Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Passeios no barco turístico na lagoa da Pampulha começam este ano

Clipping

Confira as principais manchetes desta segunda:

CDL/BH
Passeios no barco turístico na lagoa da Pampulha começam este anoBlog do Jornalista Arnaldo Moreira – Home – SP – Online – 15/12/2025 – BLOG DO ARNALDO MOREIRAPasseios no barco turístico na lagoa da Pampulha começam este ano. O tour na Lagoa da Pampulha acontecerá de quinta a domingo com três partidas diárias entre 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio. O passeio terá a duração de uma hora e percorrerá trajeto que possibilitará contemplação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, idealizado por Oscar Niemeyer.
Arenas esportivas de Minas se transformam em plataformas de relação entre marcas e públicoDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 15/12/2025 – Anderson Gonçalves, Anderson Gonçalves RepórterCaso de sucesso, Mineirão mudou a cor de um setor do estádio pela primeira vez em 60 anos no acordo com o Sicoob As arenas esportivas de Minas Gerais estão deixando de ser apenas espaços para receber eventos e público. Os locais ganharam status de plataformas multimídia para se conectar, interagir e criar experiências. O recente acordo entre o Mineirão e o Sicoob para dar o nome da cooperativa a um setor do estádio ( sector rights ) comprova como as empresas têm enxergado as arenas como meios de captar novos clientes.
Virada da Liberdade espera reunir 30 mil pessoas em BHDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 15/12/2025 – Cláudia Duarte, Cláudia Duarte Editor(a)Principais informações sobre o evento foram apresentadas em evento durante a sexta-feira, 12 Evento no Circuito Liberdade já se firma como um dos mais bacanas com programação gratuita para a população | Foto: Divulgação Secult-MG A Virada da Liberdade, evento já tradicional na Capital que marcará a chegada de 2026 no Circuito Liberdade, tem expectativa de reunir este ano 30 mil pessoas.
Centros Comerciais
Polícia Militar de Minas Gerais reforça orientações de segurança para o período de comprasMinas1 – Home – MG – Online – 14/12/2025 – Por O TEMPOEstratégia da PMMG combina reforço policial, suporte ao cidadão e uso intensivo de tecnologia para reduzir riscos no ambiente físico e virtual Campanha “Fica ativo, sô!” combina reforço policial, orientações ao cidadão e uso intensivo de tecnologia para reduzir riscos durante o período de festas Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG array(31) { [“id”]=> int(176132) [“title”]=> string(96) “Polícia Militar de Minas Gerais reforça orientações de segurança para o período de compras” [“content”]=> string(7834) ” A Polícia Militar de Min as Gerais (PMMG) reforçou as ações de segurança para o período de compras de fim de ano e lançou, nos últimos dias, a Operação Natalina 2025, que seguirá até 31 de dezembro.
MP PREPARA CERCO AO MERCADO CLANDESTINO DE CELULARESEstado de Minas – Gerais – MG – CAPA,30,31 – 15/12/2025 – Mateus ParreirasMP QUER FREAR COMÉRCIO CLANDESTINO DE CELULARES Audiência pública com comerciantes, PM e Guarda Municipal vai discutir na 4? feira a implantação de medidas que inibam o mercado de smartphones roubados em BH Quem anda com o celular na mão pelas ruas de Belo Horizonte está correndo um grande risco de virar estatística. Apenas entre janeiro e março deste ano, nada menos que 5.734 aparelhos foram furtados na cidade.
Cidades
PREFEITURA ESTUDA COMPRAR 200 ÔNIBUSO Povo – Fortaleza – Opinião – CE – 22 – 14/12/2025A prefeitura de Fortaleza estuda a compra de até 200 ônibus com financiamento pelo BNDES. Sim, os ônibus seriam estatais, mas não seria a volta da extinta Companhia de Transportes Coletivos (CTC) apenas por um detalhe: os carros seriam entregues para as empresas of president da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), George Dantas, disse ao redator da Coluna, na rádio O POVO CBN, que a ideia é já para 2023.
(Re)conheça João Goma, o mineiro que “coloriu” o BrasilO Tempo – BH – Cidades – MG – 23 – 15/12/2025Pioneiro Oramo, ele agora pintao próprio nome na história grafitando o país inteiro  A poucos passos de alcançar um feito inédito em sua carreira, que é grafitar em todos os estados brasileiros – faltando a cidade de Manaus, no Amazonas -, João Goma é tão presente na paisagem de BH quanto o horizonte e as montanhas que moldam a cidade. Basta erguer os olhos para um prédio alto ou caminha r com o olhar atento pelos bairros da capital mineira para topar com o símbolo japonês estilizado e as cores de seu trabalho.
Atos pelo Brasil pressionam contra PL da Dosimetria, e criticam Hugo Motta e CongressoO Povo – Fortaleza – Política – CE – CAPA,8,9,10 – 15/12/2025FABIO LIMA EE ATOS CONTRA PL DA DOSIMETRIA Em Fortaleza, manifestantes percorreram a av. Beira Mar. A tendência na CCJ é de mudança no texto aprovado pela Câmara POLÍTICA, PÁGINAS 8 A 10 Atos pelo Brasil pressionam contra PL da Dosimetria, e criticom Hugo Motta e Congresso RESPOSTA Manifestações de ontem foram convocadas às pressas, após votação na Câmara THAYS MARIA SALES thays povo.com.br Manifestantes foram às ruas neste domingo, 14, para protestar contra o chamado PL da Dosimetria, que altera critérios de cálculo das penas e pode reduzir o tempo de prisão de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, além de réus, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.
DIA SIM, DIA NÃOHoje em Dia – Horizontes – MG – CAPA,8 – 15/12/2025Assassinatos de mulheres no Estado, de janeiro a outubro de sete para 14 no mesmo período. Para especialista em mulheres, sendo essencial reforçar ações de deste ano, chegam a 139 – quatro a mais do que em 2024. segurança pública, pena de 40 anos de prisão não prevenção ao crime e a educação de gênero no sistema Na capital, número de homicídios dobrou, passando de desencorajar homens nem garante segurança às de ensino público e privado.
DOMINGO ‘SEM CATRACA’ APROVADOEstado de Minas – Gerais – MG – CAPA,29 – 15/12/2025 – Silvia PiresOs passageiros do transporte público de BH viveram ontem um dia especial. Foi o primeiro domingo em que puderam andar nos ônibus [o B:[0)RZ0] municipais gratuitamente. A medida, adotada pela prefeitura, também valerá nos feriados. Entre os usuários, um misto de surpresa e alívio por não ter que gastar com a passagem. PÁGINA 29 Atarifazero aos domingos e feriados – vale para todas as linhas convencionais e Í suplementares gerenciadas pela – BHTrans.
Economia – Política
A punição ao devedor contumazO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B6 – 15/12/2025 – Notas & InformaçõesNOTAS E INFORMAÇÕES À punição ao devedor contumaz Projeto de lei é finalmente aprovado, depois de inexplicável tramitação de oito anos ito anos de tramitação é um prazo excessivo para qualquer matéria no Congresso Nacional, ainda mais para aquelas que não embutem mudanças constitucionais e não representam uma ampla e complexa reforma estrutural. Por isso, não há justificativa plausível para tamanha demora na aprovação do projeto que cria e tipifica a figura do devedor contumaz, conhecido desde priscas eras como sonegador de impostos, que agora fica sujeito a punições mais rigorosas.
A sessão da dosimetria aprovou…Correio Braziliense – Opinião – DF – 10 – 15/12/2025A sessão da dosimetria aprovou um projeto e a imagem de uma Câmara dos Deputados em crise. A imprensa ainda, um deputado arrancado à força, a democracia ferida. O ápice da desconfiança institucional! Paccelli M. Zahler – Sudoeste
Alckmin diz que PL da Dosimetria reforça ideia de Justiça branda com crimes de ‘colarinho branco’Folha de S. Paulo – Política – SP – A12 – 15/12/2025 – Felipe GutierrezAlckmin diz que PL da Dosimetria reforça ideia de Justiça branda com crimes de colarinho branco são PAULO O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse na noite desta sexta-feira (12) que a aprovação do PL da Dosimetria não é um bom exemplo porque passa a ideia de punições brandas para crimes de colarinho branco. “Eu acho que a gente nunca deve fazer mudanças legislativas baseadas em questões momentâneas.
Alcolumbre quer votar redução de penas neste anoO Estado de S. Paulo – Política – SP – A9 – 15/12/2025Senado Alcolumbre quer votar redução de penas neste ano O presidente do Senado, Davi Alcolusobre (União Brasil-AP), disse que o projeto sobre redução de penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados pelos ataques do 8 de Janeiro deve ser votado ainda neste ano. Mas o senador Esperidião Amin (PP-SC), relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), não deu certeza sobre esse prazo, considerado apertado, uma vez que o recesso parlamentar começa em brevê.
Ano novo, agenda novaEstado de Minas – Política – MG – 4 – 15/12/2025Aliados de Lula no Congresso vêm defendendo que o presidente vai ainda em 2025 se vai vetar ou não o PL da Dosimetria. À proposta deve ser votada no Senado na próxima semana. Lula tem quinze dias úteis para analisar o projeto. Se os senadores aprovarem o texto na próxima quarta-feira, faltarão dez dias úteis para o ano acabar, prazo que daria ao presidente até o dia 8 de janeiro para decidir.
ASSEMBLEIA ENTERRA O RRFEstado de Minas – Política – MG – 2 – 15/12/2025Nesta semana, a Assembleia Legislativa vai consolidar o enterro de luxo, de vez, do RRF, projeto adotado por Zema e pelos contadores que trouxe de fora. O Regime de Recuperação Fiscal é uma porteira aberta para a queima geral do patrimônio público. O regime exigia congelamento dos salários e de benefícios, venda de estatais, entre outras maldades ultraliberais. Durante os primeiros quatro anos, a Assembleia disse não: Nos quatro seguintes, abriu a pauta e agiu à sua maneira.
