Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH é a grande capital onde os bares e restaurantes estão há mais tempo fechados

Notícias gerais

Belo Horizonte completa nesta quinta-feira, dia 20, exatos cinco meses de fechamento do comércio. A maior quarentena do mundo. Nesse período, milhares de comerciantes da capital viram seus negócios fechar definitivamente. 

Segundo estatísticas oficiais, mais de 10 mil empresas encerraram seus negócios e cerca de 30 mil trabalhadores já perderam seus empregos. Desde o dia quatro de agosto, as lojas podem abrir apenas três dias por semana, uma ação que ameniza, mas que não socorre a economia da cidade, que tem no setor de comércio de bens e serviços 72% de seu PIB. 

Situação pior ainda vivem os bares e restaurantes, que amargam cinco meses de mesas vazias. Belo Horizonte é a única grande capital do país, com mais de um milhão de habitantes, que ainda não teve o seu segmento gastronômico reaberto.A capital gaúcha, Porto Alegre, foi a primeira a permitir a retomada das atividades dos bares e restaurantes. 

No dia 20 de maio, eles reabriram as portas. No dia 23 de junho algumas restrições impediram o funcionamento, que foi retomado no último dia 14. Curitiba (PR) reabriu no dia 19 de junho. Em Fortaleza (CE), a abertura foi autorizada no dia 22 de junho. 

No dia 2 de julho, a cidade do Rio de Janeiro autorizou a reabertura de bares e restaurantes. Logo em seguida, no dia 6 de julho, foi a vez dos paulistanos se reencontrarem com a gastronomia da cidade. A capital federal, Brasília, reabriu o setor no dia 15, seguida por Recife, no dia 20 do mesmo mês. Salvador reiniciou os trabalhos no dia 10 de agosto.


Em Belo Horizonte, a reabertura dos bares e restaurantes, nem mesmo escalonada, está prevista pela Prefeitura. Nesta semana, o prefeito Alexandre Kalil convocou uma reunião na prefeitura e chamou algumas entidades do setor.

O prefeito não deu a menor previsibilidade para a reabertura dos bares e restaurantes. “Estamos falando da capital mundial dos bares que, até o momento, é a única cidade do mundo com bares e restaurantes fechados por tanto tempo. Os indicadores que a prefeitura tem como referência para a flexibilização já nos mostram que a reabertura já é possível, sim”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Publicações similares

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …