Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Minas libera mais de R$ 100 mi para quitar primeira parcela do Propag

Clipping

Estes são os principais destaques desta segunda-feira:

CDL/BH
Truck do Desejo, de BH, celebra a diversidade e a força da vidaEstado de Minas – Home – MG – Online – 18/01/2026 – Gustavo WerneckFundado em 2019, o bloco tem cerca de 200 integrantes e desfilará na terça-feira (17/2); veja datas de outros ensaios Aquecimento de carnaval turbinado, mostrando que não tem “tempo ruim” quando o assunto é folia. No domingo cinzento, chuvoso e de ruas com pouco movimento, vazias, uma galera animada subiu os tons – musicais e das cores – no ensaio do Bloco Truck do Desejo, no espaço de eventos Autêntica, no Bairro Santa Efigênia), na Região Centro-Sul de BH.
“É PRECISO ESTUDAR QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA”Estado de Minas – Política – MG – CAPA,3,4 – 19/01/2026 – Silvia PiresEm entrevista exclusiva ao EM, parlamentar diz que é preciso avaliar quem vai pagar a conta de eventual tarifa zero no transporte. E que a capital terá o melhor carnaval da sua história este ano “Alguém vai pagar essa conta. Então, é preciso estudar, de fato, quem vai pagar”, disse o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), prefeito em exercício da capital, durante todo o mês de janeiro, ao comentar o debate sobre a tarifa zero no transporte coletivo.
Uso de inteligência artificial está se tornando tendência no comércio de BH – 06h56BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews Bom Dia – MG – 19/01/2026a tecnologia ajuda a empresários a vender mas reduzir custos e oferecer um atendimento personalizado o repórter elizeu junior o uso da inteligência artificial pode ser um aliado dos empresários a ferramenta que vem se popularizando pode ajudar comerciantes no aumento das vendas na redução de custos e na melhoria da experiência do cliente entre as inovações…
Filantropia permanente gera resultados mais eficientes para a sociedade e para as empresasDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 19/01/2026 – Leonardo Leão, Leonardo Leão RepórterA colaboração das empresas pode ir desde a doação de recursos financeiros até a qualificação de gestores de OSCs e de jovens para o mercado de trabalho As empresas mineiras vêm desenvolvendo uma cultura de doações como estratégia permanente e integrada às suas políticas de compliance, por meio de iniciativas realizadas em conjunto com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Economia – Política
‘Mudança na CNH não veio para melhorar segurança no trânsito’O Estado de S. Paulo – Mobilidade – SP – A18 – 19/01/2026Mudança na CNH não veio para melhorar segurança no trânsito” Desarticulação de órgãos do poder público transmite mensagem negativa, diz especialista ENTREVISTA CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, também foi secretário de mobilidade urbana de São José dos Campos DANTE GRECCO E segurança viária no Brasil tem revelado “dados preocupantes. Números divulgados recentemente mostram que em 2024 houve 37.150 mortes no trânsito, aumento de é,5% em relação ao ano anterior.
“Tem muita sinergia entre UE e Mercosul”Correio Braziliense – Economia – DF – 7 – 19/01/2026 – Raphael PatiPresidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais considera uma “conquista muito grande” a formalização do acordo comercial, mas demonstra preocupação com aumento do peso dos impostos, mesmo com a transição da reforma tributária “Tem muita sinergia entre UE e Mercosul assinatura do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e União Europeia (UE), formalizada no sábado em Assunção, no Paraguai, marca a criação de uma das maiores zonas comerciais do planeta e é uma “conquista muito grande; de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.
Além do ouro: futuro da mineração responsável no BrasilO Tempo – BH – Opinião – MG – 13 – 19/01/2026O ano de 2025 consolidou-se como um ano crucial para a valorização do ouro, reforçando seu papel como ativo de refúgio. O ouro sempre ocupou um papel estratégico no desenvolvimento econômico do Brasil e continua sendo um importante ativo para investidores em todo o mundo. Em períodos de instabilidade e inflação, o metal precioso preserva sua relevância histórica como reserva de valor.
Avanço de facções desafia o governoCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,2 – 19/01/2026 – Vinicius DoriaO desafio do país com o avanço das facções, definido por Lula como uma “missão de Estado”, torna-se ainda mais relevante em ano eleitoral. Estudos apontam a existência de quase 90 facções que atuam de forma coordenada e desafiam as forças policiais. O combate às organizações criminosas foi estabelecido pelo presidente Lula como prioridade neste ano eleitoral.
Benefício fiscal agora tem prazo, meta e avaliaçãoFolha de S. Paulo – FolhaInvest – SP – A14 – 19/01/2026 – Eduardo CucoloNova lei é um passo importante, embora tímido, para melhorar a gestão de incentivos Eduardo Cucolo Repórter de Mercado, foi secretário de Redação em Brasília Brasil deu um passo importante, embora tímido, para melhorar a gestão dos seus benefícios tributários. Uma lei sancionada pelo presidente Lula no fim de 2025 diz que propostas de concessão, ampliação ou prorrogação desses incentivos devem estar acompanhadas de estimativa do número de beneficiários, ter prazo de vigência de até cinco anos, além de metas de desempenho e mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados.
Cabeça no ClássicoEstado de Minas – No Ataque – MG – 39 – 19/01/2026NO ATAQUE CLÁSSICO ESTADUAIS CABEÇA NO Já pensando no jogo contra o Atlético, América preserva maioria dos titulares na partida contra o Itabirito, no Castor Cifuentes, e fica no empate poria1 IZABELA BAETA Técnico do América, Alberto Valentim optou por escalar um time misto diante do Itabirito, ontem, no Castor Cifuentes, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Caminhada em Brasília pede prisão domiciliar de BolsonaroO Tempo – BH – Política – MG – 6 – 19/01/2026 – FolhapressMobilização ocorreu no dia seguinte à negativa de habeas corpus pelo Supremo E HÉDIO FERREIRA JÚNIOR Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) realizaram, ontem, uma caminhada no Eixão Sul, em Brasília, em defesa do ex-presidente e com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ato com centenas de pessoas vestidas com as cores da bandeira nacional ocorreu sem a presença dos filhos nem da ex-primeiradama Michelle Bolsonaro e foi acompanhado por forças de segurança do Distrito Federal.
CEOs globais se dizem preparados para liderar no ‘caos’, aponta estudoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B6 – 19/01/2026Mercado de trabalho Alto escalão CEOs globais se dizem preparados para líderar no caos”, aponta estudo Pesquisa conduzida por consultoria de recrutamento de alto escalão diz que metade dos CEOs brasileiros acredita que a prosperidade pode aumentar nos próximos anos JAYANNE RODRIGUES Em meio à onda de demissões em grandes empresas, aos juros altos e a outras instabilidades no mercado de trabalho mundial, executivos se sentem mais preparados para lidar com cenários delicados.
Código de conduta no STFCorreio Braziliense – Política – DF – 5 – 19/01/2026JUDICIÁRIO Em meio a denúncias de interferências, juristas defendem a criação de normas para os ministros. Desde que assumiu a presidência, o ministro Edson Fachin tem demonstrado apoio à > “LETÍCIA CORRÊA Supremo Tribunal Federal (STE) enfrenta crescente pressão da sociedade civil e de outros Poderes da República para a criação de um código de conduta que regulamente a atuação de seus ministros.
É a economia ou o carbono, estúpidoFolha de S. Paulo – Ilustrada – SP – B12 – 19/01/2026 – Marcelo LeiteO ano de 2025 foi o terceiro mais quente, após 2024 e 2023. A concentração do gás do efeito estufa CO2 subiu para 426 partes por milhão (ppm), 52% acima da era pré-industrial. O aquecimento global excedeu por três anos seguidos o limiar prudente de 1,5ºC ditado pelo Acordo
Flávio inicia pré-campanha em Israel por laços com direita mundialFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 19/01/2026 – ReutersFlávio inicia pré- campanha em Israel por laços com a direita mundial Carolina Linhares são PAULO Antes de circular pelos estados brasileiros, o senador Flávio Bolsonaro (PL-R)), pré-candidato do bolsonarismo à Presidência da República, planeja embarcar na segunda-feira (19) para seu primeiro giro neste ano eleitoral. A viagem terá como destino Israel e pode incluir também países da Europa.
FLÁVIO PREGA UNIÃO DA DIREITAEstado de Minas – Política – MG – 7 – 19/01/2026Após farpas e indiretas públicas entre lideranças da direita nos últimos dias, o senador e candidato declarado à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou um vídeo no sábado pedindo união em seu campo político. “Como a gente vai conseguir unir O Brasil se a gente não consegue unir a direita antes? Não caia em pilha errada”, disse. Na postagem, Flávio elogiou aex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas (Republicanos), e elogiou os também governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Jovens trocam partidos políticos por militância nas redes sociaisO Tempo – BH – Política – MG – CAPA,3,4 – 19/01/2026 – Pedro GrossiPerfil. Só 1% dos eleitores de 16 a 24 anos é filiado a siglas; redução foi de 56% em 10 anos Jovens deixam partidos para atuar politicamente usando as redes sociais Descrença em instituições colaborou para mudança de cenário, aponta especialista Na história do Brasil, os jovens Collor. Mas na última década, eles rer de forma digital. Segundo O Tri- 415.471 para 180.717.
Minas libera mais de R$ 100 mi para quitar primeira parcela do PropagO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 19/01/2026Duas semanas após ter a adesão ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) confirmada pelo governo federal, Minas Gerais quitou a primeira de 360 parcelas a serem pagas à União nos moldes do novo plano de renegociação. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), foi efetuado, na última semana, o depósito de R$ 102 milhões para amortização da dívida, que chega a quase R$ 180 bilhões.
Órgão criado por Messias mira de post de taróloga a defesa de GalípoloFolha de S. Paulo – Política – SP – A12 – 19/01/2026 – Geraldo AlckminCriada há três anos pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, sob protestos da oposição, a PNDD (Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia) já atuou em centenas de casos, que vão da remoção de post de uma taróloga à desinformação sobre programas e integrantes do governo.
PESQUISAS SEM FATOS NOVOSEstado de Minas – Política – MG – 2 – 19/01/2026Pesquisa eleitoral, nessa época e ante a indefinição do quadro, é um bom negócio para os institutos, mas péssimo para quem se orienta por elas. Abrimos o ano de 2026 como encerramos o de 2025: sem fato novo a ser medido. Os institutos querem fazer crer que mudanças estão acontecendo. Enquanto isso, qualquer nome que tenha um bom recall vai se dando bem. O único dado fora da curva e que chama a atenção é o baixo desempenho de Zema.
Raul Jungmann morre aos 73 anosCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,4 – 19/01/2026 – Renan CalheirosO ex-ministro Raul Jungmann morreu, ontem, aos 73 anos, vítima de câncer no pâncreas. Ele ocupou pastas na Esplanada durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. Atualmente, presidia o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O pernambucano, natural do Recife, estava internado no hospital DF Star. Raul Jungmann morreu em Brasília, aos 73 anos.
Simões tem um problema: explicar a dívida de MinasEstado de Minas – Política – MG – CAPA,2 – 19/01/2026Mateus Simões (PSD) já sabe que tem um problema. Trata-se da explicação do endividamento de Minas Gerais perante a União. Esta coluna é publicada às segundas e quintas-feiras simões tem um problema: explicar a dívida de Minas ais orientadoras do que as quantitativas, as pesquisas qualitativas apresentam dados reveladores. O núcleo de apoio à pré-candidatura a governador do vice-governador Mateus Simões (PSD) já sabe que ele tem um problema e que precisa ser trabalhado já.