Atos contra anistia e Congresso têm menos públicoO Globo – Política – RJ – CAPA,6 – 15/12/2025 – Jeniffer GularteCapitais têm protestos contra PL da Dosimetria Contra o Congresso e o projeto que reduz pena de Bolsonaro, atos em Rio, São Paulo (foto) e quase todas as capitais reuniram milhares, mas foram menores do que os de setembro, contra a PEC da Blindagem. PÁGINA é Atos contra anistia e Congresso têm menos público Mais uma vez convocadas por artistas de peso, como Caetano Veloso, manifestações em várias capitais não contaram com a mesma adesão que as de setembro, focadas na PEC da Blindagem.
Atos contra PL da Dosimetria são menores do que os de setembroO Estado de S. Paulo – Política – SP – A13 – 15/12/2025 – BrasíliaEsquerda protestam em 21 capitais do País contra projeto que reduz penas de Bolsonaro e de outros condenados VINÍCIUS VALFRÉ BRASÍLIA HUGO HENUD SÃO PAULO Manifestantes foram às ruas, ontem, contra o projeto de lei quered p d presidente Jair Bolsonaro (PT) e de outros condenados na trama golpista do 8 de Janeiro, chamado de “PL da Dosimetria”, Promovidos pelo PT e outros partidos de esquerda, além de movimentos sociais, centrais sindicais e artIstas, os atos também atacaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o Congresso, classificado como “inimigo do povo”, mas reuniram menos público do que os realizados em 21 de setembro contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem.
Audiência com prefeitos IO Tempo – BH – Política – MG – 3 – 15/12/2025A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza hoje, às 10h, audiência pública para debater os impactos da privatização da Copasa nos contratos de concessão com mais de 600 municípios. A reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos. Audiência com prefeitos II A iniciativa acontece na semana em que o projeto de lei que autoriza a venda da empresa será analisado, em segundo turno, no Plenário.
Benção de Jair a Flávio contraria Michelle e eleva disputa internaO Globo – Política – RJ – 10 – 15/12/2025 – AgendaOS RUMOS DA DIREITA enção de Jair a lávio contrária ichelle e eleva isputa interna Após viver momento de maior ascensão política no PL, ex-primeira-dama agora diz que terá de se contentar com o Senado GABRIEL SABÓIA E LUÍSA MARZULLO pobticadoghobo com.br BRASÍLIA decisão de Jair Bolsonaro (PL) de bancar a pré-candidatura ao Planalto de um dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), produziu um rearranjo no grupo político do ex-presidente.
Brasil reduz pobreza, mas mantém desigualdadeCorreio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 15/12/2025> VANILSON OLIVEIRA Brasil registrou, entre 2023 e 2024, a maior redução da pobreza em uma década, com 8, é milhões de pessoas dica +) 4 y Es) AA PRA UR RR Rraciloirn do ( fia e Estatística (IBGE), resultado da ampliação dos programas sociais do governo federal e da recuperação do mercado de trabalho Apesar do avanço, o país segue entre os mais desiguais do mundo, com raciais da renda per capita não necessariamente se traduz em avanços plenos nas condições de vida.
Carla Zambelli renuncia a cargo de deputada, e Motta vai dar posse a suplenteFolha de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A8 – 15/12/2025Carla Zambelli renuncia na Câmara, e Motta vai dar posse a suplente <; Carla Zambelli renuncia a cargo de deputada, e Motta vai dar posse a suplente Decisão foi articulada com a cúpula da Câmara após plenário da Casa salvar mandato da parlamentar, contra determinação do Supremo Lucas Marchesini BRASÍLIA A deputada Carla Zambelli (PL-SP) comunicou à Câmara A decisão de renunciar ao cargo neste domingo (14).
CLEITINHO LIDERA PESQUISA PARA O GOVERNO DO ESTADOEstado de Minas – Política – MG – 3 – 15/12/2025Dados mostram que senador tem 25% das intenções de voto, seguido por Aécio com 7% e Kalil com 5%. Para o Senado, Carlos Viana está na frente VINÍCIUS PRATES O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) aparece na liderança na disputa pelo Palácio dos Tiradentes. Levantamento realizado pelo Instituto F5 Atualiza Dados, divulgado com exclusividade pelo Estado de Minas, aponta que o parlamentar tem 25% das intenções de voto para o governo de Minas.
Comércio e indústria têm avaliações diferentes sobre economia nacionalCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 15/12/2025Com a chegada do final do ano, o setor produtivo faz balanços de desempenho de 2025 e projeções para 2023. Enquanto setores do comércio e serviços estão otimistas, o da indústria demonstra muita preocupação. Os primeiros projetam expansão e apontam crescimento da economia. Já a indústria para o setor” segundo a Confederação Nacional reclama de desaceleração da economia, com o do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Em inauguração de sede própria, Apex anuncia 500 novos mercados internacionaisCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 15/12/2025A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza hoje a cerimônia de inauguração de sede própria, em Brasília. É esperada a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No evento, será celebrada a abertura de 500 novos mercados internacionais no período entre 2023 e 2025, sob a liderança do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e coma participação da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Empréstimos dos EUA a mineradoras antecipam acordo sobre terras rarasFolha de S. Paulo – Economia – SP – CAPA,A16 – 15/12/2025 – Pedro LovisiApesar de os governos brasileiro e americano ainda não terem fechado um acordo sobre minerais críticos, duas mineradoras com projetos avançados de terras raras do Brasil já fecharam contratos de financiamento que podem levar os Estados Unidos a ter vantagem no
Esquerda vai às ruas contra Congresso em atos menores que os de setembroFolha de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A10 – 15/12/2025 – ReutersEsquerda organiza atos em 21 capitais contra Congresso no Esquerda vai às ruas contra Congresso em atos menores que os de setembro Protestos contra o PL da Dosimetria, em ao menos 21 capitais, foram convocados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular com apoio de partidos e artistas João Pedro Pi combo, Yuri Eiras e Juliana Arreguy A Manifestantes de esquerda foram às ruas neste domingo (14) para protestar contra a aprovação na Câmara dos Deputados do PL da Dosimetria, projeto que reduz as penas dos condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Haddad confirma saída do governoCorreio Braziliense – Economia – DF – CAPA,8 – 15/12/2025 – Rosana HesselHaddad traça plano para sair do governo Embora ainda não tenha data definida, a saída gera incertezas quanto à política econômica. Mi Ministro é o post didaft, CÇ R f o de São Paulo , mas a decisão depende da conjuntura política no maior colégio eleitoral do país. PÁGINA 8 Haddad confirma saída do governo Ministro indica que pode deixar a Fazenda no início do ano, ampliando as incertezas sobre os rumos da política econômica de um eventual quarto governo Lula.
Investimento em data centers está paralisado por incerteza sobre tributos, diz entidadeFolha de S. Paulo – Economia – SP – A20 – 15/12/2025Segundo a ABDC, empresas aguardam aprovação de MP do Redata Patrícia Campos Mello sÃo PAuLO Os investimentos em data centers estão paralisados enquanto as empresas esperam pela votação da medida provisória do Reda, regime tributário especial para o setor, segundo a ABDC (Associação Brasileira de Data Center). De acordo com empresários do setor e representantes das big tech à, as incertezas jurídicas causadas pela resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que começou a exigir a certificação desses equipamentos, acrescidas da demora em aprovar o Redata, estão emperrando investimentos.
Lacunas de uma relação institucionalCorreio Braziliense – Política – DF – 4 – 15/12/2025PODER / Polêmica do impeachment contra ministros do STF expõe um problema que se arrasta há 37 anos entre o Legislativo e o Judiciário. Até hoje, há artigos da Constituição à espera de regulamentação no Congresso Lacunas de uma ação institucional Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados >  dos mais resistentes focos da tensão entre Congresso e Supremo Tribunal Federal está no que a Constituição de 1988 não esclarece.
Maioria dos analistas projeta corte da taxa básica de juros só a partir de marçoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B3 – 15/12/2025Entre 34 casas consultadas pelo Projeções Broadcast, 17 apostam em afrouxamento no terceiro mês de 2026 DANIEL TOZZI MENDES ANNA SCABELLO O discurso do Banco Central (BC) no comunicado de quarta-feira passada foi lido por boa parte do mercado como ainda bastante conservador e manteve em alta as apostas de que os cortes na taxa Selic devem começar apenas em março de 2023.
Manifestantes vão às ruas do país contra Congresso e dosimetriaO Tempo – BH – Política – MG – CAPA,6 – 15/12/2025 – FolhapressMobilização País têm atos contra projeto da Dosimetria Milhares de pessoas foram às ruas de pelo menos 15 capitais para protestar contra a proposta, em tramitação no Congresso, que reduz penas de condenados pela tentativa de golpe de Estado. 
Não serei um adversário, mas Flávio Bolsonaro não estará no palanque, diz vice de ZemaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A2 – 15/12/2025vice-governador de Minas Gerais e pré-candidato ao governo estadual, Mateus Simões (PSD), diz apoiar Flávio Bolsonaro (PLRO na campanha presidencial, mas já reservou seu palanque para o governador Romeu Zema (Novo). “Flávio Bolsonaro não terá em mim adversário jamais. Mas, obviamente, eu não vou fazer campanha para ele. Vou fazer campanha para Zema”, afirma à Coluna. Simões, candidato d d Lula (PT) ao governo de Minas, ainda indefinido a10 meses da eleição, não tem chance de chegar ao segundo turno da disputa que costuma ser definidora na corrida ao Palácio do Planalto.
Prefeitos de oito capitais ganham mais do que os governadoresFolha de S. Paulo – Economia – SP – A17 – 15/12/2025 – Ronaldo CaiadoReforma administrativa em tramitação quer limitar ganhos de gestores municipais, mas medida vaierá apenas para cidades pequenas Luany Galdeano BRASÍLIA Prefeitos de oito capitais recebem salários maiores do que os dos governadores de seus respectivos estados, com diferenças de até R$ 20,5 mil. O salário bruto dos gestores municipais chega a R$ 52 mil por mês, cifra que fura o teto constitucional (de R$ 4é.36é,19).
Privatização da Copasa ameaça fundo para obras de saneamentoO Tempo – BH – Política – MG – CAPA,3,4 – 15/12/2025 – Simon NascimentoCopasa. Projeto de privatização não prevê manutenção de fundo Prefeitos querem assegurar verbas para saneamento Atualmente, empresa repassa 4% da receita para cidades Gestores municipais alertam mento, que hoje garante repasse que a proposta de desestatização de 4% da receita líquida da emda Copasa não inclui a continuidade- presa aos municípios mineiros. de do Fundo Municipal de Sanea- Os Recursos, que desde 2019 já somam cerca de R$ 1,1 bilhão, são essenciais para a universalização dos serviços de água e esgoto no estado.
Recados na reunião ministerialCorreio Braziliense – Política – DF – 5 – 15/12/2025 – Fabio GrecchiMarcado para quarta-feira, encontro será o último para alguns membros do primeiro escalão. Eles devem disputar eleições Ricardo Stuckert/PR > VICTOR CORREIA > FABIO GRECCHI presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza, na quarta-Íeira, a última reunião ministerial do ano, na Granja do Torto. Mas, apesar do ar de informalidade, um tema será tratado com a máxima sériedade: a questão da violência contra as mulheres.
Renúncia para não vir ao BrasilCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,3 – 15/12/2025Zambelli renuncia. Agora é a vez de Ramagem e Eduardo Condenada a 10 anos de prisão em regime fechado pelo Supremo Tribunal Federal por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato. O suplente Adilson Barros (PL-SP) assumirá a vaga, seguindo convocação do presidente da Casa, Hugo Motta. A renúncia de Zambelli em nada altera os efeitos da condenação pela Supre ma Corte.
Saída calculadaO Globo – Política – RJ – CAPA,4 – 15/12/2025Carla Zambelli renuncia ao mandato, e Motta empossa suplente STF determinou cassação, mas PL e presidente da Câmara acertaram renúncia para evitar “obediência” à Corte e irritar mais a oposição. Bolsonarista Adilson Barroso assume. PÁGINA4 SAÍDA CALCULADA Zambelli renuncia ao mandato após articulação entre Motta e líderes do PL para contornar crise GABRIEL SABÓIA, JENIFFER GULARTE E BRUNA LESSA políticaBogiobo.com.br Ss” pressão após o choque entre Supremo Tribunal Federal (STE) e Câmara dos Deputados a respeito da cassação de Carla Zambelli (PLSP), o presidente da Casa, Hugo Motta (RepublicanosPB), articulou, segundo aliados, uma saída para a parlamentar, que ontem renunciou ao posto.
Salto de qualidadeO Estado de S. Paulo – Economia – SP – B2 – 15/12/2025ARTIGO Luís Eduardo Assis Economista, autor de O Poder das Ideias Erradas (Ed. Almedina), foi diretor de Política Monetária do Banco Central e professor de Economia da PUC-SP e FGV-SP. 
Sensatez deve prevalecer no PL da DosimetriaO Globo – Opinião – RJ – CAPA,2 – 15/12/2025SENSATEZ DEVE PREVALECER NO PL DA DOSIMETRIA página z Sensatez deve prevalecer no PL da Dosimetria Qualquer anistia seria inaceitável. Senadores devem fechar brechas abertas pelos deputados no texto Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que altera o cálculo de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito e, na prática, abre caminho à redução do tempo de permanência na prisão do ex-presidente Jair Bol dos demai dos por tentativa de golpe de Estado e pelos ataques do 8 de Janeiro.
Suplente de Zambelli elogia renúncia e promete mandato de continuidadeFolha de S. Paulo – Política – SP – A9 – 15/12/2025Adilson Barroso tinha comado posse em 2023 e até recentemente exercia mandato Renata Galf sÃo PAULO Após a renúncia da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) neste domingo (14), seu suplente, Adilson Barroso (PL-SP), elogiou o ato da parlamentar, afirmando que com isso o partido terá mais deputados ativos no Congresso Nacional. “Ela teve uma consciência muito boa quando resolveu pôr fim nisso tudo e renunciar ao mandato.
