Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Entra em vigor a Lei Antifumo

Apoio ao Comércio

Regulamentada em 02 de junho deste ano pelo decreto n.º 8.262/14, a lei 12.546/11, conhecida como Lei Antifumo, passa a valer em todo o país a partir de hoje.


 


Com a medida, fica proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé ou outro produto fumígeno (que produz fumo), derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, entendido pela legislação como todo local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória, incluindo aeronaves e veículos de transporte coletivo.


 


Como consequência, a legislação extingue as áreas destinadas ao uso do cigarro em ambientes fechados, os populares “fumódromos”, não havendo restrição, apenas, ao consumo do cigarro em vias públicas, residências ou ao ar livre.


 


Além disso, a norma veda a propaganda comercial de cigarros e similares, permitindo exclusivamente a exposição dos produtos nos locais de vendas, que somente poderá ocorrer por meio do acondicionamento das embalagens em mostruários ou expositores, os quais deverão estar afixados na parte interna do local, conter advertência escrita sobre os malefícios do fumo, imagens ou figuras que ilustrem o sentido da advertência, bem como a tabela de preços, mensagens sanitárias e de proibição da venda a menor de dezoito anos.


 


Em caso de descumprimento da lei, o estabelecimento comercial estará sujeito a sanções.


 


 


Amaralina Queiroz


Departamento Jurídico

Publicações similares

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …

Apoio ao Comércio
24 de fevereiro de 2025
Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada …

Apoio ao Comércio
20 de fevereiro de 2025
Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval

Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de …

Apoio ao Comércio
17 de fevereiro de 2025
FIQUE ATENTO AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CARNAVAL EM 2025

O carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de carnaval …