Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Veja como ocorrerá a abertura de feiras permanente em Belo Horizonte

Apoio ao Comércio

Nesta quinta, 24, foi publicada a Portaria Conjunta GP/SMPU/SMSA Nº 1, que dispõe sobre medidas temporárias e protocolos de vigilância da saúde para o funcionamento das feiras permanentes.

Segundo a Portaria, ficam autorizadas a retornar ao funcionamento, a partir de hoje, 24 de setembro, a Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena (Feira Hippie); a Feira de Bebidas, Comidas Típicas e Antiguidades Tom Jobim e a Feira de Plantas e Flores Naturais, ambas na Avenida Carandaí.

Para o devido funcionamento as feiras autorizadas a funcionar deverão observar: (i) os princípios e medidas gerais para prevenção à epidemia da covid-19; (ii) as medidas específicas a serem observadas pelos feirantes, trabalhadores e demais frequentadores; e (iii) os locais, o quantitativo de barracas, os setores e sua disposição no espaço, levando-se em consideração o distanciamento mínimo necessário, conforme documento a ser disponibilizado no portal da PBH.

A Feira Hippie funcionará, excepcionalmente no trecho compreendido entre a Praça Sete no quarteirão entre a Rua Carijós e Rua Rio de Janeiro até a Rua dos Guajajaras. O Setor de Apoio Alimentação ficará disposto na Rua Espírito Santo no trecho compreendido entre a Avenida Afonso Pena e Rua dos Carijós e na Avenida Álvares Cabral, no trecho compreendido entre a Avenida Afonso Pena e Rua Goiás.

Com relação às barracas de comidas/alimentos pertencentes às feiras permanentes aplica-se conjuntamente a Portaria SMSA/SUS-BH nº 328/2020, que regulamenta os protocolos específicos para os restaurantes, lanchonetes, cantinas, sorveterias, bares e similares.

Enquanto estiverem em vigor as medidas temporárias para prevenção da covid-19, não se aplica ao feirante a penalidade de multa e/ou cassação em caso de reincidência, por faltar injustificadamente a 2 dias de feira consecutivos ou mais de 4 dias por mês.

Protocolos de Vigilância Sanitária Para as Atividades Autorizadas a Funcionar

Os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão observar os protocolos de vigilância sanitária, que se dividem em Geral e Específico, clique aqui e veja as medidas a serem seguidas. 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
6 de agosto de 2026
Salário na conta e compras de última hora aquecem o comércio da capital no Dia dos Pais

Tíquete médio cresce 15,6% e mais da metade dos lojistas esperam aumento nas vendas em relação …

Apoio ao Comércio
6 de agosto de 2026
Selic em queda: CDL/BH prevê crédito mais barato e otimismo no varejo

Redução dos juros fortalece a confiança de empresários e consumidores para as vendas do segundo semestre  …

Apoio ao Comércio
29 de julho de 2026
Lojistas estimam crescimento de até 20% em vendas para o Dia dos Pais 

Pesquisa da CDL/BH mostra expectativa positiva para a data, com investimento em estoques, promoções e estratégias …

Apoio ao Comércio
23 de julho de 2026
Comércio de Belo Horizonte entra otimista no segundo semestre

Mercado de trabalho aquecido, aumento da renda das famílias, início da redução dos juros e calendário …