj é cancelada após crise envolvendo nome de Rodrigo BacellarO Globo – Home – RJ – Online – 11/12/2025Confraternização seria semana que vem no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca A crise na Alerj, causada pela prisão e afastamento do deputado Rodrigo Bacellar, levou ao cancelamento da festa de fim de ano dos deputados, prevista para a próxima quinta-feira no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca. A operação Unha e Carne, que levou à prisão de Bacellar, impactou não só a política, mas também o clima para confraternizações.
Entidades Parceiras
CNDL/SPC: 33% dos que pretendem ir às compras no Natal têm contas em atrasoMonitor Mercantil – HOME – RJ – Online – 10/12/2025 – RedaçãoPesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, nas 27 capitais do Brasil, mostra que 33% dos consumidores que pretendem presentear este ano possuem contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo. O levantamento aponta também que 22% dos que devem comprar presentes no Natal costumam gastar mais do que podem (sobretudo os mais jovens) e que 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes, desta forma estima-se que 14,8 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras para a data.
Prefeitura de Uberlândia certifica 7,4 mil alunos em cursos gratuitosregionalzao – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Carlos CravinhosA Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta quarta-feira (10), a entrega de 7.471 certificados de cursos profissionalizantes, em uma cerimônia realizada no saguão do Bloco I do Centro Administrativo Municipal. O evento, aberto pelo prefeito Paulo Sérgio, marcou o encerramento das atividades de formação de 2025 em Uberlândia , ano em que a rede municipal ofertou milhares de vagas gratuitas em 125 modalidades de cursos voltados à qualificação e requalificação profissional.
Caravana Coca-Cola traz magia do Natal a Iturama com chegada do Papai NoelJornal MG Todo Dia – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Roberta Caceres, www.mgtododia.com.brCaminhões iluminados percorrem a cidade neste sábado (13); Evento na Praça do Santuário terá distribuição de refrigerantes para as crianças A tradicional celebração natalina da Coca-Cola chega a Iturama neste sábado, 13 de dezembro , prometendo encher as ruas de luz, música e alegria com a aguardada Caravana Coca-Cola . O evento é gratuito e convida moradores e visitantes a participarem da festa.
Empresas usam links de pagamento para facilitar vendasAltotietenews – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Alto Tietê NewsO avanço da digitalização no Brasil tem aproximado pequenas empresas de ferramentas que facilitam vendas e recebimentos, como os links de pagamento… A adoção de ferramentas digitais pelos pequenos negócios brasileiros avançou de forma consistente nos últimos anos. Segundo o Mapa de Maturidade Digital 2024 , desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Índice de Maturidade Digital (IMD) dos pequenos negócios atingiu 35 pontos, em uma escala de 0 a 80.
Conceição do Mato Dentro debate alternativas econômicas além da mineraçãoO Mundo dos Inconfidentes – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Hynara VersianiConceição do Mato Dentro inaugurou, no último dia 5, um novo capítulo em sua agenda de desenvolvimento com a realização da primeira edição do Fórum Regional de Diversificação Econômica – Edição Municipal. A iniciativa reuniu representantes do poder público, do setor privado, de entidades empresariais e da sociedade civil em um encontro voltado a discutir caminhos para ampliar as vocações econômicas do território e reduzir a dependência do setor mineral.
Amigo oculto: 60,1 milhões de consumidores devem participarDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 11 – 11/12/2025% VAREJO Brincadeira representa oportunidade de venda e deve movimentar R$ é,7 bi na economia do País Tradicional nas festas de fim de ano, o amigo oculto ou secreto representa uma oportunidade para o varejo vender mais nesta época. Seja ao lado da família ou entre amigos e colegas de trabalho, a brincadeira é uma alternativa viávele financeiramente acessível para presentear no Natal.
4º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno reúne lideranças e entidades em UberlândiaNão perde não – Home – MG – Online – 11/12/2025 – Cristiane GuimarãesUberlândia recebeu, no dia 4 de dezembro de 2025, no Auditório da OAB Uberlândia, o 4º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno, realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) em parceria com o Sindtur Uberlândia. O encontro reuniu lideranças sindicais, empresariais e representantes de entidades públicas e privadas, reafirmando o Seminário como uma das principais plataformas de diálogo sobre governança e desenvolvimento institucional em Minas Gerais.
Gabinetes dos vereadores podem mudar para o antigo prédio do JockeyJornal da Manhã – Uberaba – Home – MG – Online – 11/12/2025 – Lídia PrataA demora dos Correios em analisar a proposta de Uberaba para destinar o prédio da Praça Henrique Krugger para a Câmara Municipal poderá levar os gabinetes dos vereadores para outro imóvel: o antigo prédio do Jockey, na Praça Rui Barbosa. Presidente Ismar Marão já está com as chaves do imóvel para avaliação da conveniência da troca. De antemão, Marão diz gostar da ideia.
Empreendedores de Monte Carmelo finalizam capacitações do Prepara GastronomiaSuzano TV – Home – SP – Online – 11/12/2025 – RedacaoUma série de consultorias técnicas e oficinas práticas para elevar a qualidade dos serviços prestados foram promovidas pelo Sebrae Minas junto aos pequenos negócios que atuam no setor de alimentação fora do lar, de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. Por meio do programa Prepara Gastronomia , a entidade capacitou 12 empreendedores e colaboradores de restaurantes, cafeterias, hamburguerias e pizzarias.
33% dos consumidores que pretendem ir às compras no Natal possuem contas em atraso, apontam CNDL/SPC BrasilFCDL – Home – MG – Online – 11/12/2025Com a chegada do fim do ano, a pressão por presentes e comemorações pode colocar em risco o orçamento de milhões de brasileiros, especialmente aqueles que já enfrentam dificuldades financeiras. O consumidor precisa ficar atento aos gastos neste período para não comprometer o orçamento, principalmente se já estiver endividado. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL ) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, nas 27 capitais do Brasil, mostra que 33% dos consumidores que pretendem presentear este ano possuem contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo.
Amigo secreto deve movimentar R$ 6,7 bilhões neste Natal e ajudar consumidores a economizarDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 11/12/2025 – Diário do ComércioTradicional nas festas de fim de ano, o amigo oculto ou secreto representa uma oportunidade para o varejo vender mais nesta época. Seja ao lado da família ou entre amigos e colegas de trabalho, a brincadeira é uma alternativa viável e financeiramente acessível para presentear no Natal. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano ou cerca de 60,1 milhões milhões de pessoas.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Sebrae Minas é homenageado por fortalecer o polo calçadista de Nova SerranaDiviNews.com – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Cassia MisaelTroféu “Promotor do Desenvolvimento Econômico” reconhece atuação da entidade na expansão, qualificação e internacionalização do setor calçadista O Sebrae Minas recebeu, na noite desta sexta-feira (5), o troféu “Promotor do Desenvolvimento Econômico”, entregue pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova). A homenagem reconhece o papel estratégico da entidade no fortalecimento do polo calçadista localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais.
Pesquisa revela otimismo dos consumidores de BH para o Natal e aponta tendências de compraDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 10/12/2025 – Leonardo Leão, Leonardo Leão RepórterLevantamento mostra que o cartão de crédito parcelado será a forma de pagamento mais utilizada no período, citado por 30,5% dos entrevistados A maioria dos belo-horizontinos (64,3%) pretende comprar presentes para o Natal deste ano. Segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo (Peic), 61,4% dos entrevistados estão otimistas com a chegada da data. Os familiares, namorados e cônjuges lideram a lista de presenteados: 89,8% dos consumidores de BH planejam comprar itens para esse grupo.
Varejo entra em 2026 entre contrastes e oportunidadesMirian Gasparin – Home – PR – Online – 10/12/2025 – Mirian GasparinEm um ano que promete expor vencedores e fracassos, 2026 desafia o varejo a transformar a Copa do Mundo em estratégia, não em aposta O varejo brasileiro atravessou 2025 com oscilação significativa entre meses de avanço e retração, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Em setembro, por exemplo, o setor registrou variação negativa de –0,3% frente ao mês anterior, após ajustes sazonais.
