Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Menor nível da série histórica

Apoio ao Comércio

Menor nível da série histórica




A política monetária do Banco do Central prosseguiu com o ciclo de cortes da Taxa Básica de Juros, que se estabeleceu em 8,5%, em consonância com as expectativas do mercado.


O corte de 0,5% já era esperado em função, principalmente, das políticas do governo de estímulo ao crescimento econômico adotadas nos últimos meses. Isto pode ser verificado nas medidas adotadas em abril deste ano, como o corte dos juros e a ampliação do limite de crédito pelos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) que acaba por estimular a queda também nos bancos privados, bem como o novo sistema de rendimento da poupança.


A questão da poupança possui bastante relevância para um corte de 0,5% na taxa SELIC. Isto porque o novo sistema em vigor estabelece que os rendimentos da poupança sejam vinculados à taxa básica de juros, de forma que, caso a SELIC permaneça em patamares acima de 8,5%, o rendimento continuará a ser de 6,17% a.a. + TR; mas caso a SELIC se estabeleça em um patamar igual ou inferior a 8,5%, o rendimento será de 70% desta taxa + TR.


Desta forma, a nova taxa e juros de 8,5% a.a. auxilia o governo a evitar uma fuga de investimentos dos fundos de renda fixa para a caderneta de poupança, o que é salutar para a manutenção da dívida pública, posto que os fundos de renda fixa auxiliam o pagamento das dívidas do governo.


Essa redução do rendimento na poupança pode impactar o consumo de forma positiva, em convergência com o objetivo do governo de impulsionar o crescimento econômico. Aliado a essas medidas, alguns cortes de tributos setoriais, como as reduções de IPI para eletrodomésticos, móveis e automóveis, injetam um fôlego no setor industrial, que sofreu com a valorização do real e a concorrência dos produtos importados.


Além disso, as expectativas para o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2012 é de que este seja menor do que o do 4º trimestre de 2011, elevando ainda mais a preocupação do governo com o crescimento, o que é um argumento a mais ao corte de 0,5 p.p. na taxa básica de juros.


 

Publicações similares

Conquistas e Ações da CDL/BH
28 de abril de 2026
BH terá motofaixas após aval federal. CDL/BH articulou projeto e garantiu R$ 400 mil para fase piloto

Autorização da Senatran abre caminho para corredores exclusivos de motos na capital mineira; medida busca reduzir …

Notícias gerais
28 de abril de 2026
Dia Livre de Impostos será realizado em todo o país em 28 de maio contra a alta carga tributária

Na capital mineira diversos segmentos do setor de comércio e serviços já confirmaram participação. Mais do …

Apoio ao Comércio
23 de abril de 2026
Semana do MEI oferece mais de 60 capacitações gratuitas em Belo Horizonte

 A programação será de 11 a 14 de maio e inclui oficinas, palestras e consultorias para …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2026
Dia das Mães: consumidor deve gastar mais este ano

Pesquisa da CDL/BH mostra que investimento em presentes será de quase R$ 480. Lojas físicas serão …