Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IPCA registra aumento de 0,43% em julho

Apoio ao Comércio


No mês de agosto, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou significativo aumento em relação ao mês anterior, passando de 0,08% para 0,43%, de acordo com o IBGE. Na comparação com o mesmo período do ano anterior também houve aumento, visto que em junho de 2011 o indicador apresentou variação de 0,16%. Com isso, a inflação acumulada em 2012 chegou a 2,76%, abaixo dos 4,04% registrados mesmo período de 2011. O acumulado de 12 meses, por sua vez, aumentou em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, passando de 4,92% para 5,20%.


 


Os setores de alimentação e bebidas (que apresentou aumento de 0,68% em junho para 0,91% em julho) e despesas pessoais (com aumento de -0,47% para 0,91% nos respectivos períodos) foram os setores avaliados pelo IBGE que apresentaram maior impacto para a elevação do indicador. Os setores que apresentaram queda foram transportes, artigos de residência e comunicação, com variações de -1,18%, -0,03% e -0,01%, respectivamente.


 


A variação do IPCA em Belo Horizonte para o mês de julho em relação ao mês anterior se estabeleceu em 0,39%. Os setores que apresentam maior crescimento foram o de alimentação e bebidas (0,89%), despesas pessoais (0,87%), vestuário (0,78%) e habitação (0,66%). O único setor a apresentar queda foi transportes, na magnitude de -0,64%.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
29 de julho de 2026
Lojistas estimam crescimento de até 20% em vendas para o Dia dos Pais 

Pesquisa da CDL/BH mostra expectativa positiva para a data, com investimento em estoques, promoções e estratégias …

Notícias gerais
27 de julho de 2026
Inscrições para o Prêmio CDL/BH de Jornalismo entram na reta final

A próxima segunda-feira, 3, é o prazo final para que jornalistas e estudantes da área inscrevam …

Notícias gerais
23 de julho de 2026
MTE regulamenta trabalho no comércio durante feriados por meio da Portaria nº1.316

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria MTE nº 1.316, que altera o …

Apoio ao Comércio
23 de julho de 2026
Comércio de Belo Horizonte entra otimista no segundo semestre

Mercado de trabalho aquecido, aumento da renda das famílias, início da redução dos juros e calendário …