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ANIMADOS COM O CARNAVAL, 51% DOS LOJISTAS ACREDITAM QUE A FOLIA VAI IMPACTAR O CAIXA DE FORMA POSITIVA, APONTA PESQUISA DA CDL/BH

Notícias gerais

Bebidas devem ser o produto com maior saída e hoteleiros esperam investimento de R$ 1,5 mil em diárias

Com a promessa de reunir 5,5 milhões de pessoas entre os dias 28 de janeiro a 13 de fevereiro, o Carnaval da capital mineira tem despertado boas expectativas nos comerciantes. De acordo com uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada com 200 comerciantes entre os dias 2 e 15 de janeiro de 2024, 51% dos empresários e empreendedores acreditam que o mês de fevereiro será de boas vendas por conta da festa. 

Na avaliação de 56% entrevistados, os últimos Carnavais foram positivos para a cadeia de comércio, serviços e turismo. E, para a edição deste ano, 59,5% acreditam que também serão beneficiados. “O Carnaval belo-horizontino gera oportunidades para mais de 44 mil negócios de todos os segmentos. No último ano, houve uma grande movimentação de consumo que gerou um faturamento de R$ 720 milhões. Para 2024, nossa expectativa é que chegue a R$ 1 bilhão, uma vez que há a previsão de aumento no público”, afirma o presidente CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Bebidas lideram

Na perspectiva dos lojistas, bebidas sem álcool (44,9%) e alcoólicas (35,4%) serão os itens de maior saída. Os demais produtos citados foram alimentação (34,3%), vestuário (24,2%) e adereços (11,8%). 

Gastos com a folia

Os comerciantes esperam que os foliões adquiram dois produtos, totalizando um tíquete médio de R$ 125,90. As formas de pagamento mais utilizadas deverão ser à vista no cartão de crédito (45,7%), cartão de débito (25,1%), PIX (15,1%), parcelado no cartão de crédito (12,6%). Nas compras parceladas, 50% dos lojistas esperam até três parcelas. 

Funcionamento do comércio

As lojas de rua da capital mineira poderão funcionar durante o Carnaval. Entretanto, nos dias 12 e 13 de fevereiro, a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada. 

“Ainda que os funcionários não possam ser recrutados para a segunda e terça-feira de carnaval, a possibilidade de abertura é muito positiva, já que 44,5% dos lojistas relatam que haverá presença de blocos próximos a seus estabelecimentos. Com esta movimentação é possível criar chances de venda”, destaca Marcelo de Souza e Silva. 

O dirigente pontuou ainda que a CDL/BH está pleiteando junto à Prefeitura a autorização para que comerciantes possam vender bebidas e disponibilizar sanitários para os foliões, com cobrança ou não.

“As lojas poderão ser ponto de apoio para os blocos. Além disso, ajudam a suprir uma necessidade importante, que são os sanitários disponíveis. Estamos aguardando um retorno da Prefeitura, o mais breve possível, para que os comerciantes possam se organizar”, afirma o presidente da CDL/BH. 

Hotelaria 

A pesquisa da CDL/BH também ouviu empresários de hotelaria da capital mineira.  A maioria (54,5%) espera que o volume de ocupação seja maior que o do último ano. Para 45,5% será semelhante a 2023. O valor médio da diária na capital mineira para o período carnavalesco será de R$ 385,90, um valor 7,5% maior que no último ano (R$ 359,09). 

A expectativa dos hoteleiros é que os turistas utilizem, em média, quatro diárias, totalizando um investimento de R$ 1.543,56. 

Dificuldades

De forma geral, o Carnaval de Belo Horizonte é bem avaliado pelos lojistas. Na percepção dos comerciantes, as dificuldades enfrentadas por eles no período da folia são trânsito (52,5%) e chuvas (14,5%). Para 31%, a festa não oferece nenhuma dificuldade.

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