Inflação recua e fica perto do teto da meta, mas a batalha do BC ainda não está completaO Estado de São Paulo – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Rolf KuntzQuadro oferece motivos para o Banco Central manter o arrocho monetário neste fim de ano e, provavelmente, no primeiro trimestre de 2026 Com forte aperto do crédito , juros básicos de 15% e menor dinamismo econômico, a inflação mensal ficou em 0,18% em novembro, a menor taxa para o mês em sete anos. Em 12 meses, no entanto, a alta de preços ainda bateu em 4,46%, pouco abaixo do teto da meta (4,5%) e ainda longe do centro do alvo, fixado em 3% para períodos equivalentes a um ano.
Consumidores estão otimistas com as compras de NatalDiário do Comércio – MG – Conjuntura – MG – 12 – 11/12/2025LEONARDO LEÃO A maioria dos belo-horizontinos (64,3%) pretende comprar presentes para o Natal deste ano. Segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo (Peic) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 614% dos entrevistados estão otimistas com a chegada da data. Os familiares, namorados e cônjuges líderam alista de presenteados: 89,8% dos consumidores de BH planejam comprar itens para esse grupo.
Natal deve movimentar mais de R$ 75 bilhões em moda, calçados e móveisMercado & Consumo – Home – DF – Online – 11/12/2025 – Redação, www.facebook.comO varejo de vestuário deve alcançar 957,1 milhões de peças vendidas, crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com movimentação estimada em R$ 48,5 bilhões, aumento de 9,4%, liderando as vendas de Natal, de acordo com projeções da Inteligência de Mercado (Iemi). A categoria de calçados fica na vice-liderança e deve comercializar 123,4 milhões de pares no período de fim de ano, representando alta de 4,2%, e gerar R$ 12,6 bilhões em vendas, avanço de 9%.
Mesmo com Black Friday, Varejo Tem Queda de 1,6% em Novembro, Aponta Índice StoneForbes Brasil – Home – SP – Online – 11/12/2025 – Ana Paula Branco AlvesSegundo dados do Índice do Varejo Stone (IVS), apenas três dos oito segmentos analisados registraram crescimento no mês O varejo brasileiro teve queda de 1,6% em novembro, mostrando que nem mesmo a Black Friday foi capaz de reverter a tendência de desaceleração observada ao longo do ano, aponta o Índice do Varejo Stone (IVS), divulgado nesta quinta-feira (11).
Vendas do varejo caem em novembro mesmo com Black Friday, segundo levantamentoO Globo – Home – RJ – Online – 11/12/2025Mesmo com a Black Friday, as vendas do varejo brasileiro caíram 1,6% em novembro, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS), e 3,7% em relação ao ano anterior. Segmentos como Móveis e Eletrodomésticos tiveram leve alta, mas o cenário econômico das famílias, com alto endividamento e crédito caro, freou o consumo. Estados como Roraima e Tocantins lideraram as quedas.
Varejo – Higiene e Beleza
Abrafarma premia parceiros da indústria farmacêuticaGuia da Farmácia – HOME – SP – Online – 10/12/2025 – Guia da FarmáciaA Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) , que representa as 29 maiores bandeiras do varejo farmacêutico nacional, celebrou os resultados de 2025 em um concorrido jantar na capital paulista na noite de terça-feira (9 de dezembro). O evento ocorrido no Vibra São Paulo atraiu em torno de 800 empresários, executivos e líderes setoriais.
Varejo – Material de Construção
Construção civil reduz projeção de crescimento do setor para 1,8%Folha de S.Paulo – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Ana Paula BrancoRecuo no consumo das famílias e juros altos derrubam projeção; infraestrutura e construtoras seguram atividade Setor revê expectativas após segundo corte do ano, enquanto custo de mão de obra e risco fiscal ampliam incertezas benefício do assinante Você tem para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler. O setor da construção civil brasileiro vai começar 2026 com um ritmo mais lento de crescimento.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Brasil se destaca no avanço das viagens de luxoCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 10/12/2025 – Iolanda Loiola – Uai TurismoRelatório revela um forte crescimento do setor, mudanças nas preferências dos viajantes e a ampliação das oportunidades de investimento Um novo e detalhado relatório sobre o panorama do turismo de alto padrão em cinco importantes mercados latino-americanos — Brasil, Colômbia, Costa Rica, México e República Dominicana — revela um momento de forte expansão no setor.
Meios de pagamentos eletrônicos avançam no setor de TurismoJornal Brasilturis – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Matheus AlvesEspecialistas explicam impactos dos meios de pagamentos eletrônicos, como o VCN, e chargeback para agências de viagens e clientes O painel “Comitê de Tecnologia: Meios de pagamentos eletrônicos e Chargeback Parte l” , realizado durante a 4º Abav MeetingSP , em São Paulo (SP), reuniu Isabelle Grechi (B2B Reservas) , Thiago Mendes (Grupo Teatur) e Patricia Thomas (Omnibees) , com mediação de Juliana Assumpção ( Abav-SP ) .
Electrolux Experience 34L: o micro-ondas de embutir que redefine praticidade e design na cozinhaMix vale – Home – SP – Online – 10/12/2025 – InternetA Electrolux apresenta ao mercado um novo padrão para cozinhas modernas com o seu micro-ondas Experience de embutir, um aparelho de 34 litros na elegante cor preta. Este lançamento visa atender consumidores que buscam a combinação perfeita entre estética sofisticada e funcionalidades avançadas. O equipamento se destaca pela sua capacidade de se integrar harmoniosamente ao ambiente, oferecendo uma solução completa para quem valoriza tanto a beleza quanto a eficiência na hora de preparar refeições.
E-commerce bateu R$ 4,76 bi na Black Friday 2025Estado de Minas – Home – MG – Online – 10/12/2025 – DinoA Black Friday 2025 movimentou R$ 4,76 bi no e-commerce brasileiro, alta de 11,2% sobre 2024. Foi o melhor resultado desde 2021, consolidando o crescimento consistente do varejo digital. O tíquete médio caiu para R$ 554. Os setores que mais faturaram foram TVs, smartphones e geladeiras. As compras pelo celular ganharam força, e o cartão de crédito seguiu como principal meio de pagamento.
Samsung acelera investimentos em IA e dispositivos dobráveis para 2025 reformulando o mercado globalMix vale – Home – SP – Online – 10/12/2025 – InternetA Samsung Electronics, gigante sul-coreana da tecnologia, está direcionando seus esforços estratégicos para 2025 com um foco intensificado em inteligência artificial (IA) e na evolução de seus dispositivos dobráveis. A empresa busca consolidar sua liderança no mercado global, impulsionando a inovação e a experiência do usuário em diversas frentes. Essa abordagem estratégica visa não apenas atender às demandas crescentes dos consumidores por tecnologia avançada, mas também moldar o futuro do setor.
Mais 12 unidades do Mercadão dos ÓculosDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 11 – 11/12/2025A rede de óticas Mercadão dos Óculos tem inaugurações previstas para dezembro em diversas cidades, num total de 12 franquias, sendo duas delas em Minas Gerais, em Ibirité,na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata. Há ainda unidades previstas em Natal (RN), São Paulo , Caieiras (SP), Arcoverde (PE), Formosa do Rio Preto (BA), Marialva (PR), Indiara (GO), Cosmorama (SP), Ibirá (SP)e Augustinópolis (TO).
Mercadão dos Óculos inaugura 12 franquias em dezembro e amplia presença em MinasDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 11/12/2025 – Diário do ComércioCidades como Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata, ganharam novas unidades da marca Das 12 inaugurações previstas para este mês, duas serão em Minas Gerais, nas cidades de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata | Foto: Divulgação Mercadão dos Óculos A rede de óticas Mercadão dos Óculos tem inaugurações previstas para dezembro em diversas cidades, num total de 12 franquias, sendo duas delas em Minas Gerais, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata.
Varejo – Pets
Plenário do Cade aprova fusão Petz-Cobasi com acordo de desinvestimento em SPO Estado de São Paulo – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Flávia SaidA decisão inclui pacote de medidas para garantir a concorrência, apesar de divergências internas e críticas metodológicas BRASÍLIA — O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou há pouco a fusão entre as redes de pet shop Petz e Cobasi , condicionada à assinatura de Acordo em Controle de Concentração (ACC) que prevê medidas de desinvestimento de ativos, em essência concentrado em São Paulo.
Fusão Petz-Cobasi, aprovada no Cade, cria grupo com faturamento de R$ 7 bi e 483 lojasO Estado de São Paulo – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Camila Vech, Flávia SaidNegócio entre as empresas do setor pet foi aprovada com a condição de venda de lojas que representam 3,3% do faturamento combinado Com a aprovação da fusão Petz-Cobasi pelo plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) , o grupo terá de se desafazer de 26 lojas localizadas no Estado de São Paulo que representam 3,3% do faturamento da companhia combinada nos últimos 12 meses até o terceiro trimestre.
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi mediante venda de até 30 lojasO Tempo – Home – MG – Online – 10/12/2025 – FolhapressNos balanços de resultados do terceiro trimestre deste ano, as empresas informaram ter, juntas, 515 unidades Lucas Marchesini / Folhapress O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, com restrições, a fusão entre a Petz e a Cobasi, que cria uma das maiores empresas do mercado pet no Brasil. Para seguir em frente com a operação, as empresas precisarão vender entre 20 e 30 unidades em São Paulo, das quais a maioria está na capital paulista.
Aprovada no Cade, fusão entre Petz e Cobasi cria rede de R$ 7 bi em vendasO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B12 – 11/12/2025 – Brasília– Principal condição para aprovar união das duas maiores empresas do setor de pet shop do País foi a venda de 26 lojas; nova companhia terá 483 pontos de venda FLÁVIA SAID BRASÍLIA O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem a fusão entre as redes de petshop Petze Cobasi dici da natura de um Acordo em Controle de Concentração (ACC) que prevêa venda de um conjunto de lojas em São Paulo .
Cade aprova formação de maior rede de petshop do BrasilDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 9 – 11/12/2025 – Reuters% DEFESA ECONÔMICA aquisiçãoo da Cobasi pela Petz envolve Acordo em Controle de Concentração (ACC), que prevê desinvestimento de ativos, com a venda de 26 lojas em São Paulo São Paulo – A compra da Cobasi pela Petz, que formará a maior rede de lojas de produtos e serviços para animais de estimação do Brasil e uma das maiores da América Latina, foi aprovada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), condicionando o negócio ao cumprimento de condicionantes que indiquem venda de algumas lojas.
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi mediante a venda de até 30 lojasFolha de S. Paulo – Economia – SP – A27 – 11/12/2025 – Lucas MarchesiniDecisão cria gigante do varejo para o setor pet; empresário nega que haverá alta de preços Lucas Marchesini e Daniele Madureira BRASÍLIA E SÃO PAULO O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou com restrições a fusão entre Petz e Cobasi, que cria uma gigante do mercado pet no país. Para seguir em frente com a operação, as empresas precisarão vender entre 20 e 30 unidades em São Paulo , a maioria na capital paulista.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Abates de bovinos, suínos e frangos batem recorde no terceiro trimestreMonitor Mercantil – HOME – RJ – Online – 10/12/2025 – RedaçãoNo terceiro trimestre de 2025, foram abatidas 11,28 milhões de cabeças de bovinos, o que representou uma alta de 7,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2024 e incremento de 7,1% frente ao registrado no trimestre imediatamente anterior. O abate de 15,81 milhões de cabeças de suínos teve alta de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 4,8% na comparação com o segundo trimestre de 2025.
A inflação como luta de classes: como Marx interpreta os diversos tipos de inflação?Monitor Mercantil – HOME – RJ – Online – 10/12/2025 – Redação, www.facebook.comNão é um equívoco do capitalismo; inflação é uma de suas linguagens mais sinceras, na visão de Marx. Por Alonso Barros. Há uma tendência recorrente no debate econômico: tratar a inflação como um problema técnico, ora atribuída a erros de política monetária, ora a pressões de demanda, ora a choques externos que atingem a economia como fenômenos meteorológicos.
Preço da cesta básica cai em várias capitais; veja quanto você economizaSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 10/12/2025 – Vitória Monckes, www.facebook.com, viih.monckesOs preços da cesta básica de alimentos registraram queda em 24 capitais brasileiras em novembro de 2025 em comparação com outubro, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) . A redução é atribuída à maior safra agrícola da história do Brasil , que aumentou a oferta de produtos essenciais e refletiu diretamente nos preços praticados no varejo.
Fusão de pet-shops é aprovada pelo CadeO Tempo – BH – Economia – MG – 9 – 11/12/2025srasitiA O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições a fusão entre a Petz e a Cobasi. Para seguir em frente com a operação, as empresas precisarão vender entre 20 e 30 unidades em São Paulo , das quais a maioria estão na capital. O número exato das lojas a serem vendidas não é informado pela autoridade antitruste para não atrapalhar a operação.
Grupo Bahamas inicia obras de loja no Grand Boulevard MallDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 10 – 11/12/2025% SUPERMERCADO Inauguração da unidade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está prevista para o primeiro semestre de 2023; será a 123 operação no Estado LEONARDO LEÃO O Grupo Bahamas deu início às obras da nova loja da bandeira Empório Bahamas no Grand Boulevard Mall, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2023.
Buscar Carrefour amplia opções de ceias prontas e facilita organização do Natal dos brasileirosParanashop – HOME – PR – Online – 11/12/2025 – Editor ParanashopRede oferece cinco variações de cardápio nas rotisseries de todo o país; encomendas podem ser feitas até 48h antes da retirada Divulgação: Carrefour Para facilitar a organização da ceia de Natal, o Carrefour preparou um cardápio completo de kits prontos, com combinações de aves, carnes suínas e acompanhamentos tradicionais. As opções estão disponíveis nas rotisseries dos hipermercados e supermercados da rede em todo o país e atendem diferentes perfis de consumo, com porções que servem de duas a cinco pessoas.
Turismo
O que faz de Minas Gerais ser o destaque turístico na região SudesteEstado de Minas – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Carlos AltmanEstado mineiro brilha na publicação do Ministério do Turismo que celebra vivências sustentáveis da região
Inscrições abertas para Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval de BHHoje em Dia – Home – MG – Online – 10/12/2025 – Do Hoje em DiaA escolha da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2026 já começou. Estão abertas as inscrições para quem quer disputar os títulos de Rei Momo, Rainha e Princesa da folia. A oportunidade é voltada para moradores da capital com mais de 18 anos e paixão pelo samba. A Corte se torna porta-voz do Carnaval, com uma agenda intensa de compromissos, desfiles oficiais, visitas a instituições e participação em ações sociais que movimentam a economia e o turismo da cidade.
Salão das Artes no CCBB-BH se integra ao Natal da MineiridadeDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 11/12/2025salão das íntegra ao O Salão das Artes, uma mostra da produção artística e artesanal mineira, vai ocupar as galerias do térreo e o pátio do CCBB-BH entre hoje e 14 e os dias 18 e 21 de dezembro, sempre das 11h às 20h. A iniciativa se íntegra à Vila Mineiridade, uma das novidades do Natal da Mineiridade deste ano, no Circuito Liberdade. A mostra irá conectar o público a uma diversidade de produtos feitos artesanalmente, vaiorizando a essência cultural de Minas Gerais.
Salão das Artes no CCBB-BH movimenta economia criativa e se integra ao Natal da MineiridadeDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 11/12/2025 – Diário do ComércioMostra irá conectar o público a uma diversidade de produtos feitos artesanalmente O Salão das Artes, uma mostra da produção artística e artesanal mineira, vai ocupar as galerias do térreo e o pátio do CCBB-BH entre esta quinta-feira (11) e 14 e os dias 18 e 21 de dezembro, sempre das 11h às 20h. A iniciativa se integra à Vila Mineiridade, uma das novidades do Natal da Mineiridade deste ano, no Circuito Liberdade.