TSE terá apenas um mês para regular uso de IA nas campanhas políticasO Estado de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A8 – 19/01/2026 – Pepita OrtegaEleições 2026 AB TSE terá um mês para definir novas regras de uso de IA TSE terá apenas um mês para regular uso de IA nas campanhas políticas Enquanto novas regras não são editadas, conteúdos adulterados de pré-candidatos, como o presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro, proliferam nas redes sociais LAVÍNIA KAUCZ PEPITA ORTEGA BRASÍLIA O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só terá um mês para analisar sugestões da sociedade e de plataformas digitais antes de definir as novas regras das eleições de 2023.
ZEMA PERDE CHANCE DE VICEEstado de Minas – Política – MG – 2 – 19/01/2026Romeu Zema (Novo) experimentou dois sentimentos opostos em um período de poucos meses. A primeira foi quando o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estava pré-candidato a presidente, o convidou para ser seu vice. O mineiro comemorou. Com a mudança brusca do quadro, na qual o senador Flávio Bolsonaro (PL) foi lançado pré-candidato pelo pai, Tarcísio se recolheu.
Ultradireitista lidera votação de portugueses no Brasil; ele enfrentará socialista no 2º turnoFolha de S.Paulo – Home – SP – Online – 19/01/2026 – Vinícius BarbozaAndré Ventura, o candidato de ultradireita que disputa a Presidência de Portugal, recebeu quase a metade dos votos de portugueses que vivem no Brasil no primeiro turno deste domingo (18): 49%. Fundador e presidente do partido Chega, Ventura vai disputar o segundo turno contra António José Seguro, do Partido Socialista. Por volta da 1h30 da madrugada de segunda-feira (19) em Lisboa (22h30 deste domingo em Brasília), com 99,79% das urnas apuradas, o socialista tinha 31,11% dos votos, e o ultradireitista registrava 23,52%.
Entre a lealdade a Lula e a história com o MDB: o dilema de Simone TebetEstado de Minas – Home – MG – Online – 19/01/2026 – Luciana LimaA ministra, que em 2022 apoiou Lula após um desempenho elogiado no primeiro turno da corrida presidencial, está diante de uma indefinição e de um dilema pessoal. Aderir ao plano petista de formar um palanque forte em São Paulo pode obrigá-la a abandonar o MDB e a história política herdada do pai A ministra Simone Tebet (Planejamento) sempre teve o MDB como uma casa herdada de seu pai, Ramez Tebet, político tradicional do partido que ajudou a fundar a legenda no início da década de 1980, em oposição ao regime ditatorial.
‘Não cabe inflamar’, diz Juliano sobre o plenário em ano eleitoralEstado de Minas – Home – MG – Online – 19/01/2026 – Ana MendonçaPrefeito interino de Belo Horizonte é o entrevistado do EM nesta segunda-feira (19) Faltando alguns meses para as eleições de 2026, a tribuna da Câmara Municipal de Belo Horizonte tem sido cada vez mais usada como espaço de projeção política por vereadores que já miram disputas futuras. Em entrevista ao Estado de Minas, o prefeito interino e presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), reconheceu que o plenário se tornou um ambiente de teste de discursos eleitorais, embora ressalte que a presidência mantém o cumprimento estrito do regimento.
Flávio e a falta de unidade em torno de sua candidatura ‘até na família’Estado de Minas – Home – MG – Online – 19/01/2026 – Bruna LimaApós Michelle acenar a Tarcísio, líderes do Centrão ironizam planos eleitorais de Flávio por ele não conseguir unificar nem a própria família em torno de si As demonstrações de apoio de Michelle Bolsonaro a Tarcísio de Freitas na semana passada fizeram líderes do Centrão passarem a ironizar a candidatura de Flávio Bolsonaro sob uma ótica familiar: o senador não conseguiu unificar nem o clã Bolsonaro em torno do seu nome.
Disputa pelo espólio de Eduardo Bolsonaro em SP racha PL e expõe queda de braço da famíliaO Globo – Home – RJ – Online – 19/01/2026Sem perspectiva de concorrer ao Senado, filho do ex-presidente enfrenta dificuldades internas para influenciar composição da chapa ao Senado RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: Disputa no PL por vaga de Eduardo Bolsonaro revela divisões internas A cassação de Eduardo Bolsonaro e sua ausência nos EUA gerou disputa interna no PL por sua vaga ao Senado em SP.
Ala bolsonarista vê possível vitória com Tarcísio se Bolsonaro fizer acenoUOL – HOME – SP – Online – 19/01/2026 – Letícia CasadoAliados do clã Bolsonaro passaram a defender nas últimas semanas a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Presidência da República. O governador de São Paulo, que já foi tratado como arquirrival da família, é agora citado por pessoas que antes o criticavam como o único adversário com possibilidade real de vencer Lula (PT) na urna. Ele contaria com o engajamento de Michelle Bolsonaro na campanha; a dupla articula pela prisão domiciliar para Jair Bolsonaro após ele ter sido transferido para uma cela maior.
“Tem muita sinergia entre UE e Mercosul”, afirma Flávio RoscoeCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 19/01/2026 – Raphael PatiPresidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais considera uma “conquista muito grande” a formalização do acordo comercial, mas demonstra preocupação com aumento do peso dos impostos, mesmo com a transição da reforma tributária A assinatura do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e União Europeia (UE), formalizada no sábado em Assunção, no Paraguai, marca a criação de uma das maiores zonas comerciais do planeta e é uma “conquista muito grande”, de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.
Juristas defendem criação de código de conduta para ministros do STFCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 19/01/2026 – Letícia CorrêaEm meio a denúncias de interferências, juristas defendem a criação de normas para os ministros. Desde que assumiu a presidência, o ministro Edson Fachin tem demonstrado apoio à ideia de estabelecer um conjunto de regras para a Corte O Supremo Tribunal Federal (STF) enfrenta crescente pressão da sociedade civil e de outros Poderes da República para a criação de um código de conduta que regulamente a atuação de seus ministros.
FMI eleva previsão de crescimento mundial para 2026, mas alerta para IA e riscos comerciaisEstado de Minas – Home – MG – Online – 19/01/2026 – Beiyi SeowO Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima, nesta segunda-feira (19), sua previsão de crescimento mundial para 2026, graças ao impulso dos investimentos tecnológicos, mas advertiu que o impacto da inteligência artificial (IA) e o ressurgimento de tensões comerciais poderiam provocar perturbações. Este crescimento de 3,3% significaria igualar o do ano de 2025.
Entidades Parceiras
Brasil tinha, em dezembro, 73,49 milhões de consumidores negativadosRevista Anamaco – Home – SP – Online – 19/01/2026 – Ebee TecnologiaAumentou o número de brasileiros com contas em atraso. De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o total de consumidores inadimplentes subiu 10,17% em dezembro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024 e 0,87% sobre novembro.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Fábrica dos VW Gol e Passat em Taubaté completa 50 anos em 2026Terra – HOME – SP – Online – 18/01/2026 – João Buffon / Guia do CarroA fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou nesta semana 50 anos de história. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a planta já produziu os modelos Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e Up. Atualmente são fabricados em Taubaté o Tera, Polo e Polo Track. Em dezembro de 2025, a unidade atingiu o número histórico de 8 milhões de veículos produzidos.
Carro mais vendido de 2025 pode ganhar uma versão 1.6 turbo flex em 2026Diário da Região – São José do Rio Preto – Home – SP – Online – 18/01/2026 – Fagner SantosO Hyundai Creta foi o carro mais vendido no Brasil em 2025, consolidando sua posição de destaque no mercado automotivo. Segundo dados do setor, o modelo registrou 58.560 unidades emplacadas, mantendo-se na liderança pelo terceiro ano consecutivo. Essa popularidade é atribuída à sua combinação de design, praticidade e tecnologia, fatores que o tornaram o SUV preferido dos consumidores.
Vendas de motocicletas no Brasil cresceram 17% em 2025 e bateram recordeRevista Carro – Home – SP – Online – 18/01/2026 – Revista CarroAs vendas de motocicletas novas no Brasil chegaram a 2,19 milhões de unidades emplacadas, maior volume da série histórica para o segmento é um crescimento de 17,1% sobre 2024. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias do país. Em 2024 foram 1,87 milhão de emplacamentos e agora com 2,19 milhão há um novo patamar para a indústria das duas rodas com um cenário de novas marcas desde importadores a fabricantes que se instalaram por aqui.
Agricultores europeus acreditam que Mercosul é a sua sentença de morte, mas fabricantes de automóveis pensam diferenteTerra – HOME – SP – Online – 19/01/2026 – PH Mota, Por: PH MotaIndústria automobilística europeia é um dos setores que mais se beneficiarão com acordo entre União Europeia e Mercosul De tarifas de 35% à sua inexistência, através de uma “desescalada” progressiva que avançará ao longo do tempo. Este é o novo cenário para a União Europeia e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países que compõem o Mercosul, com os quais a UE assinou um acordo que criará a maior área de livre comércio do mundo.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Feriados podem gerar perda de até R$ 500 milhões ao varejo de Campinas em 2026A Cidade On – Home – SP – Online – 18/01/2026 – Da RedaçãoO calendário de feriados nacionais de 2026 pode provocar uma perda de até R$ 500 milhões em faturamento bruto para o varejo de Campinas O calendário de feriados nacionais de 2026 pode provocar uma perda de até R$ 500 milhões em faturamento bruto para o varejo de Campinas, segundo estimativa do Sindivarejista Campinas, com base em estudo estadual da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
IPC-Fipe desacelera a 0,35% na 2ª quadrissemana de janeiro, após 0,39% na 1ª quadrissemanaISTOÉ Dinheiro – HOME – SP – Online – 19/01/2026 – Estadão Conteúdo, Estadão Conteúdo https:, istoedinheiro.com.br, estadao-conteudoPor Patricia Lara São Paulo, 19/1/2026 – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, desacelerou o ritmo de alta para 0,35% na segunda quadrissemana de janeiro, conforme dados divulgados hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado ficou abaixo da taxa de 0,39% apurada na primeira quadrissemana.
Varejo – Material de Construção
Empresas de tecnologia estão persuadindo varejistas a colocar IA em todos os lugaresFolha de S.Paulo – Home – SP – Online – 18/01/2026 – folha.uol.com.brSetor teme repetir atraso da revolução do e-commerce e investe pesado em tecnologia benefício do assinante Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler. benefício do assinante Kim Bhasin The New York Times A incursão do varejo no mundo da inteligência artificial tem sido uma verdadeira corrida desenfreada.
Desaceleração no varejo será maior que o previsto em 2025 e vai continuar pelo menos no 1º trimestre de 2026O Povo – Home – CE – Online – 18/01/2026 – Redação DC NEWS, redacao-dc-newsCom resultado positivo de outubro para novembro (+1%), as vendas no comércio varejista devem fechar 2025 com o menor resultado em três anos e o equivalente a um terço de 2024, quando a alta foi de 4,7%, a maior desde 2012. Com dados até novembro, o volume cresce 1,5% no ano, ante 4,1% em igual período de 2024 e 1,7% em 2023. Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV-ACSP), a tendência é que o crescimento do ano passado fique em torno de 1,5%, ante os 2% projetados até então.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
O eletrodoméstico que redefiniu o “jeito certo” de preparar comidaCarta Capital – HOME – SP – Online – 18/01/2026 – Toque TecA busca por uma alimentação equilibrada muitas vezes esbarra na falta de tempo ou na complexidade de manusear diversos utensílios para atingir o ponto ideal de um prato. No entanto, a evolução constante dos eletrodomésticos trouxe soluções que otimizam a rotina doméstica sem abrir mão […] A busca por uma alimentação equilibrada muitas vezes esbarra na falta de tempo ou na complexidade de manusear diversos utensílios para atingir o ponto ideal de um prato.
Mais de 330 mil minigeladeiras são recolhidas nos EUA por risco de incêndio; entendaO Globo – Home – RJ – Online – 19/01/2026
Varejo – Papelaria e Livraria
Lista de material escolar: o que é proibido exigir dos paisSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 18/01/2026 – Julia Fernandes, Eduardo Mendes, Luís Felipe Kessler, seucreditodigital.com.brO início do ano letivo de 2026 traz um desafio financeiro imediato para as famílias brasileiras: a compra do material escolar. Em um cenário de reajustes nos preços de papelaria e insumos pedagógicos, a vigilância sobre o que as instituições de ensino podem ou não exigir torna-se fundamental para equilibrar o orçamento doméstico. Amparados pela Lei Federal 12.886/2013, órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, intensificaram a fiscalização neste mês de janeiro para coibir práticas abusivas que transferem custos operacionais das instituições para os responsáveis pelos alunos.
Morre João Brenna, fundador da papelaria Tamoio em AmericanaPortal Novo Momento de Notícias – Home – SP – Online – 18/01/2026 – AdemarMorreu na manhã deste domingo (18) o empresário João Brenna, fundador da Papelaria Tamoio, referência no comércio de Americana. Ele faleceu no Hospital São Francisco. + NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP João Antonio Brenna foi por décadas líder de uma das mais importantes papelarias da cidade. A papelaria Tamoio tem mais de 30 anos e atualmente tem como diretora Débora Brenna, filha de seo João.
Volta às aulasO Globo – Economia – RJ – CAPA,11,12 – 19/01/2026VOLTA ÀS AULAS Preço do material escolar desafia os pais e abre nova guerra no e-commerce Aumento foi abaixo da inflação , mas maior do que em 2024 graças à alta no custo do papel. Clientes buscam ofertas em livrarias e sites O material escolar ficou 2,35% mais caro ao longo de 2025, um percentual inferior à inflação do período, mas superior ao aumento de 1,25% de 2024.
Volta às aulas pesa no bolso: material escolar fica mais caro e pais recorrem ao e-commerceO Globo – Home – RJ – Online – 19/01/2026Período já é considerado a nova data-chave do varejo digital, que aposta em descontos agressivos e cadastramento de livros escolares por escola RESUMO GERADO EM: Aumento no Custo de Material Escolar Leva Pais ao E-commerce em 2025 O retorno às aulas em 2025 trouxe aumento no custo do material escolar, com uma alta de 2,35%, impulsionada principalmente pelos livros didáticos.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Varejo usa IA para atrair consumidor para ponto de vendaDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 18/01/2026 – Daniele MadureiraSão Paulo – A loja de cafés com um bar luxuoso escondido no porão, onde é possível saborear bebidas exclusivas; a loja de artigos esportivos onde o cliente não só joga, como grava o nome no tênis; o supermercado em que a etiqueta de perecíveis muda de cor conforme o produto fica menos fresco e também mais barato. Estes são alguns exemplos do que o uso da inteligência artificial (IA) pode fazer para atrair o cliente ao ponto de venda.
Canetas emagrecedoras, bets e juros desafiam vendas e avanço no consumo de alimentosInfomoney – Home – SP – Online – 18/01/2026 – Agência O GloboPesquisa diz que novos hábitos podem reduzir carrinho de compras nos supermercados e frustrar expectativas do setor Após um ano em que ficou praticamente estacionado, o consumo no varejo de alimentos deve seguir moderado em 2026, mesmo no ano de Copa do Mundo e mais dinheiro na praça com a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil.
Vídeo mostra funcionários do Baratão da Carne durante pancaria em açouguePortal do Holanda – HOME – AM – Online – 18/01/2026 – Portal do HolandaManaus/AM – Um vídeo que viralizou nas redes sociais neste fim de semana registrou o momento em que dois açougueiros do supermercado Baratão da Carne protagonizam uma briga generalizada dentro do estabelecimento. A confusão ocorreu no próprio setor de carnes, diante de clientes que realizavam compras no momento. As imagens mostram os funcionários trocando socos e empurrões em meio aos balcões de atendimento.
Tendências para o setor supermercadista: um guia para os desafios e oportunidades de 20262A + Alimentos – Home – SP – Online – 18/01/2026 – adminJoão Giaccomassi, diretor de produtos para Supermercados da TOTVS Depois de um 2025 de evolução, o varejo supermercadista no Brasil encerra o ano com operações mais digitalizadas, maior integração de canais e melhor uso de dados. A inflação relativamente estável ajudou a sustentar volume, enquanto fidelidade e marcas próprias ganharam relevância.
RobopopO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B6 – 19/01/2026 – Werther Santana
Onde assistir aos novos episódios de Gigantes dos AlimentosUOL – HOME – SP – Online – 19/01/2026 – Rafael Saturnino, UOL PlayOnde assistir aos novos episódios de Gigantes dos Alimentos Gigantes dos Alimentos está de volta com episódios novinhos em folha para quem ama uma boa história de superação, tretas entre marcas e invenções que mudaram o que a gente come até hoje. A 6ª temporada da série estreou dia 1º de novembro, com novos episódios aos sábados, às 22h, ao vivo no canal History 2 e também no UOL Play.
Novas regras para supermercados afetam Carrefour, Atacadão e AssaíDiário de Pernambuco – HOME – PE – Online – 19/01/2026 – Bárbara SantosSupermercados de grande porte instalados na cidade de São Paulo podem passar por mudanças estruturais para se adequar a novas exigências relacionadas à oferta de fraldários. Redes como Assaí, Atacadão e Carrefour estão entre os estabelecimentos que podem ser impactados pela legislação municipal, que trata da obrigatoriedade desses espaços em locais com grande circulação de pessoas.
Como a Liv Up Transformou Marmitas Congeladas em uma Ambição BilionáriaForbes Brasil – Home – SP – Online – 19/01/2026 – Jasmine OlgaFundada em 2016, a foodtech almeja fechar em 2026 com uma receita de R$ 450 milhões e sonha com o primeiro bilhão CEO da Liv Up, Victor Santos Muitos negócios surgem das dores pessoais de seus fundadores. Raro é que muitos desses empresários consigam sonhar com um faturamento de centenas de milhões de reais — ou até mesmo o primeiro bilhão, como é o caso da Liv Up.
Turismo
Feijão tropeiro entra em ranking internacional e projeta a cozinha mineira no cenário globalCorreio de Minas Online – Home – MG – Online – 18/01/2026 – RedaçãoNo ranking da TasteAtlas, o prato divide espaço com outras receitas tradicionais da Itália, como parmigiana, a sopa de pedra portuguesa e o malai kofta da Índia O feijão tropeiro acaba de ganhar destaque internacional ao integrar o ranking da plataforma TasteAtlas, figurando na 5ª colocação entre os melhores pratos da categoria “pratos vegetais” do mundo.
‘TEMOS ENORME POTENCIAL PARA O CRESCIMENTO DO FUTEBOL AMERICANO’Hoje em Dia – PÁGINA 2 – MG – CAPA,2,3 – 19/01/2026
Viagem por Minas Gerais: 25 destinos para incluir nas suas fériasTerra – HOME – SP – Online – 19/01/2026 – Redação | GuiaViajarMelhor.com, Por: Redação, GuiaViajarMelhor.com, Viajar MelhorDa capital cultural às vilas serranas e aos parques naturais, uma viagem por Minas Gerais revela um território amplo e diverso – o estado reúne cidades históricas, áreas naturais preservadas e uma identidade cultural construída ao longo de séculos Uma viagem por Minas Gerais é, antes de tudo, um mergulho em um dos territórios mais diversos do turismo brasileiro.
Viagem às origens de MinasEstado de Minas – Home – MG – Online – 19/01/2026 – Gustavo WerneckPesquisador de Caeté cria roteiro cultural e turístico sobre a Guerra dos Emboabas, ocorrida no início do século 18. Será lançado na sexta-feira (23) Ainda há muito para se estudar e conhecer sobre a Guerra dos Emboabas (1707-1709), o conflito entre os paulistas descobridores das minas de ouro, estabelecidos nos arraiais que iam de Caeté a São João del-Rei, e os emboabas, grupo formado por portugueses, baianos e pernambucanos.