Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de Atividade Econômica do Banco Central fecha 2013 em 2,57%.

Apoio ao Comércio


O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central); que é utilizado como uma prévia do PIB, por ser divulgado mensalmente; apresentou em dezembro uma queda de -1,35% na comparação com novembro. Esta queda surpreendeu o mercado, que esperava algum crescimento devido ao movimento gerado pelas festividades de fim de ano.


Já na comparação com dezembro de 2012, o índice cresceu 0,17%, demonstrando certa estabilidade no cenário do ultimo mês do ano. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,57%. Caso o valor das Contas Nacionais (PIB), divulgado pelo IBGE, seja próximo deste valor, o resultado será novamente aquém do esperado. 


 


Com crescimentos de 2,7% e 1,0% em 2011 e 2012, espera-se que o PIB tenha um crescimento mais robusto nos próximos anos para evitar a redução do dinamismo da economia. Outro ponto largamente discutido junto com o PIB é a inflação, que tem demonstrado resistência em retornar ao centro da meta do governo, prejudicando ainda mais o crescimento da economia.


 


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de fevereiro de 2026
SUSPENSÃO DA PORTARIA 3665/23 QUE DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS FERIADOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informa aos seus associados que o Ministério do …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2026
CDL/BH ESCLARECE SOBRE A PORTARIA Nº 3.665/2023 E O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) esclarece aos seus associados que a Portaria …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Economia e Segurança: Carnaval de BH tem apoio do comércio para ser uma festa lucrativa e segura

Pelo terceiro ano consecutivo, CDL/BH é patrocinadora do Carnaval e une esforços com as forças de …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Carnaval de BH: foliões irão investir entre R$ 100 e R$ 150 em fantasias e adereços, aponta CDL/BH

Pagamento à vista será prioridade durante a folia e transporte por aplicativo será o principal meio de …