Notícias - 11 de agosto de 2015 Informação de marketing e gestão da base de clientes no varejo Apoio ao Comércio O varejo e a indústria de shopping centers fizeram evoluções relevantes nos últimos anos em seus processos gerenciais, com bom uso de informações de marketing. Esse movimento faz parte de uma necessidade dos gestores de tomarem decisões mais rápidas e assertivas, porque o espaço para erros a partir de decisões intuitivas diminuiu bastante. Três fatores foram essenciais para ocorrência dessa mudança: 1 – Uso mais intenso de tecnologias digitais, que permitem conhecer não somente hábitos de compra, mas algumas informações relevantes de estilo de vida à medida que o monitoramento do comportamento de navegação sinaliza áreas de interesse do cliente; 2 – Maior variedade e volume de informações disponíveis, seja pelo uso de tecnologia e seus dispositivos, seja por necessidade dos gestores de coletarem mais e melhores informações; 3 – Surgimento de grupos de consumidores com valores, atitudes e estilos de vida bastante diferentes entre si, estimulando a necessidade do uso de ofertas e abordagens específicas para cada grupo, exigindo com isso, informações para ajuste da proposta de valor e de praticamente todo marketing mix. Consultoria especializada em Gestão e Governança Corporativa implanta soluções na operação do dia a dia da empresa os objetivos e prioridades estratégicas definidos pela Alta Gestão. O fato é que as informações, se bem utilizadas, possuem impacto bastante acentuado na performance empresarial do varejo. Estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicado há alguns anos mostra que as melhores práticas em gestão de informação possuem 5% a 6% de superioridade em performance empresarial que seus pares de mesmo porte. Esse estudo não é específico para indústria de varejo, mas não é difícil entender e imaginar seus eventuais benefícios competitivos para redes de lojas e shopping centers. Uma das áreas nesse momento com maior impacto em marketing é a gestão da base de clientes. Shoppings e redes de varejo com boa gestão de de sua base em muitos casos usam suas informações para obter essencialmente três benefícios empresariais. São eles: 1-Aumentar número de clientes, penetrando em nichos e geografias com potencial; 2-Alavancar ticket médio do cliente, com estímulo a práticas de cross selling em shoppings; 3-Reconquistar clientes perdidos, aumentando a frequência de compra desses. O bom uso dessas práticas ainda difere de empresa para empresa, mas mesmo assim, vem crescendo na maioria das redes de varejo e shoppings centers com padrão de gestão mais elevado. Esperamos que nos próximos anos haja uma adoção bastante intensa no volume de uso de gestão da base de clientes devido aos benefícios evidentes que ela traz ao segmento. Sem dúvida, é uma oportunidade bastante relevante de melhoria empresarial que não deve ser subestimada pelos players que possuam projetos empresariais mais duradouros e profissionais. Fonte: Eduardo Gerchman sócio-diretor (GS&BW) Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …