Notícias - 4 de janeiro de 2023 SETE EM CADA DEZ LOJISTAS DE BELO HORIZONTE FICARAM SATISFEITOS COM AS VENDAS DE NATAL Apoio ao Comércio Levantamento da CDL/BH revela que roupas e calçados foram os produtos mais vendidos. Pagamento à vista no cartão de crédito foi a escolha da maioria dos consumidores As vendas em torno do Natal foram positivas para os lojistas da capital mineira. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizado com uma amostra de 103 entrevistados, entre os dias 26 e 29 de dezembro, 74% dos comerciantes afirmam que a movimentação atendeu parcialmente, completamente ou superou as expectativas para o período. Dos lojistas ouvidos no levantamento, 26% afirmam que as vendas ficaram abaixo do esperado. Em uma análise geral, comerciantes que relatam melhora e piora nas vendas deste Natal em comparação ao do ano passado estão empatados em 30,1%. Para 39,8% não houve diferença. Para os que acreditam que as vendas foram melhores, os fatores que influenciaram foram divulgação dos produtos (54,8%), promoções e ofertas (22,6%), produtos diferenciados (16,1%) e atendimento qualificado (9,7%). Também foram citados: fim da pandemia (6,5%), confiança do consumidor (3,2%) e vendas on-line (3,2%). As respostas foram de múltipla escolha. Já os comerciantes que sentiram piora nas vendas, apontam questões como aumento do preço dos produtos (61,3%), concorrência com a internet (35,5%), cenário político (16,1%), Copa do Mundo (16,1%), aumento da inadimplência (3,2%) e diminuição da renda dos trabalhadores (3,2%). As respostas também foram de múltipla escolha. “A satisfação dos lojistas em relação às vendas deste Natal é semelhante à do último ano. Entretanto, o impacto sentido em 2021 foi maior, já que saíamos de um grande período de isolamento social e demanda reprimida. Neste ano, com o controle da pandemia e a atividade econômica mais aquecida, a expectativa é que o impacto fosse, de fato, um pouco mais suave”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Ainda segundo Souza e Silva, os lojistas ouvidos pela entidade relatam que as lojas físicas foram o principal canal de vendas. Roupas e calçados foram os mais procurados Confirmando as perspectivas das pesquisas anteriores ao Natal, os produtos com maior saída foram vestuário (42,7%), calçados (14,6%), móveis e colchões (6,8%), itens de decoração (5,8%), livros e itens de papelaria (4,9%). A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores foi o pagamento à vista no cartão de crédito (42,7%), em seguida foram: parcelado no cartão de crédito (28,2%) – com uma média de 3 parcelas (44,8%) e 10 parcelas (20,7%); PIX (18,4%); Cartão de débito (9,7%) e boleto, com 1%. Os dados revelam que o comportamento de pagamento do consumidor seguiu o mesmo padrão do último ano. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Publicações similares Apoio ao Comércio 27 de outubro de 2025 Comércio pode funcionar no domingo, Dia de Finados CDL/BH orienta sobre requisitos que lojistas devem cumprir O comércio de Belo Horizonte está autorizado a … Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …