Notícias - 2 de junho de 2025 Lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, aponta pesquisa da CDL/BH Notícias gerais Quase 70% dos comerciantes acreditam que o consumidor deva escolher presentes de até R$ 200. O pagamento parcelado, no cartão de crédito, promete ser o mais utilizado na perspectiva dos empresários Uma das grandes datas em vendas para o varejo, o Dia dos Namorados, deve movimentar a economia em todo o país. Na capital mineira deve ser injetado, em junho, R$ 2,17 bilhões com as vendas para a data, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Este valor representa crescimento de 0,45% em relação ao ano passado, quando foram movimentados R$ 2,16 bilhões. Desde o ano de 2011, as vendas para o Dia dos Namorados vêm apresentando crescimento. E seguindo a trajetória de crescimento, os comerciantes da capital mineira estão otimistas com as vendas. De acordo com a pesquisa da CDL/BH com 189 lojistas durante o mês de maio, 59,26% esperam que as vendas do Dia dos Namorados em 2025 sejam melhores do que as de 2024. “Além do apelo emocional que a data carrega, a economia vem apresentando recuperação. O mercado de trabalho está com números positivos, o que aumenta a confiança e a renda do consumidor. Estes fatores contribuem para o aumento nas vendas”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Para o comerciante, consumidor deve comprar de dois a três presentes Na perspectiva dos lojistas entrevistados, 46,03% dos consumidores devem comprar um presente para a data. Já 41,8% dos empresários acham que serão vendidos dois presentes e 11,11%, apostam em até três presentes. Os produtos que serão escolhidos são: roupas (39,15%); itens de decoração como tapete, almofadas, quadros (14,29%); calçados (12,7%); acessórios como joias, bijuterias, relógios, óculos de sol (11,11%); cosméticos (8,47%); flores (3,7%); eletrônicos (3,17%); cesta de café da manhã ou cesta com quitutes (2,65%); cestas de bombons/chocolates (2,12%); outros (1,06%); malas/mochilas (0,53%); viagens (0,53%) e material esportivo (0,53%). O tíquete médio dos presentes, na visão de 66,14% dos lojistas, deve ser de até R$ 200. A forma de pagamento predominante será a parcelada, em até três vezes no cartão de crédito, de acordo com 64,55% dos entrevistados. As outras formas de pagamento devem ser: à vista no cartão de crédito (de acordo com 21,69% dos lojistas); PIX (9,52%); cartão de débito (3,7%) e parcelado no carnê/crediário (0,53%). Aposta no marketing e divulgação dos produtos Para alavancar as vendas no Dia dos Namorados, 43,92% dos empresários acreditam no marketing e na divulgação dos produtos. “Este resultado mostra que o lojista sabe da importância de se adaptar e inovar em um mercado cada vez mais competitivo. Investir em marketing e divulgação não é mais um diferencial, é uma necessidade para quem busca se destacar e conquistar o consumidor”, disse o presidente da CDL/BH. Os outros pontos que podem ajudar nas vendas, na visão dos lojistas são: promoções (27,51%); variedade de produtos (6,87%); melhora no cenário econômico e no poder de compra (6,35%); atendimento qualificado (4,23%); mudança de governo (3,7%); flexibilidade na forma de pagamento (2,65%); aumento no fluxo de clientes (2,65%) e outros (2,12%). Por outro lado, o que pode prejudicar as vendas são: concorrência com e-commerce e informalidade (25,4%); aumento do preço dos produtos (20,11%); falta de agilidade e cordialidade no atendimento (13,23%); cenário econômico e político (9,52%); diminuição da renda dos trabalhadores (7,41%); clima – chuva e queda na temperatura (4,76%); inadimplência (4,23%); feriados (3,7%); baixo fluxo de clientes (3,7%); falta de divulgação e marketing (3,7%); desemprego (2,65%) e outros (1,59%). A divulgação dos produtos por meio de cartazes, faixas na vitrine e redes sociais será a principal estratégia de 34,73% dos lojistas para atrair e fidelizar os clientes. Decoração da loja aparece em segundo lugar, com 21,21% das respostas. Em seguida estão: variedade de produtos (17,18%); flexibilidade ou facilidade de pagamento (14,99%); venda online (8,04%); descontos (2,01%); aprimorar o atendimento (0,73%); promoção (0,55%) e panfletos (0,18%). 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