ZAMBELLI RENUNCIA AO CARGO DE DEPUTADAEstado de Minas – Política – MG – 7 – 15/12/2025A parlamentar condenada, cassada e foragida comunicou ontem sua decisão, dois dias após o STE ordenar que a Câmara tirasse o seu mandato A deputada Carla Zambelli (PL-SP) comunicou à Câmara a decisão de renunciar ao cargo ontem. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que dará posse ao suplente da parlamentar, Adilson Barroso (PL-SP). A decisão foi parte de uma saída negociada com a cúpula da Câmara, depois que o plenário rejeitou a cassação da parlamentar, condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
COLUNA | Ao acenar para Lula, Trump deixa a direita do Brasil sem paiTerra – HOME – SP – Online – 15/12/2025 – Diego, Por: DiegoNo momento, o sentimento predominante entre bolsonaristas é de incredulidade e até traição O cenário político vive um momento curioso. Ao acenar publicamente para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump parece iniciar um movimento de distanciamento do bolsonarismo, que por anos foi sua principal referência de afinidade política no país.
‘Essa história de rico contra pobre não cola’, diz ex-diretora do BNDESEstado de Minas – Home – MG – Online – 15/12/2025 – Antonio TemóteoA avaliação é da economista Elena Landau, em entrevista ao PlatôBR. Segundo ela, o país vive uma grande crise institucional, a economia não vai bem e caso Lula seja reeleito o risco é de recessão, inflação alta e mais juros O discurso do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para estimular atritos entre ricos e pobres “não cola”, afirmou a economista Elena Landau, diretora de privatizações do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) na gestão FHC (Fernando Henrique Cardoso), em entrevista ao PlatôBR.
Após renúncia de Zambelli, cassação de Ramagem será novo teste para Motta na CâmaraO Globo – Home – RJ – Online – 15/12/2025GERADO EM: Hugo Motta Enfrenta Desafios com Cassações de Ramagem e Bolsonaro na Câmara Após a renúncia de Carla Zambelli, o presidente da Câmara, Hugo Motta, enfrenta novo desafio com o processo de cassação de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA. A decisão de Motta pode abrir mais um embate político, enquanto a oposição e o Centrão aguardam seu posicionamento.
Benção de Jair à candidatura de Flávio contraria Michelle e amplia disputa interna no bolsonarismoO Globo – Home – RJ – Online – 15/12/2025Após viver momento de maior ascensão política no PL, ex-primeira-dama agora diz que terá de ‘se contentar com o Senado’ GERADO EM: Tensão no Bolsonarismo: Flávio e Michelle Disputam Influência Política A decisão de Jair Bolsonaro de apoiar Flávio Bolsonaro para a presidência gerou tensão interna no bolsonarismo, deslocando o poder de Michelle Bolsonaro, que se vê agora focada no Senado.
A agenda de Vorcaro: dono do Banco Master reúne contatos de ministros do STF e cúpula do Congresso, aponta documento da CPI do INSSO Globo – Home – RJ – Online – 15/12/2025GERADO EM: CPI do INSS: Dono do Banco Master tem contatos no STF e Congresso Um documento da CPI do INSS revela que Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, possui uma lista de contatos que inclui ministros do STF e membros do Congresso. A agenda de Vorcaro, obtida após quebra de sigilos, destaca figuras como Dias Toffoli e Ciro Nogueira. A investigação aponta possíveis fraudes financeiras envolvendo o banco.
2026: Entre o hexa e a esperança de um novo BrasilHoje em Dia – Home – MG – Online – 15/12/2025O ano de 2025 está chegando ao fim, e é impossível não olhar para frente. 2026 se aproxima como um dos anos mais decisivos da nossa história recente. Um ano que pode mudar os rumos do Brasil – para melhor ou para pior. Um ano em que, além da Copa do Mundo, teremos uma eleição presidencial que definirá o futuro de uma nação cansada, mas ainda cheia de fé.
A ideologia do político importa, e não bem eleO Tempo – Home – MG – Online – 15/12/2025 – José Reis ChavesHoje, não é bem a pessoa de um governo que interessa ao povo, mas sua ideologia. E o século XX foi marcado pelas políticas ideológicas das chamadas “direita” e “esquerda comunista”, hoje vencida. Tudo começou em 1917, com a violenta Revolução Comunista marxista da antiga União Soviética, que assassinou cerca de 60 milhões de pessoas. Ela pregava a luta de classes do empregado contra seu patrão e deste contra seus empregados, o que é um erro.
‘Só bolsonarismo entendeu importância das eleições para o Congresso’, diz cientista políticaTerra – HOME – SP – Online – 15/12/2025 – Rute Pina – Da BBC News Brasil em São PauloBeatriz Rey analisa tensão entre Congresso e STF e afirma que parlamento brasileiro passa por processo de desinstitucionalização. A cena de jornalistas e parlamentares agredidos na última terça-feira (9/12) na Câmara dos Deputados assustou a cientista política Beatriz Rey, doutora em Ciência Política pela Syracuse University e pesquisadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou BolsonaroCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 15/12/2025 – BBC GeralEm 2022, durante eleições no Brasil, José Antonio Kast publicou vídeo no X dizendo que ‘os brasileiros terão que escolher entre continuar no caminho do progresso ou retornar ao governo corrupto e fracassado de Lula’. Eleito presidente do Chile , o candidato de direita José Antonio Kast tem um histórico de declarações críticas ao presidente Lula e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entidades Parceiras
Pressão do endividamento influencia planos de compra no fim do anoMuvucapopular – Home – MT – Online – 12/12/2025 – RenanO final de ano pode ser um bom momento para quem está com dívidas. Antes de ir às compras, o ideal é tentar ‘limpar o nome’ ou renegociar os débitos, para que a virada de ano não gere dor de cabeça (e no bolso) já em janeiro. O alerta é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), que chama a atenção para a importância da educação financeira para um consumo consciente.
REINCIDENTE DO MEIJornal do Commercio – Recife – JC Negócios – PE – 16 – 13/12/2025 – Fernando CastilhoCerca de 340 mil microempreendedores individuais (MEI) estão recebendo avisos da Receita Federal sobre atrasos nos pagamentos de dívidas parceladas. Desses, mais de 250 mil já passaram do limite de seis parcelas vencidas. Entretanto, o comportamento parece ser o mesmo de quem faz parcelamento nos feirões do Serasa e do SPC Brasil: o contribuinte para as primeiras e depois fica inadimplente devido à falta de dinheiro.
Brasileiros têm até 12 de dezembro para quitar dívidas com desconto e começar 2026 com o nome limpoagitomax – Home – SP – Online – 14/12/2025 – AGITOMAXCampanha permite negociar pendências financeiras sob gestão da empresa e oferece acordos com até 99% de desconto com pagamento via PIX ou boleto bancário De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, 43,1% da população brasileira adulta está inadimplente. Para mudar esse cenário e contribuir com a curva de adimplência do país, a Recovery, securitizadora responsável pela gestão de mais de R$144 bilhões de dívidas de mais de 33 milhões de brasileiros, promove uma campanha até 12 de dezembro que oferece até 99% de desconto, parcelamentos em até 48x com valor mensal mínimo de R$ 50,00 e opção de pagamento via PIX ou boleto.
Bancarização globalRevista Meio & Mensagem – SP – Marketing – SP – 04,18 – 15/12/2025 – Valeria Contado18 Embate Com planos de expansão, Nubank e Revolut travam duelo pelo posto ˗˘ ˣ˥˜ˡ˖˜ˣ˔˟ Ѓˡ˧˘˖˛ ˚˟ˢ˕˔˟ 18 marketing 15 DEZ 2025 Atuando em frentes que vão desde meios de pagamentos até ofertas de crédito, as fintechs conquistaram a confiança dos consumidores, especialmente após a pandemia, quando a população se viu obrigada a digitalizar tarefas cotidianas em função do isolamento social.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Futuro polo de veículos elétricos,Nordeste precisa superar gargalos estruturaisO Povo – Home – CE – Online – 15/12/2025 – Armando de Oliveira LimaO mercado de veículos elétricos no Brasil – seja de modelos 100% ou híbridos -, que hoje soma 513.789 unidades nas ruas do País, promete ter no Nordeste o principal polo produtivo e até o consumidor em um futuro próximo. Este cenário tem em Bahia, Ceará e Pernambuco iniciativas pioneiras e, para se tornar real, precisa superar gargalos estruturais.
Crise bate à porta: Volkswagen fecha fábrica na Alemanha pela 1ª vez em 88 anos e corta 35 mil empregosNotícias Automotivas – Carros – Home – SP – Online – 15/12/2025 – Eber do CarmoA Volkswagen tomou uma decisão histórica nesta semana: pela primeira vez em seus 88 anos de existência, a montadora alemã vai encerrar a produção de veículos em uma fábrica localizada na própria Alemanha. A unidade de Dresden, que nos últimos anos vinha sendo utilizada como vitrine tecnológica e símbolo da transição elétrica da empresa, desligou sua linha de montagem nesta terça-feira.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Adeus chinelos, essa nova tendência para o verão de 2026 é muito mais confortávelEstado de Minas – Home – MG – Online – 14/12/2025 – André RangelAs sandálias com tiras de goma já são destaque no verão de 2025 e prometem se firmar ainda mais em 2026, unindo conforto, praticidade e um visual moderno para quem quer curtir a rotina urbana e os momentos de lazer sem abrir mão de bem-estar e estilo. Por que as sandálias com tiras de goma estão em alta O interesse crescente por esse tipo de sandália reflete mudanças no consumo, com busca por produtos práticos, fáceis de limpar e com materiais mais responsáveis.
A divertida e confortável tendência de calçar ‘batatas’ e mimar os pésO Estado de S. Paulo – C2 – CULTURA & COMPORTAMENTO – SP – CAPA,C8 – 15/12/2025 – The New York TimesC2 A febre dos clogs Cã O que fazer quando a moda é calçar batatas Moda Estilo A divertida e confortável tendência de calçar “batatas e mimar os pés Parecendo volumosos tubérculos, os clogs ganharam o mercado desde a pandemia, fincando raiz no catálogo das grandes marcas JACOB GALLAGHER THE NEW YORK TIMES Imagine uma batata robusta, espartana e ovóide. Suas curvas se avolumam.
Aramis lança unidade de negócios dedicada a calçados e mira R$ 300 milhões até 2030Mercado & Consumo – Home – DF – Online – 15/12/2025 – Redação, www.facebook.comNova unidade já está presente em cerca de 400 multimarcas especializadas e conta com planos agressivos de expansão A Aramis Inc. lançou sua quarta unidade de negócios, desta vez dedicada às categorias de calçados e acessórios. A nova operação nasce com a meta de alcançar um faturamento de R$ 300 milhões até 2030, tornando-se um pilar estratégico para o objetivo global de R$ 1 bilhão em receita da holding.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Indústria moveleira consolida retomada puxada por móveis planejadosO Estado CE – Home – CE – Online – 14/12/2025 – Cristiano Silva, Redação O Estado CEA indústria brasileira de móveis iniciou o ano com sinais claros de retomada. Dados recentes da Abimóvel, em parceria com o IEMI, indicam crescimento de 3,8% na produção do setor na comparação com igual período do ano passado. O resultado reforça a trajetória de recuperação da cadeia moveleira, que vem ganhando fôlego de forma gradual desde o fim da pandemia e aponta para um ano de maior estabilidade para a indústria.
Setor de serviços registra nove meses seguidos em altaBem Paraná – Home – PR – Online – 15/12/2025 – Jurandyr Schelles, Redação Bem ParanáAs atividades do setor de Serviços registraram o nono mês seguido com resultados positivos. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume aumentou 0,3% em outubro, na comparação com setembro. Já na comparação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 2,2%. No acumulado do ano a alta é de 3,7%.
Varejo – Papelaria e Livraria
Antecipar compra de material escolar 2026: análise revela melhores estratégias para economizarMix vale – Home – SP – Online – 14/12/2025 – InternetA iminência do ano letivo de 2026 já movimenta as discussões sobre a melhor época para adquirir os itens da lista de material escolar. Muitos pais e responsáveis começam a ponderar se a compra antecipada, ainda em 2025, oferece vantagens reais ou se é mais prudente aguardar as tradicionais promoções de volta às aulas. A decisão envolve uma série de fatores, desde a variação de preços até a disponibilidade de produtos específicos no mercado.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Escala 6×1: veja as diferenças entre PL e PEC e os efeitos para trabalhadores e empresasEnfoque MS – Home – MS – Online – 14/12/2025 – Redação Enfoque MSEspecialista explica como a mudança constitucional é diferente da proposta de lei e as mudanças práticas nas relações de trabalho Os debates sobre o fim da escala de trabalho 6×1 avançaram de forma significativa no Congresso Nacional nesta semana, com a aprovação da PEC 148/2015 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na quinta-feira (10).
RAINHA DA DISCÓRDIAEstado de Minas – Gerais – MG – 17,18,19,20,21 – 15/12/2025 – Celina Aquino
Como a Alta dos Preços dos Alimentos Vai Roubar a Alegria das Festas nos EUAForbes Brasil – Home – SP – Online – 15/12/2025 – Errol SchweizerSomente os custos das tarifas já são estimados em mais de US$ 1.200 por domicílio neste ano, o equivalente a cerca de R$ 6.000 Duas novas análises da Food and Water Watch e da Groundwork Collaborative mostram que as refeições de fim de ano nos Estados Unidos estão mais caras neste ano. Enquanto a administração Trump tenta convencer os eleitores de que a economia vai muito bem, os americanos ainda lidam com preços recordes e estão reduzindo os gastos com alimentos nesta temporada de festas.
Turismo
Em BH para gravação, Patrícia Poeta aproveita domingo na Feira HippieO Tempo – Home – MG – Online – 14/12/2025 – O Tempo CidadesAntes de apresentar o programa Encontro, direto de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (15), a apresentadora Patrícia Poeta dedicou o fim de semana a aproveitar as atrações da capital. No sábado, ela esteve no Mercado Central; já neste domingo (14), o passeio foi na Feira Hippie. Vestindo roupas de academia, ela tirou fotos com fãs e prestigiou as peças dos expositores.
Romeu Zema visita ParcusGallery e valoriza arte mineiraCenário Minas – Home – MG – Online – 14/12/2025 – Cenario MinasO governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou neste sábado (13/12) a ParcusGallery, a única galeria internacional de arte contemporânea instalada em todo o estado, localizada no Hotel Vila Galé Collection Ouro Preto. Acompanhado da secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botêga, o governador conheceu o novo espaço, inaugurado em 6 de dezembro de 2025, e destacou seu papel na ampliação da presença da arte contemporânea em Minas Gerais.
PATRIMÔNIOEstado de Minas – Gerais – MG – 33 – 15/12/2025Muitas atividades amanhã (16/12), das 9 até 21h, no evento “12 horas com o Patrimônio”, no Centro do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Prédio Verde do lepha-MG), na Praça da Liberdade, em BH. Exposição, debates, rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, visita guiada e sarau estão na programação. Realização do governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo elephà, e Appa- Cultura e Patrimônio.