Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vamos até o consumidor

Apoio ao Comércio


Nestes últimos meses as notícias são as mesmas em se tratando de consumo. Estamos sendo bombardeados por números, índices e comparações que nos mostram o quanto estamos na “lama”! E estamos de fato! Porém essa “lama”, na maioria das empresas, já vem de muito tempo.


O quadro clínico já mostra degeneração da saúde empresarial há muito tempo, agravada pela falta de audácia, eficiência e inovação em muitas empresas.


A gradual falência dos órgãos vem acontecendo de forma muitas vezes imperceptível, é como uma metástase, que, corrói lenta e vagarosamente, quando menos percebemos já tomou conta dos processos vitais. Aplicamos os remédios conhecidos: cortes de custos, redesenho de processos, monitoramentos diversos, métricas e mais métricas!


 Em um mercado cada vez mais competitivo, acirrado, complexo e ofertado só a aplicação dessas prescrições clássicas não revertem o quadro do paciente.


 Em casos de “epidemia” de falta de confiança do consumidor, instabilidade política e restrição de dinheiro circulante o que vemos são estas empresas que já vinham cambaleantes agonizarem!


Produto, comercialização e comunicação já apresentavam falhas severas antes mesmo da crise se instalar. Isto sem comentar a ausência de liderança, que muitas vezes estava desfocada da busca da informação, conhecimento e sabedoria para evolução do negócio com excelência.


Como a maioria já ouviu falar que crise, em mandarim, tem dois sentidos: um deles é oportunidade. Com muita audácia, estratégia e execução aproveitaremos o momento e acharemos a rota de oportunidade. Esse exercício é diário, o estímulo da liderança é vital.


Múltiplas ações estão por fazer, palestras, workshops, consultorias, comitês multidisciplinares de gestão, eficiência e desempenho e acima de tudo “tirar o bumbum da cadeira” e circular, transitar, analisar as melhores práticas que podem ser caminhos a ser adotados.


 Não é a crise que nos abate e sim a falta de preparo, audácia e inovação na gestão. Ou seja, saúde empresarial!


Podemos afundar nesse momento ou evoluir a outro patamar: está em nossas mãos!


 


Jean Paul Rebete

Publicações similares

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …

Apoio ao Comércio
24 de fevereiro de 2025
Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada …

Apoio ao Comércio
20 de fevereiro de 2025
Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval

Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de …

Apoio ao Comércio
17 de fevereiro de 2025
FIQUE ATENTO AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CARNAVAL EM 2025

O carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de carnaval …