Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Desmitificar a inovação nas empresas

Apoio ao Comércio

Uma das maiores dificuldades das empresas é sair do senso comum e inovar os seus negócios. Para direcionar o olhar dos empresários neste sentido, o conselho consultivo da CDL/BH recebeu o presidente da Troposlab, Paulo Renato Cabral, para apresentar a palestra Desmitificar a Inovação nas empresas. A palestra foi realizada na CDL/BH nesta quinta-feira, dia 09 de junho.

Segundo Cabral, normalmente os empresários são muito apegados aos seus produtos e serviços, o que dificulta a inovação. Eles se esquecem de ouvir o consumidor, que é quem consome e modela o mercado. “Atendimento, qualidade e marca sempre serão diferenciais, mas a forma de oferecer o produto está mudando. A grande revolução disso se deve a internet, uma das maiores inovações da humanidade”, fala.

Aliado a isso, percebemos uma revolução muito grande no mercado e no cotidiano das pessoas. Hoje, as empresas não conseguem mais resolver seus problemas de crescimento lucrativo e sustentado apenas com as técnicas tradicionais de gestão.

Neste contexto, empresas como airbnb, uber e alibabá estão desbancando modelos tradicionais de negócios. “Talvez, as técnicas de gestão e vendas, que aprendemos, não sejam mais suficientes. A inovação pode ser uma nova forma de criar um modelo de negócio diferenciado e fazer sucesso”, explica Cabral.

A inovação precisa seguir dois requisitos: o primeiro deles é atender as demandas dos consumidores, e o segundo é conseguir ganhar dinheiro com isso. Para atender a demanda do consumidor, Cabral cita duas dicas fundamentais. Uma delas é se colocar no lugar do cliente e viver um dia na pele dele. O que ele pensa, fala, faz, quais suas ideais de soluções. Assim, você começa a perceber o que pode mudar. “A segunda dica é dialogar com as novas gerações, temos que romper essas barreiras, deixar os preconceitos de lado e ouvi-los, conclui.

 

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing

Publicações similares

Apoio ao Comércio
15 de janeiro de 2026
NRF 2026 aponta Inteligência Artificial como ferramenta essencial para comércio e serviços

A popularização e o uso prático da Inteligência Artificial (IA), em especial pelo setor de comércio …

Apoio ao Comércio
2 de janeiro de 2026
Prefeito sanciona orçamento de 2026 com R$ 3,1 milhões indicados pela CDL/BH para fortalecer o comércio e serviços

Recursos serão aplicados em segurança, mobilidade, inovação e empreendedorismo O setor de comércio e serviços da …

Apoio ao Comércio
5 de dezembro de 2025
Contratação de trabalhadores temporários no Natal é a forma mais prática e segura de reforçar as equipes do comércio

No período de Natal, quando o movimento nas lojas aumenta bastante, muitos lojistas precisam reforçar suas …

Apoio ao Comércio
4 de dezembro de 2025
Comércio de BH pode abrir no feriado de 8 de dezembro; veja as regras

O comércio varejista da capital mineira está autorizado a abrir nesta segunda-feira, dia 8, data em …