Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Pequenos negócios movimentam a economia de Belo Horizonte

Clipping

Veja esta e outras notícias de hoje

CDL/BH
As redes sociais tem auxiliado os navegantes na hora das compras – 17h19BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews Minas 2ª Edição – MG – 17/07/2025das compras seja pela moda tecnologias ou bens materiais o que importa é estar conectado enquanto a mais pra gente al daniel abreu na hora das compras os mineiros vem consultando as redes sociais seja uma decoração do influencer predileto aquela roupa vista na série um fato é que setenta e oito por cento da população em minas considera o que vem na…
Os pequenos negócios movimentam a economia de Belo Horizonte – 17h11BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews Minas 2ª Edição – MG – 17/07/2025de belo horizonte sustentam milhares de famílias episódio de hoje da série especial o coração da cidade o comércio que moldou o belo horizonte você vai conhecer a história de quem empreende com coragem criatividade e muito esforço mesmo enfrentando burocracia informalidade a reportagem é da gabriela oliveira e na vale belo horizonte com seu esforço…
Presidente da CDL/BH critica aumento do IOF e diz que ‘ideia estapafúrdia’ pode gerar desemprego98 Live – Home – MG – Online – 17/07/2025 – Thiago CândidoO presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, reagiu com indignação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou nesta quarta-feira (16) o retorno da eficácia do decreto que aumentou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida, segundo ele, vai na contramão do que o país precisa para enfrentar os desafios econômicos e sociais atuais.
Programação do Arraial de Belô segue com quadrilhas e grandes shows neste fim de semanaPrefeitura de Belo Horizonte – Home – MG – Online – 17/07/2025A 46ª edição do Arraial de Belô retorna neste final de semana com apresentações das 16 quadrilhas do Grupo Especial. No sábado e domingo (19 e 20), o Mineirinho também será palco de grandes shows de artistas da música popular brasileira, como Fafá de Belém e Geraldo Azevedo. A programação conta ainda com aulas gratuitas de forró e os sabores da Vila Gastronômica.
Cidades
LEGENDÁRIOSEstado de Minas – Política – MG – 2 – 18/07/2025Belo Horizonte agora conta com uma data oficial para homenagear os chamados “legendários”, homens que integram um movimento voltado à “transformação pessoal” e à busca da “melhor versão” de si mesmos. A lei foi sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (17/7). A proposta é de autoria do vereador Wanderley Porto (PRD), que também faz parte do grupo.
Nome ‘Praça do Papa’ pode se tornar oficial e substituir denominação atualO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 18/07/2025O nome “Praça do Papa” pode se tornar oficial e substituir a denominação atual . 127 A Praça do Papa, como é chamada pela população de Belo Horizonte, pode ter esse nome reconhecido de forma oficial. Um projeto do vereador Uner Augusto (PL) propõe a mudança da denominação atual – Praça Governador Israel Pinheiro – para a que já é usada popularmente desde a visita do papa João Paulo II à capital mineira, em 1980.
Onfly cresce 100% e projeta faturamento bilionário em 2025Diário do Comércio – MG – Negócios – MG – 9 – 18/07/2025 – Michelle ValverdePlataforma dobrou as vendas no primeiro semestre e investe em tecnologia e nova sede em Belo Horizonte para consolidar crescimento no País e na América Latina MICHELLE VALVERDE A Onfly, plataforma de gestão de viagens corporativas, diante de um mercado promissor para a digitalização de viagens e despesas corporativas na América Latina, segue investindo no desenvolvimento de tecnologias, nas vendas e marketing para al avançar o crescimento.
TAPUMES SÃO RETIRADOS, E BERNARDO MONTEIRO É REABERTA 14 MESES APÓS OBRA DE REVITALIZAÇÃOHoje em Dia – Horizontes – MG – CAPA,16 – 18/07/2025
TRECHO DA AVENIDA DO CONTORNO, EM LOURDES, SERÁ INTERDITADO NO DOMINGO; VEJA DESVIOHoje em Dia – Horizontes – MG – 16 – 18/07/2025PBH/DIVULGAÇÃO DO HOJE EM DIA portalDhojeemdia.com.br Quem mora ou vai passar pelo bairro de Lourdes, na região Centro Sul de Belo Horizonte, deve ficar atento para mudanças no trânsito no próximo domingo (20). O trecho da avenida  entre as ruas Paulo Afonso e Joaquim Murtinho, ficará fechado no sentido Savassi. O bloqueio na via ocorrerá das às 20h.
Economia – Política
‘Nem trabalho com a hipótese de não resolver o tarifaço’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – CAPA,B8,B9 – 18/07/2025 – Giordanna Neves
A ‘república dos excluídos’ que o Brasil precisa libertarO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 18/07/2025Embora seja uma prioridade máxima erradicar a pobreza no Brasil, persistem muitas dúvidas quanto às políticas públicas mais eficazes para a conquista dessa meta. Desde a promulgação da Constituição de 1988, parte relevante do Orçamento estatal tem sido destinada, de
A tábua de salvação do IOFCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 18/07/2025O OF é mais um imposto colocado nas costas dos cidadãos brasileiros. O governo conseguiu mais essa vitória ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer valer o aumento nesse imposto, que é regulatório e não arrecadatório, como quer o Planalto. Em muitos países, esse tipo de imposto sequer existe, porque onera a produção como um todo e inibe investimentos.
Alíquotas do IOFFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A5 – 18/07/2025“Moraes vai editar decreto de Lula sobre IOF e derruba apenas a tributação de risco sacado” (Mercado, 16/7). O Supremo apenas reconheceu um poder que a Constituição expressamente atribui ao presidente no artigo 153, V, parágrafo 1º. Desagradou a galera do terraplanismo político e jurídico? Lamento, haverá outras derrotas. Sadi Medeiros Jr. (Florianópolis, SC) & Barbaridade.
Ao barrar 18 novas vagas de deputado, presidente demonstra sensatezO Globo – Opinião – RJ – 2 – 18/07/2025O Congresso não deveria derrubar o veto integral de Lula à proposta, rejeitada por ampla maioria dos brasileiros, foi oportuno o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei Complementar que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A Justificativa do Executivo é que a proposta, além de contrariar o interesse público, viola dispositivos da Constituição, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.
Câmara aprova projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambientalFolha de S. Paulo – Ambiente – SP – CAPA,A42,A43 – 18/07/2025 – Carlos LupiCâmara flexibiliza regra ambiental, e Marina afirma que lei foi decepada. A Câmara dos Deputados aprovou, por 267 a 116 votos, o projeto do governo Lula (PT) que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental. O texto prevê autorização mais rápida para obras estratégicas. Marina orientou o voto contra, mas partidos com ministério apoiaram o texto. “A lei não está sendo mudada rapidamente.”
Centrão resiste a articulação para salvar mandato de EduardoO Globo – Política – RJ – 6 – 18/07/2025Lideranças do bloco parlamentar ficaram incomodados com as investidas do deputado contra Tarcísio de Freitas LAURIBERTO POMPEU BRASÍLIA arlamentares e aliados fiéis a Jair Bolsonaro tentam articular uma solução para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não perca o mandato, mas congressistas do Centrão evitam dar suporte à costura política. Licenciado, o filho do ex-presidente se vê em uma encruzilhada com o fim do seu período de afastamento, que acaba no próximo domingo.
Com demora na aprovação do Orçamento, resultado fiscal melhoraFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A20 – 18/07/2025 – Felipe GutierrezFelipe Gutierrez sÃo PAULO O ritmo de crescimento da economia brasileira deverá desacelerar devido a uma combinação de juros altos com uma política fiscal menos expansionista, afirmou em seu relatório de acompanhamento fiscal a IFI (Instituição Fiscal Independente), um órgão vinculado ao Senado Federal. A atividade da economia brasileira ainda está acima do nível potencial, de acordo com a instituição, ou seja, provoca pressão inflacionária, mas em níveis menores do que no passado recente, segundo o relatório.
Confiança atinge menor patamar em 10 anosDiário do Comércio – MG – Economia – MG – CAPA,5 – 18/07/2025 – ReutersA queda na confiança do setor industrial mineiro é atribuída à crise gerada pela deterioração do ambiente macroeconômico  Icei chega ao menor patamar para o mês de julho em dez anos Refletindo o cenário de turbulências internas e externas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (Icei) atingiu o menor nível para julho em dez anos.
Congresso dá o troco a veto do PlanaltoCorreio Braziliense – Política – DF – 4 – 18/07/2025Falando em precatórios, especialistas acreditam que, se aprovada, parte da PEC pode ser inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para o especialista em direito tributário e finanças públicas, Ricardo Soriano, ex-procurador-geral da Fazenda Nacional (PGFN), o texto não mantém a autonomia dos Poderes e nem é justo com as dívidas do setor privado. “O tratamento deveria ser o mesmo de um lado ao outro?” disse à coluna. Onde está o problema? A PEC estabeleceu a mudança de cálculo para as dívidas públicas.
CONTRATO DE R$ 160 MILHÕES PARA OBRAS CONTRA ENCHENTESEstado de Minas – Gerais – MG – 38 – 18/07/2025 – Mariana CostaO recurso será usado para concluir o reservatório Vilarinho II, com capacidade de armazenar mais de 100 milhões de litros de água e refazer a barragem Lagoa do Nado, que se rompeu em 2024 EDÉSIO FERREIRA /EM / D. A PRESS – 3/12/24 ge SOR 2 – MARIANA COSTA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assinou contrato de empréstimo com a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (17/07), o valor de R$ 159 milhões, para concluir obras de drenagem nos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro, em Venda Nova.
Damião sanciona lei, e calendário de BH passa a ter o Dia dos LegendáriosO Tempo – BH – A.Parte – MG – CAPA,2 – 18/07/2025Damião sanciona lei e institui Dia dos Legendários Data para homenagear homens que integram movimento voltado à “transformação pessoal” e à busca pela “melhor versão” será celebrada já neste ano. 2 Damião sanciona lei, e calendário de BH passa a ter o Dia dos Legendários Belo Horizonte oficialmente ganhou uma data, 23 de julho , para homenagear os chamados “legendários” – homens que integram um movimento voltado à “transformação pessoal” e à busca pela “melhor versão” de si mesmos.
Despreparo e oportunismoO Globo – Economia – RJ – 16 – 18/07/2025A com o choque de realidade a que foi submetido, o país se deu conta, afinal, de que não havia mesmo como ficar ao largo da ruptura de escala global que o governo Trump vem promovenão, ao abandonar o sistema de relações internacionais baseado em regras e impor, a torto e a direito, barreiras tarifárias descomunais fadadas a redundar em alarmante desarticulação do comércio mundial.
DIA DOS LEGENDÁRIOS ENTRA PARA O CALENDÁRIO DE BHEstado de Minas – Gerais – MG – 39 – 18/07/2025Já publicada no “DOM”, lei institui homenagem anual, em 23 de julho , ao MELISSA SOUZA Já está em vigor a lei que institui o Dia Municipal dos Legendários no calendário de Belo Horizonte. Segundo a lei, sancionada na quarta-feira pelo prefeito Álvaro Damião (União) e publicada na edição de ontem do “Diário Oficial do Município” (DOM), a data comemorativa será o 23 de julho .
Dino intima AGU e CâmaraCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,5 – 18/07/2025Dino cobra a bancada do DF por emendas Ministro do STE pede explicação dos repasses de R$ 53,3 milhões, feitos por cinco parlamentares, à Associação Moriá. Somente Fred Linhares (Republicanos-DF) indicou R$ 27 milhões. PÁGINA 5 Dino íntima AGU e Câmara Ministro do STF cobra explicações sobre repasse a entidade do DF. Somente o deputado Fred Linhares liberou R$ 27 milhões > VANILSON OLIVEIRA ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, ontem, a intimação da Advocacia“Geral da União (AGU), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para que expliquem oficialmente o repasse de R$ 53,3 milhões da bancada do Distrito Federal à Associação Moriá, entidade suspeita de irregularidades na aplicação de recursos públicos.
Edinho defende candidatura de Haddad em SP e cobra fim do fogo amigo no governoFolha de S. Paulo – Política – SP – A10 – 18/07/2025 – Edinho SilvaPróximo líder nacional do PT diz que Lula precisará de palanque forte no estado e que nenhum quadro pode se abster de missão partidária Catia Seabra Eleito presidente nacional do PT, o ex-prefeito Edinho Silva defende o lançamento da candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas eleições de 2026 em São Paulo , seja para o Palácio dos Bandeirantes ou para o Senado.
ESCALADARevista Veja – SP – *** – SP – 225 a 228 – 18/07/2025 – José CasadoJOSÉ CASADO ESCALADA HAVIA TENSÃO no governo e nas empresas com a guerra comercial global. Agora, predomina perplexidade com a perspectiva de destruição de riqueza. O acúmulo de contêineres sem destino nos portos nacionais permite um vislumbre das consequências de uma ofensiva mercantilista e perversa que, em duas semanas, pode levar ao colapso um fluxo de 100 bilhões de dólares anuais no comércio entre o Brasil e os Estados Unidos.
Governo deve vetar financiamento de dívidas ruraisO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B11 – 18/07/2025O governo deve vetar o projeto que prevê uso do Fundo Social para financiar pagamento de dívidas rurais, criando uma linha de R$ 30 bilhões para produtores atingidos por eventos climáticos, caso seja aprovado no Senado da forma como está. A informação é do líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ). Se os senadores fizerem mudanças, o texto deve retornar para a Câmara.
Hasta la vistaFolha de S. Paulo – Política – SP – A6 – 18/07/2025O veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531 praticamente jogou uma pá de cai na mudança, na avaliação de parlamentares ouvidos pela coluna. Até mesmo na Câmara a expectativa, hoje, é de que a decisão do petista não seja nem sequer apreciada em sessão do Congresso. Nos bastidores, há uma leitura de que o foco do Parlamento já está nas eleições do ano que vem e que defender uma pauta impopular como essa poderia custar votos.
Janones desiste de recorrer de suspensão do mandato após Câmara ameaçar elevar punição ao deputadoFolha de S. Paulo – Política – SP – A9 – 18/07/2025 – Ranier BragonRanier Bragon BrasíLIA O deputado federal André Janones (Avante-MG) não apresentou nesta quarta-feira (16) recurso contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que decidiu suspender por três meses o seu mandato devido à confusão em que ele se envolveu durante discurso de Nikolas Ferreira (PL-MG). Apósa decisão do conselho, tomada nesta terça-feira (15), Janones disse que recorreria ao plenário da Casa, mas teria que fazer isso, pela regra, até esta quarta.
JOGO TRUNCADORevista Veja – SP – Brasil – SP – 110 a 114 – 18/07/2025 – Da RedaçãoELEIÇÕES JOGO TRUNCADO Rodrigo Pacheco se movimenta para ser o nome de Lula ao governo de Minas Gerais, mas pode ter que deixar o PSD, que flerta com a hipótese de apoiar o candidato de Zema PEDRO JORDÃO AFINADOS O presidente e o senador, em Mariana: “Futuro D governador, futuro governador”, repetiu o petista no evento 115 HÁ POUCO MAIS de um mês, em evento em Mariana, região central de Minas Gerais, para anunciar o acordo de reparação pelo rompimento da barragem do Fundão em 2015, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado ao se dirigir ao senador e ex-presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD): “Futuro governador, futuro governador”, disse duas vezes para enfatizar a mensagem.
LULA CRITICA “CHANTAGEM INACEITÁVEL” DE TRUMPEstado de Minas – Política – MG – CAPA,8,9 – 18/07/2025 – AFPTARIFAÇO DE TRUMP LULA SOBE TOM CONTRA EUA: “CHANTAGEM INACEITÁVEL” EM REDE NACIONAL, PRESIDENTE TAMBÉM ACUSA “TRAIDORES DA PÁTRIA” E ANUNCIA DEFESA DO PIX Em pronunciamento em rede nacional na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o com da reação contra o presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou sobretaxa de 50% para exportações nacionais e investigações até sobre práticas internas brasileiras, como o Pix.
Lula e Congresso encerram semestre em conflito e com contas a acertar após recessoFolha de S. Paulo – Política – SP – CAPA,A6 – 18/07/2025 – Victoria AzevedoGestão petista e Congresso fecham semestre em conflito Decisão sobre o IOF favorável ao governo, veto de Lula (PT) a aumento do número de deputados e pauta-bomba marcaram o último dia de trabalho na Câmara e no Senado. Petista terá de desatar nós na volta do recesso, em agosto. Política A6 Lula e Congresso encerram semestre em conflito e com contas a acertar após recesso Presidente reagiu a derrotas, tornou decisões que desagradaram os parlamentares e terá nós a desatar no Legislativo a partir de agosto BRASÍLIA E SÃO PAULO O presidente Lula (PT) e o Congresso Nacional encerraram o semestre em conflito e com contas a acertar a partir de agosto, quando deputados e senadores voltam do recesso.
Lula lidera todos os cenários para 2026, mas empata com Tarcísio, diz QuaestFolha de S. Paulo – Política – SP – A7 – 18/07/2025 – Ronaldo CaiadoLula lidera todos os cenários para 2023, mas empata com Tarcísio, diz Quaest Pesquisa após tarifaço mostra que presidente se descolou de possíveis adversários a direita, como Michelle Bolsonaro e Ratinho Junior sÃo PAULO Pesquisa Genial /Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) mostra que, em simulações de segundo turno da eleição de 2023, o presidente Lula (PT) lidera diante de todos os concorrentes e mantêm um empate técnico somente com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 41% a 37% a favor do petista.
Lula precisa vetar trechos do PL do LicenciamentoO Globo – Opinião – RJ – CAPA,2 – 18/07/2025LULA PRECISA VETAR TRECHOS DO PL DO LICENCIAMENTO página Lula precisa vetar trechos do PL do Licenciamento Projeto aprovado na Câmara agrava devastação ambiental. O possível agora é tentar conter os danos presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa vetar os artigos mais descabidos do Projeto de Lei (PL) que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental, aprodilho na madrugada desta quinta- a Apelidado “PL da Devastação” pelos ambientalIstas, o texto aprovado contribui para ampliar a degradação ambiental no Brasil.
METADE DA BANCADA MINEIRA APOIOU “PL DA DEVASTAÇÃO”Estado de Minas – Política – MG – CAPA,4,5 – 18/07/2025 – Alessandra Mello4. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: “PL DA DEVASTAÇÃO”: COMO VOTARAM OS DEPUTADOS DE MG. Vinte e seis dos 53 deputados federais mineiros votaram favoravelmente, na madrugada de ontem, ao Projeto de Lei 2159/21, batizado pelos críticos como “PL da Devastação”. Aprovado pelo placar de 267 a 116, a quatro meses da COP30, conferência de clima da ONU que será realizada no Brasil, o texto gera polêmica ao flexibilizar regras de licenciamento ambiental e retirar poder de órgãos de fiscalização.
Modo campanhaO Globo – Política – RJ – 4 – 18/07/2025 – Jeniffer GularteMODO CAMPANHA Estimulado por tarifaço e pesquisas, Lula se opõe ao Congresso, critica clã Bolsonaro e projeta 2026 JENIFFER GULARTE, LUÍSA MARZULLO, LAURIBERTO POMPEU E VICTORIA ABEL pofticaDagiabo.com.br BRASÍLIA E QOLÂNIA Esónuiado pelos sinais de reflexo positivo na popularidade diante do embate com Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acelerou a guinada eleitoral que já vinha sendo atônica de seus discursos há semanas, O petista também pegou carona na rejeição popular ao aumento no número de deputados para se contrapor ao Congresso, e voltou com o ex presidente Jair Bolsonaro.
MORAES RESTABELECE AUMENTO DO IOF SOB APLAUSOS E VAIASEstado de Minas – Política – MG – 6 – 18/07/2025 – BrasíliaApós falta de acordo entre Planalto e Congresso, ministro mantém decreto de Lula, exceto para operações de “risco sacado”, com apoio de governistas e crítica da oposição Brasília – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), restabeleceu, na noite de quarta-feira, parcialmente a validade do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que elevou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
NA CALADA DA NOITEHoje em Dia – Primeiro Plano – MG – 9 – 18/07/2025A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de ontem o projeto de lei que estabelece novas regras de licenciamento ambiental. Enviado para sanção presidencial, o projeto prevê a criação de novos tipos de licenças; diminui prazos de análises; e simplifica adesões.
Nova regra para precatórios pode liberar R$ 12,4 bilhõesO Globo – Economia – RJ – 17 – 18/07/2025Mudanças contábeis decididas pelo Congresso abriram espaço para um aumento de gastos THAÍS BARCELLOS thais.barcelosEtbsb.aglobo com.br BE. As mudanças na contabilidade dos precatórios elaboradas pelo Congresso podem abrir espaço para uma alta de gastos de até R$ 12.4 bilhões em 2023, ano eleitoral. A avaliação é de analistas consultados pelo GLOBO e de técnicos da equipe econômica, ouvidos sob condição de anonimato.
Novo licenciamento reduz atuação de Estados e deve ter judicializaçãoO Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – CAPA,A14,A15 – 18/07/2025 – Murilo Rodrigues AlvesA Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental e vai agora para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Defensores do texto apontam morosidade e excesso de exigência no modelo atual. Já os críticos veem riscos ao ambiente.
O presente de TrumpRevista Veja – SP – Especial – SP – Capa,53 a 68 – 18/07/2025 – Felipe ErlichAfeito a avanços e recuos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou o cerco ao Brasil. Depois de anunciar um tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros, previsto para entrar em vigor em agosto, ele determinou a abertura de uma investigação comercial que pode agravar as sanções aplicadas ao país.
Parlamento devastadorO Globo – Opinião – RJ – CAPA,3 – 18/07/2025 – AgendaFLÁVIA OLIVEIRA, O GLOBO, 30 de agosto de 2023, São Paulo. O Parlamento está desconectado da agenda atual mais urgente. O cenário é devastador. Em cartaz no MASP, em São Paulo, até o fim de agosto, a exposição “A Ecologia de Monet” apresenta uma reflexão sobre a natureza. Hoje, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugura a mostra “Claudia Andujar e seu universo – Sustentabilidade, ciência e espiritualidade”, com curadoria de Paulo Herkenhoff. São duas coletâneas que, cada uma a seu jeito, trazem a preservação da natureza para o mundo das artes, no ano em que o Brasil receberá a COP30, conferência do clima da ONU.
PBH garante empréstimo de R$ 159 milhões junto à CaixaDiário do Comércio – MG – Economia – MG – CAPA,6 – 18/07/2025O prefeito Álvaro Damião assinou contrato de empréstimo de R$ 159 milhões para obras de macrodrenagem de córregos FOTO: DIÁRIO DO COMÉRCIO MARCO AURÉLIO NEVES PBH vai reconstruir a Lagoa do Nado com recursos da Caixa Um contrato de empréstimo de R$ 159 milhões para realizar obras de macrodrenagem nos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro, em Venda Nova e na região Norte da capital mineira, foi assinado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e pela Caixa Econômica Federal (CEF).
PF mira família de deputado do centrão em operação sobre suspeita de desvio de emendasFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 18/07/2025Irmão de Elmar Nascimento e primo são alvos de buscas; corporação investiga suposta fraude em contratos firmados com a Codevasf Constança Rezende BRASÍLIA A Polícia Federal, a CGU (Controladoria-Geral da União) e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, sob desvios de emendas parlamentares, que mira a família do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
PL agrada setor produtivo e causa preocupação a ambientalistasDiário do Comércio – MG – Política – MG – CAPA,7 – 18/07/2025Para a Associação Brasil pelos deputados representa um retrocesso FOTO: FERNANDO FRAZÃO AGÊNCIA BRASIL Nova legislação de licença ambiental provoca polêmica À aprovação da Lei Geral de Licenciamento Ambiental pela Câmara dos Deputados gerou polêmica, A Fiemg avalia que o Projeto de Lei 2.159/2021 representa um avanço em direção a um modelo mais eficiente, seguro e ágil de licenciamento ambiental, fundamental para destravar obras e impulsionar o desenvolvimento sustentável do País.
PL da Devastação: o retrocesso inaceitável para o futuro do BrasilCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 18/07/2025Clarissa Presotti, especialista em políticas públicas do WWF-Brasil, e Ana Carolina Crisostomo, especialista em conservação do WWF-Brasil, informam que o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 2.159/202, conhecido como o PL da Devastação. Este texto desmantela o sistema de licenciamento ambiental do país. Essa decisão ameaça a rica biodiversidade brasileira e pilares fundamentais para o desenvolvimento e a segurança nacional, como a estabilidade energética, hídrica e alimentar, além da competitividade de nossas commodities agropecuárias.
PL que facilita licença ambiental isola MarinaCorreio Braziliense – Política – DF – CAPA,2,3,4 – 18/07/2025 – Fabio GrecchiProjeto ambiental divide o Brasil a quatro meses da COP30. Aprovado pela Câmara dos Deputados com uma votação expressiva – 267 a favor e 116 contra – mas em uma sessão tumultuada e sob fortes críticas, o Projeto de Lei 2.159/2021, que muda regras e flexibiliza o licenciamento ambiental, está nas mãos do presidente Lula para sanção. A polêmica, no entanto, deve crescer nos próximos dias.
PRESSÃO À DIREITARevista Veja – SP – Especial – SP – 69 a 80 – 18/07/2025 – Bruno CaniatoPolêmica com tarifaço de Trump impõe teste de fogo a Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e outros cotados para enfrentar Lula BRUNO CANIATO, HEITOR MAZZOCO E LAÍSA DALLAGNOL TENSÃO O governador paulista: tentativa de se equilibrar d entre acenar para o padrinho político e defender o estado DONALD TRUMP mal havia começado sua guerra com o Brasil, no dia 7 de julho, ao postar “Deixem Bolsonaro em paz!” e já recebeu um endosso entusiasmado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Projeto que gera mais recursos segue para sanção presidencialCorreio Braziliense – ESPORTES – DF – 20 – 18/07/2025Representantes de organizações comemoram a vitória no Senado Projeto que gera mais recursos segue para sanção presidencial Projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte e aumenta o limite de dedução no Imposto de Renda em doações ou patrocínios para o setor foi aprovado pelo Senado, por unanimidade (74 votos). O texto havia passado por análise da Câmara e, agora, passará pela sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para vigorar.
PT E PL SEM CANDIDATOS AO GOVERNO DE MINAS?Hoje em Dia – Primeiro Plano – MG – 10 – 18/07/2025As definições do tabuleiro eleitoral em Minas não serão gestadas por aqui. Virão de Brasília FÁBIO CALDEIRA FABIO SILVA HOJEEMDIA. COM. BR As eleições para governador do Estado em 2026 podem ter um fato interessante. As fortes possibilidades dos dois maiores partidos do país não terem nomes na cabeça de chapa. O PLtem a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 95 parlamentares, seguido pelo PT, com 68 deputados federais.
Redução de taxas devolve equilíbrio tributário a MinasDiário do Comércio – MG – Legislação – MG – CAPA,13 – 18/07/2025Redução nas taxas cartoriais estimula setor imobiliário <íc : Redução de taxas devolve equilíbrio tributário a Minas % CARTÓRIOS Nova legislação aprovada na ALMG corrige distorções, diminui custos para escrituras, o que deve favorecer o ambiente de negócios e ampliar o acesso à moradia no Estado MARCO AURÉLIO NEVES A redução das taxas cartoriais para registro de imóveis, a partir do primeiro dia de agosto, trouxe equilíbrio tributário e tem potencial para estimular investimentos em novos empreendimentos, segundo os setores industrial, imobiliário e registral do Estado.
Retaliar os EUA só vai estressar as relações, os dois lados precisam cederFolha de S. Paulo – Mercado – SP – CAPA,A16 – 18/07/2025 – Adriano Vizonientrevista FRANCISCO GOMES NETO CEO da Embraer Negociação com EUA é a melhor solução Executivo rejeita ideia de retaliação ao tarifaço de Donald Trump e prevê concessões. “Não dá para resolver tudo, mas dá para fazer o movimento dos dois lados” Mercado Al6 Retaliar os EUA só vai estressar as relações, os dois lados precisam ceder Presidente da Embraer, que ganha 60% de sua receita no mercado americano, vê risco de mais tensão e cita uma proposta que prevê concessões dos dois lados, feita por empresários a Geraldo Alckmin, como possível saída x xx CLEVEL ENTREVISTA Adriana Fernandes, Bruno Boghossian e Fábio Pupo BrasíLIA O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, diz rejeitar a ideia de uma possível retaliação do governo brasileiro como resposta às tarifas anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump.
Se 513 atrapalham…O Globo – Rio – RJ – 26 – 18/07/2025Se 513 atrapalham. Cresci e envelheci ouvindo que os políticos eram eleitos para defender os nossos interesses e a vontade popular. Nada mais falso. A Câmara e o Senado aprovaram o texto aumentando o número de deputados federais, de 513 para 531, na contramão do que deseja 85% dos brasileiros (pesquisa Genial/Quaest). Isso demonstra que a maioria dos políticos não está nem aí para a vontade dos seus eleitores.
Suplicy defende renda mínima no combate à misériaO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 18/07/2025HE HERMANO CHIODI O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) participou, ontem, em Belo Horizonte, do Fórum Técnico Minas sem Miséria, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento marca o início dos debates para definir como serão utilizados os cerca de R$ 1 bilhão do Fundo de Erradicação da Miséria, reservados para aplicação no Plano Mineiro de Combate à Miséria.
Tarifas são “chantagem inaceitável”, diz LulaCorreio Braziliense – Economia – DF – CAPA,7,8 – 18/07/2025Na TV, Lula fala em “traidores da pátria Numa maratona em reação às sanções tarifárias e às críticas feitas ao país por Donald Trump, o presidente brasileiro deu entrevista à TV dos EUA, falou no Congresso da UNE (foto) e, à noite, fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV. Lula afirmou que a taxa de 50% é “chantagem inaceitável” e que sempre estave aberto ao diálogo.
TAXAS, TAXAS E MAIS TAXASRevista Veja – SP – Economia – SP – 124 a 141 – 18/07/2025 – Maílson da NóbregaApesar da carga tributária recorde, o governo insiste no aumento do IOF, respaldado agora por uma decisão favorável do STF. Enquanto isso, o corte de gastos continua fora da pauta MÁRCIO JULIBONI E JULIANA ELIAS VITÓRIA Fernando Haddad: Supremo “formou sobriamente seu juízo” pós uma sucessão de embates entre os poderes da República — foram dois decretos presidenciais (o 12 466, editado em maio, e o 12499, publicado em junho, substituindo o anterior), um decreto legislativo que os derrubou, três ações judiciais, uma liminar suspendendo os efeitos das medidas e uma frustrada audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo —, a novela do aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) ganhou um novo capítulo na quarta-feira 16.
Trump é a maior ameaça ao dólar, não o BricsFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A18 – 18/07/2025Além de gerar inflação , tarifaço deverá reduzir potencial de crescimento dos EUA Bráulio Borges Mestre em teoria econômica pela FEA-USP é economista-sênior da LCA Consultores e pesquisador-associado do FGV IBREdólar americano registrou, ao longo do primeiro semestre deste ano, uma desvalorização de 10% diante de uma cesta de outras moedas fortes, como euro e iene.
VENDA DE CEMIG E COPASA ENTRE AS PRIORIDADES DO 2º SEMESTREEstado de Minas – Política – MG – 3 – 18/07/2025 – Jair AmaralGoverno pretende focar discussões também na Empresa Mineira de Cultura (EMC) e na Minas Gerais Participações (MG1l) em debates na Assembleia Legislativa sobre o Propag BERNARDO ESTILLAC O governo de Minas Gerais estabeleceu metas prioritárias para a discussão do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) na Assembleia Legislativa (ALMG) para o segundo semestre.
Virtude da comunicação não salvará o presidenteFolha de S. Paulo – Mundo – SP – A37 – 18/07/2025 – Sylvia ColomboCom aprovação em queda, republicano transforma os EUA num país disfuncional Laura Greenhalgh Jornalista, atuou nas revistas Veja e Época, foi editora-executiva de O Estado de S. Paulo e é sócia-fundadora da Palavra Escrita Editorial D eve-se atribuir uma virtude a Donald Trump: é um comunicador incansável. Tem permanecido nas manchetes do mundo como assunto único ao longo de semanas.
Justiça limita repasse da Prefeitura de BH para a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+O Tempo – Home – MG – Online – 18/07/2025Uma decisão liminar da Justiça de Minas Gerais limitou a R$ 100 mil o valor que a Prefeitura de Belo Horizonte pode repassar para a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, marcada para o próximo domingo (20/7). Inicialmente, o contrato firmado entre o município e o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG), organizador do evento, previa o apoio de R$ 450 mil.
Trump insiste em que Brasil ‘mude de rumo’ e ‘deixe de atacar’ BolsonaroUOL – HOME – SP – Online – 18/07/2025O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu nesta quinta-feira (17) em que o governo brasileiro de Luiz Inácio Lula da Silva “mude de rumo” e “deixe de atacar” seu antecessor, Jair Bolsonaro, no último embate de uma crise que não arrefece. Trump mantém uma espécie de enfrentamento epistolar com Lula para se solidarizar com o ex-presidente Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado para se manter no poder quando perdeu as eleições.
Trump fez um Pix para LulaUOL – HOME – SP – Online – 18/07/2025 – Josette GoulartFiquei três dias fora e tive que voltar correndo, BRASEW. Foi um tal de Congresso passar boiada no meio da madrugada com o projeto da devastação. Foi um tal de Donald J. Trump (J de João) ameaçar o Pix, a 25 de março, e até reclamar de desmatamento ilegal no Brasil (juroooooo). Foi um tal de Lula em rede nacional de televisão acusando “alguns políticos” de traidores da pátria (por se mancomunam com o Trump) e um tal de “o Pix é nosso”, que a Taxa teve que tirar os pepininhos dos olhos para tentar pegar algo nesse barata-voa sem tamanho.
Aliados de Motta e Alcolumbre calibram reação a veto de Lula sobre aumento de deputados, mas admitem dificuldade de reverter medidaO Globo – Home – RJ – Online – 18/07/2025 – Lauriberto Pompeu, Victoria AbelVotação apertada na aprovação e rejeição popular ao crescimento do número de cadeiras abrem caminho para manutenção da decisão presidencial, na visão de parlamentares RESUMO Mesmo com uma parcela de insatisfação no Congresso diante do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao aumento do número de deputados, líderes da Câmara e do Senado próximos aos chefes das Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), avaliam que a tendência é a manutenção da decisão do Executivo, já que o crescimento no número de cadeiras gera divisão mesmo no Parlamento.
Ambientalistas pressionam pelo veto de Lula ao PL do licenciamentoCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 18/07/2025 – Alícia BernardesOrganizações ligadas à sustentabilidade consideram retrocesso projeto de lei que flexibiliza as normas ambientais. Eles apontam graves riscos para os biomas brasileiros e criticam os novos processos para obtenção de licenças x O texto aguarda sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – (crédito: Reprodução/X/@amanpour) Aprovado na madrugada de quinta-feira (17/7) pela Câmara dos Deputados , o PL 2159/21, que estabelece a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, gerou forte reação de especialistas, ambientalistas e juristas.
A carta de Trump ao Brasil foi escrita também por mãos do Vale do SilícioO Globo – Home – RJ – Online – 18/07/2025 – David NemerUm aspecto crucial passou quase despercebido no texto: o papel das Big Techs nesse jogo geopolítico. O pano de fundo é a crescente afirmação da soberania digital brasileira RESUMO Quando Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos a partir de agosto de 2025, a reação imediata foi política.
Pix é melhor que métodos de pagamento americanos e por isso virou alvo, diz ex-presidente do Banco CentralTerra – HOME – SP – Online – 18/07/2025 – Julia BraunPara Henrique Meirelles, o governo brasileiro deve negociar a revisão da taxa de 50% anunciada por Donald Trump – e, se for preciso, abrir mão de algumas das tarifas que tem em vigor contra os EUA. Julia Braun – Da BBC Brasil em Londres Ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles vê a inclusão do Pix na lista de pontos que serão investigados pelo governo dos Estados Unidos como uma resposta à eficiência do mecanismo de pagamento brasileiro.
PT e PL sem candidatos ao governo de Minas?Hoje em Dia – Home – MG – Online – 18/07/2025Publicidade As eleições para governador do Estado em 2026 podem ter um fato interessante. Fortes possibilidades dos dois maiores partidos do país não terem nomes na cabeça de chapa. O PL tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 95 parlamentares, seguido pelo PT, com 68 deputados federais. E, por suposto, quanto ao fundo partidário, os dois partidos ocupam os primeiros lugares.
Em carta, Trump diz que julgamento de Bolsonaro “precisa acabar imediatamente”UOL – HOME – SP – Online – 18/07/2025Em carta, Trump diz que o julgamento de Bolsonaro “precisa acabar imediatamente” – No texto, americano reitera seu apoio frente ao que chamou de “terrível tratamento” que o ex-presidente estaria recebendo da Justiça brasileira. O governo Lula classifica o texto como “chantagem”.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta quinta-feira (18/07) uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro na qual reiterou seu apoio diante do que chamou de “terrível tratamento” que, em sua opinião, ele está recebendo da Justiça brasileira.
Bolsonaro agradece apoio de Trump e diz ser alvo de ‘crime inexistente’Estado de Minas – Home – MG – Online – 18/07/2025 – Vinícius PratesEx-presidente responde carta de Trump e afirma que está sendo perseguido para ser impedido de disputar as eleições de 2026 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu, nessa quinta-feira (17/7), uma carta de apoio publicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que o republicano demonstra “preocupação” com o julgamento por tentativa de golpe de Estado em que Bolsonaro é apontado como líder da organização criminosa Em vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro voltou a negar que tenha articulado um golpe e disse estar sendo perseguido para ser “alijado” do processo eleitoral.
Apocalipse no STFRevista Carta Capital – Capa – Capa,04,10 a 17 – 23/07/2025 – André Barrocal
O Brasil acima de tudoRevista Carta Capital – Economia – Capa,04,28 a 30 – 23/07/2025 – Carlos DrummondGoverno e empresários reagem à chantagem de Trump O Brasil acima de tudo TARIFAÇO Governo e empresários isolam o extremismo bolsonarista e se unem contra a chantagem de Trump POR CARLC IRUMMONE necessidade de enfrentar a ameaça do tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu a porta para arara conciliação entre os interesses do agronegócio, da indústria, do Palácio do Planalto e do Congresso.
Entidades Parceiras


Conciliar negócios e família desafia mulheres
Acessa.com – Home – MG – Online – 17/07/2025
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Conciliar negócios e família desafia mulheres Conciliar negócio e família ainda é um desafio para as mulheres empreendedoras. A constatação está na nova pesquisa ‘Mulheres Empreendedoras’ divulgada, nesta quinta-feira (7), pelo Sebrae Minas, véspera do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março.
Câmara de João Monlevade aprova Programa “Moto Legal”
Fatos de Minas – Home – MG – Online – 17/07/2025
JOÃO MONLEVADE (MG) – Com objetivo de reduzir acidentes de trânsito e promover a segurança nas vias da cidade, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou na reunião dessa quarta-feira, 17, o Projeto de Lei nº 1.563/2025, que institui no município o Programa “Moto Legal”, voltado à capacitação, credenciamento e conscientização de motociclistas, mototaxistas, motofretistas e usuários de motocicletas em geral.
Varejo
Correio da Manhã – RJ – *** – RJ – 6 – 18/07/2025 – Da Editoria
O varejo enfrenta um cenário de alta inadimplência, aponta levantamento recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, quase 60% dos consumidores brasileiros não controlam gastos no cartão de crédito, o que eleva o endividamento.
Projeto de revisão no Código Tributário é aprovado
Fatos de Minas – Home – MG – Online – 18/07/2025
JOÃO MONLEVADE (MG) – Os vereadores aprovaram na reunião desta quarta-feira, 16, o projeto de lei complementar 27/2025 que altera a lei complementar 16/2024, que estabelece sobre o Código Tributário do município. A matéria, de autoria do Executivo, tem por finalidade revisar e aperfeiçoar dispositivos do Código tributário, com vistas a promoção de maior justiça fiscal, à adequação à realidade socioeconômica e à melhoria da relação entre o fisco municipal e os contribuintes.

Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis


As picapes mais vendidas no semestre
Auto Indústria – Home – SP – Online – 17/07/2025 – Alzira Rodrigues
Entre as picapes médias e grandes, a disputa fica mais acirrada entre a Toro e a Hilux. A Montana perde mercado, enquanto a Ranger e a Rampage ganham espaço. Enquanto o segmento de picapes pequenas segue sem novidades, com apenas os modelos Fiat Strada e VW Saveiro produzidos e comercializados no Brasil, o segmento de picapes médias e grandes apresenta mudanças no comparativo do ranking do primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
BYD Dolphin completa dois anos cheio de novidades
Car Point News – Home – RS – Online – 17/07/2025
Modelo ganha itens como ajuste elétrico do banco do motorista, carregador de celular por indução e vidros com função um-toque O BYD Dolphin GS é o primeiro grande responsável pelo sucesso da greentech no Brasil. Desde que colocou suas quatro rodas por aqui fez um barulho enorme – apesar de ser supersilencioso. Foi com o lançamento do elétrico de R$149.990 que o mercado criou a expressão “Efeito Dolphin”.
Em 200 km, Chevrolet Tracker mostra que melhorou onde dava
Portal da Autopeça – Home – SP – Online – 17/07/2025
SUV chega ao seu primeiro facelift com mudanças importantes na suspensão, mas com poucas alterações em seu design Por Bruno de Oliveira O Chevrolet Tracker chegou pouco renovado em sua linha 2026, mas isso não significa que a General Motors deixou de promover melhorias onde o SUV precisava Nos cerca de 200 quilômetros percorridos pela reportagem entre Confins e Ouro Preto, em Minas Gerais, em trechos urbanos e de serra, foi possível perceber que a GM melhorou onde deu.
Automotive Business lança pesquisa Diversidade e ESG 2025
Automotive Business – HOME – SP – Online – 17/07/2025
4ª edição do estudo mostra avanços, retrocessos e o futuro da agenda de diversidade e ESG no setor automotivo Redação AB A Automotive Business , em parceria com a MHD Consultoria, lançam a 4ª edição da pesquisa Diversidade e ESG no Setor Automotivo, com foco nos avanços, retrocessos e prioridades das empresas no tema, além do perfil dos colaboradores e da liderança.
Toyota confirma lançamento de três novos modelos até o fim do ano
Auto Indústria – Home – SP – Online – 17/07/2025 – Décio Costa
Em apresentação de balanço do primeiro semestre, a Toyota aproveitou para revelar parte das novidades que os consumidores podem esperar para os próximos meses. A agenda de lançamentos já começa em agosto com um produto produzido na Argentina. Evandro Maggio, presidente da Toyota, preferiu guardar detalhes sobre se seria um modelo inédito. No entanto, vindo da fábrica da marca do país vizinho, pode-se esperar um veículo comercial.
Ataque e contra-ataque
O Globo – Economia – RJ – CAPA,15 – 18/07/2025 – Jeniffer Gularte
GUERRA COMERCIAL E IDEOLÓGICA: Presidente aponta chantagem de Trump e fala em taxar big techs. Em discurso e em rede nacional de TV, Lula criticou o tarifaço e mencionou a possibilidade de taxar as big techs. O brasileiro concedeu uma entrevista à CNN dos EUA, afirmando que Trump quer ser “imperador do mundo”. A porta-voz da Casa Branca respondeu com críticas ao Brasil. ATAQUE E CONTRA-ATAQUE: Lula reage a Trump, afirmando que o tarifaço é uma chantagem inaceitável e que pretende taxar as big techs. Renata Agostini, Jeniffer Gularte, Luísa Marzullo e Ivan Martínez-Vargas, economia, globocom.br, Brasília. Diante da ameaça do governo americano de impor uma sobretaxa de 50% a produtos brasileiros a partir de agosto, além da abertura de uma investigação sobre práticas comerciais no Brasil, que incluiu até o Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, ontem, a reação mais direta ao presidente Donald Trump.

Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções


Até 25 de Março virou alvo de Trump em investigação contra Brasil; entenda
BOL – Home – SP – Online – 17/07/2025 – Do UOL
Os EUA abriram uma investigação contra o Brasil esta semana que visa supostas práticas ilegais do país. Entre elas, está o comércio na rua 25 de Março, famoso centro de compras popular na cidade de São Paulo. O que aconteceu Investigação comercial contra o Brasil. O governo Donald Trump, por meio do Escritório do Representante Comercial (USTR, na sigla em inglês), anunciou na terça-feira que iniciou uma investigação comercial contra o Brasil.
Melissa e Diesel apresentam colaboração exclusiva que mistura arte, moda e futurismo
ABC da Comunicação – Home – SP – Online – 17/07/2025 – Redação ABCCOM
Design paramétrico, transparência em alta definição e um toque de irreverência definem a nova coleção criada por duas referências globais em estilo Prepare-se para uma revolução nos pés: a Melissa, ícone brasileiro do design inovador em calçados, une forças com a Diesel, gigante italiana conhecida por sua atitude estética provocadora, para lançar uma colaboração inédita que promete agitar as passarelas urbanas e o street style internacional.
CINQUENTA ANOS DE COSTURA
Revista Veja – SP – Geral – SP – 189 a 194 – 18/07/2025 – Simone Blanes
MODA CINQUENTA ANOS DE COSTURA Gigante da fast fashion, a Zara tenta se reinventar com sustentabilidade e inovação para enfrentar a era do e-commerce e os novos tempos do consumo consciente SIMONE BLANES REPOSICIONAMENTO Loja da rede em Londres: a ideia d agora é atender também clientes em busca de luxo 116 HÁ MEIO SÉCULO, em La Corufia, na Espanha, uma loja de roupas começou a costurar uma revolução na indústria da moda.
Sebrae acelera negócios periféricos
Diário do Comércio – MG – Negócios – MG – 10 – 18/07/2025
O Sebrae Minas participa, hoje e amanhà, da terceira edição da Expo Favela Minas 2025, maior feira de negócios e inovação voltada para empreendedores das comunidades. A instituição, que também é apoiadora do evento, contará com estande do Programa e idade Emp e realizará um painel sobre lideranças comunitárias. O estande proporcionará uma experiência lúdica e imersiva.
Moda Elegante Feminina no Inverno: Tendências e Dicas para Arrasar na Estação – 15/07/25
JorNow – HOME – SP – Online – 18/07/2025
Compartilhar: Com a chegada da estação mais fria do ano, é hora de atualizar o guarda-roupa com peças que unem conforto, aquecimento e sofisticação. A moda inverno feminina 2025 traz inspirações elegantes, com cortes refinados, tecidos nobres e uma paleta de cores que vai dos tons neutros aos vibrantes. Se você ama se vestir bem mesmo nos dias gelados, este artigo é para você.
Liquidação Lápis Vermelho oferece até 70% de desconto em shoppings de BH
O Tempo – Home – MG – Online – 18/07/2025
O TEMPO Economia Até o próximo domingo, 20 de julho, o BH Shopping e o Pátio Savassi recebem mais uma edição da Liquidação Lápis Vermelho. A campanha de inverno oferece descontos de até 70% em um mix variado de produtos, que inclui moda, calçados, beleza, acessórios, tecnologia, entre outras categorias. No aplicativo Multi, os clientes encontram uma página dedicada às promoções, com uma curadoria das melhores ofertas, facilitando o planejamento de compras.
Brasil impõe barreiras não tarifárias a 86% das importações, contra 72% da média mundial
Diário de Cuiabá – HOME – SP – Online – 18/07/2025 – Maeli Prado
Restrições incluem exigências de certificação e rotulagem, necessidade de licença prévia, barreiras sanitárias e cotas MAELI PRADO Da Folhapress – São Paulo O Brasil impõe barreiras não tarifárias a 86,4% das suas importações, bem acima da média mundial de 72%, cenário que pode tornar o país vulnerável em um momento de abertura de investigação comercial pelos Estados Unidos.

Varejo – Material de Construção


BLACK+DECKER é a marca mais lembrada em ferramentas elétricas no Top of Mind do Grupo Revenda pelo segundo ano consecutivo
Gazeta da Semana – Home – MA – Online – 18/07/2025
BLACK+DECKER é a marca mais lembrada em ferramentas elétricas no Top of Mind do Grupo Revenda pelo segundo ano consecutivo Reconhecimento consolida o vínculo da marca com os profissionais que estão na linha de frente do varejo de materiais de construção 3 Min VITóRIA CECíLIA LEANDRO 16/07/2025 16h30 – Atualizado Agora Grupo Revenda São Paulo, julho de 2025 – A BLACK+DECKER, marca com mais de um século de história em soluções inovadoras para o dia a dia, acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Ferramenta Elétrica do prêmio Top of Mind do Grupo Revenda.
Telhanorte apoia projeto que transforma fachadas de casas em São Paulo
Mercado & Consumo – Home – DF – Online – 18/07/2025
A rede de materiais de construção Telhanorte se aliou às tintas Coral e aos pintores Leandro e Josy Piovesan, do perfil Eu Sou Pintor, para o projeto “Transformando Fachadas”. A ação tem como objetivo mudar as fachadas das casas de famílias em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo. O projeto já vem impactando a vida de muitas famílias e, recentemente, ganhou o apoio da Telhanorte em uma ação no Dia das Mães e outra no Festival de Tintas, que aconteceu neste mês de julho.

Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens


Tarifaço trava exportações de móveis e madeira; momento é desesperador, diz empresário
Folha de S. Paulo – Mercado – SP – A18 – 18/07/2025 – Leonardo Vieceli
Associações do setor no R$ afirmam que não há como redirecionar as vendas a curto prazo e cogitam suspender produção por alguns dias Leonardo Vieceli RIO DE JANEIRO Indústrias de móveis e madeira do Brasil aumentam a lista de setores que começam a sentir os impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada. Conforme empresários, exportações para o mercado americano já estão paralisadas em meio a incertezas sobre a medida.
Movimento nos aeroportos da Bahia cresce 4% e impulsiona alta de 8,9% no turismo em 2025
Aeroin – Home – SP – Online – 18/07/2025 – Juliano Gianotto
O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,9%, no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nessa comparação, a Bahia apontou a quinta posição entre as unidades federativas e superior à média nacional, que avançou 5,4%. Os dados do volume são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (14/07), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão


DIFERENTES E NUTRITIVAS
Revista Viver Brasil – Nova Lima – Alimentação – MG – 03,24 a 26 – 01/07/2025 – Da Redação
24 Alimentação DIFERENTES E NUTRITIVAS Plantas alimentícias não convencionais ganham espaço na discussão sobre sustentabilidade e saúde — Espécies variam de acordo com região F O T O S / Divulgação potencial nutritivo. Peixinho da horta, taioba, ora-pro-nóbis, cagaita, caxi, mugango, capuchinha, gabiroba, jatobá são exemplos das mais de 1.500 espécies estudadas pelo biólogo Valdelly Knupp, criador do termo Panc.
Gigante pela terra, pequeno pela atenção: E os distritos e povoados de Caeté?
Jornal Opinião – Caeté – MG – 7 – 17/07/2025 – Claudiney Penaforte
A maioria dos caeteenses já devem ter ouvido aquela frase clássica de pai, avó ou professor de geografia: “Você sabia que Caeté é maior que Belo Horizonte?” É verdade. E, por incrível que pareça, não é exagero de boteco ou vaidade de interior. É só abrir o mapa: Caeté tem um território rural imenso, espichado em serras, morros, rios e vales, mas a pergunta que fica é: do que adianta sermos grandes, se continuamos pequenos em desenvolvimento, lentos em investimento e ainda dependentes de trabalho na vizinho rico, Belo Horizonte? O centro urbano de Caeté pulsa comércios, serviços, empreendimentos imobiliários e aí vai.
Com café mais barato, supermercados miram fidelização e aumento no consumo
Marcas & Mercados – Home – SP – Online – 17/07/2025
Após meses de altas consecutivas, o café finalmente apresentou queda expressiva nos preços, trazendo alívio para o bolso do consumidor, que nunca deixou de comprar o produto, mas que talvez tenha sentido a necessidade de reduzir o consumo. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o mês de junho registrou retrações significativas nas cotações do produto.
Mudança da Coca-Cola para açúcar de cana sairia cara e prejudicaria agricultores dos EUA
Money Times – Home – SP – Online – 17/07/2025
Por Reuters Uma possível iniciativa da e de outros setores de bebidas e alimentos de usar açúcar de cana em vez de xarope de milho como adoçante seria difícil e cara de implementar, além de ser negativa para os agricultores dos Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira que a Coca-Cola havia concordado em usar açúcar de cana em suas bebidas no país, após conversas com a fabricante da principal marca de refrigerante.
Após 16 meses de aumento, café tem primeira queda no varejo
Folha de S.Paulo – Home – SP – Online – 17/07/2025
Fipe registra retração de 0,18%, mas alta acumulada em 12 meses ainda é de 86,5% Após 16 meses seguidos de alta nos supermercados, o café deixou de ser um fator de pressão inflacionária. É o que mostram os dados desta quinta-feira (17) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O levantamento de preços da entidade aponta que o preço médio do café em pó caiu 0,18% no varejo nos últimos 30 dias, em relação a igual período anterior O percentual de queda, porém, é muito tímido em relação aos 86% de alta nos últimos 12 meses.
Entenda por que o setor de supermercados cresceu em Campinas, aumentando em 206,8% o número de postos de trabalho em 1 ano
G1 – HOME – RJ – Online – 17/07/2025
O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) registrou que 4.274 vagas foram oferecidas em 2024, quase o triplo do que em 2023, quando foram oferecidos 1.393 postos de trabalho. Oferta de vagas para supermercados e atacados cresce 206% em 2024, em Campinas Entre 2023 e 2024, . Os dados são do Observatório do Trabalho de Campinas, que usou como referência as vagas oferecidas pelo Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT).
Agência Novo Oeste recebeu equipe do Diário do Comércio
Diário do Comércio – MG – Economia – MG – 4 – 18/07/2025
Agência Novo Oeste recebe equipe do Diário do Comércio em Divinópolis Um momento para estreitar laços e potencializar o empreendedorismo. Foi com este objetivo que a Agência Novo Oeste recebeu representantes do Diário do Comércio, em Divinópolis, no dia 7 Yvan Muls; também do Diário do Comércio, do diretor de Novos Negócios, José Luiz Borel; dos representantes do Sicredi, sendo Euzébio José Rodigheiro (presidente Sicredi Sul Minas); Felipe de julho .
SABOR E HISTÓRIA
Estado de Minas – Degusta – MG – 29,30,31,32,33 – 18/07/2025 – Isabela Teixeira
 Sabor intenso e rico em umami (conhecido como o quinto sabor, que gera aumento na salivação e uma “vontade de quero mais”), marmoreio (gordura entremeada) e textura mais fir mêsão algumas das características sensociais mais marcantes da carne de Curraleiro-Pé-Duro, um gado de origem brasileira que passa por um resgate após sua quase extinção.
Troca em fórmula da Coca-Cola poderia beneficiar o Brasil
O Tempo – BH – Economia – MG – 9 – 18/07/2025
AIR FERREIRA BELAFACCENSETTY IMAGESISTOCKPHOTO País vislumbra mais espaço nos EUA, mas apenasseotarifaço não entrar em vigor HE NUBYA OLIVEIRA O comentário feito, ontem, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na plataforma Truth Social, de que a Coca-Cola teria concordado em mudar sua fórmula e usar açúcar de cana nos refrigerantes vendidos no país gerou expectativas no setor sucroenergético brasileiro.
A estratégia da Danone para ‘tirar doce de criança’ sem perder consumidores Exame Agro
Exame – HOME – SP – Online – 18/07/2025 – Letícia Ozório
Fabricante de alimentos vai reduzir presença de açúcar no Danoninho para 10%, alcançando uma das metas globais; desafio é equilibrar a fissura por doces dos brasileiros e a busca por produtos saudáveis De Paris, França* Do cafezinho de toda manhã ao bolinho das tardes, uma coisa é comum às tradições brasileiras: o consumo excessivo de açúcar . Cada brasileiro chega a consumir 50% acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 12 colheradas de chá ao dia.
Dentro da Ceasa
Revista Carta Capital – Seu País – 04,20,21 – 23/07/2025 – Maurício Thuswohl
20 CAMPO Programa abre as portas da Ceasa para a agroindústria familiar Seu País Dentro da Ceasa CAMPO Programa amplia o acesso de agroindústrias de pequeno porte a valiosos pontos de venda no País o“paísdo agronegócio”, onde uma elite de grandes f. zendeiros acumula fortunas com monoculturas voltadas à exportação e 65% dos alimentos consumidos pela população vêm de pequenos produtores, a abertura de mercados para a comercialização de itens da agricultura familiar ainda é uma obra em progresso.

Turismo


CRESCIMENTO E RESILIÊNCIA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Revista Viver Brasil – Nova Lima – Franquear – MG – 03,30 – 01/07/2025 – Lucien Newton
30 Franquear FRANQUEAR lucien newton 3 0 O setor de franquias iniciou 2025 com números robustos, reafirmando sua força na economia brasileira. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lançado em junho último, entre janeiro e março, o faturamento nacional chegou a R$ 65,97 bilhões, crescimento de 8,9% em comparação ao mesmo período de 2024.
MELHOR DO MUNDO
Revista Viver Brasil – Nova Lima – Reconhecimento – MG – 03,86,87 – 01/07/2025 – Da Redação
86 Reconhecimento MELHOR DO MUNDO Conquista inédita de queijo mineiro já rende bons frutos para produtores — Produtores premiados: rotina mudada a mesma. “A minha vida já mudou. São muitos clientes querendo queijo, mas não tenho mais nada. Acho que o futuro vai ser muito bom, principalmente para os meus filhos, que são jovens ainda, que estão na roça e gostam de trabalhar com isso.
Além de Minas Gerais: a revolução dos queijos artesanais brasileiros
IG – HOME – SP – Online – 18/07/2025 – Henrique Rodarte
Embora Minas Gerais seja tradicionalmente reconhecida como a capital nacional dos queijos artesanais, outros estados brasileiros têm demonstrado que a excelência na produção queijeira não conhece fronteiras geográficas. O VIII Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), comprovou essa realidade ao reunir mais de 2.200 participantes de 20 estados e premiar centenas de produtos artesanais de qualidade excepcional.