Como ficam os contratos de trabalho com o fim das medidas de manutenção do emprego e da renda?

Legislação e Justiça

No dia 31 de dezembro de 2020 encerrou o prazo para a adoção das medidas de suspensão dos contratos de trabalho e redução proporcional de salário e jornada que estava vinculado ao período em que durasse o estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal.

Desta forma, desde o dia 01/01/2021, todos os contratos de trabalho que tenham sofrido suspensão ou que tenham sido reduzidos devem ser reestabelecidos nas mesmas condições anteriores à aplicação das medidas.

Importante destacar que os empregados que tiveram seus contratos suspensos ou reduzidos, possuem garantia provisória de seus empregos pelo mesmo período em que tiveram qualquer das medidas adotadas. Caso o empregador dispense o empregado sem justa causa, terá que arcar com as verbas rescisórias e uma indenização correspondente aos seguintes valores:

VALOR DA INDENIZAÇÃO                           MEDIDA ADOTADA
50% dos salários devidos no período de garantia provisória redução de jornada superior a 25% e inferior a 50%
75% dos salários devidos no período de garantia provisória redução de jornada superior a 50% e inferior a 70%
100% dos salários devidos no período de garantia provisória suspensão do contrato ou redução de jornada superior a 70%

Como ficam as férias?

Outro ponto que merece atenção do empregador é a prorrogação do período aquisitivo de férias para os empregados que tiveram seus contratos de trabalho suspensos. Neste caso, o período aquisitivo de férias será prorrogado na mesma quantidade de meses em que o contrato de trabalho esteve suspenso. Ex: Para o empregado que teria direito a férias a partir de janeiro, mas teve o contrato de trabalho suspenso por 02 meses, a data de início de suas férias será prorrogada para março do mesmo ano.

Ficou interessado e quer mais informações? Entre em contato com o Departamento Jurídico da CDL/BH  pelo chatbot no nosso site www.cdlbh.com.br, pelo telefone 3249-1666 ou pelo e-mail juridico@cdlbh.com.br.

Inscrições para o Prêmio CDL/BH de Jornalismo terminam neste domingo
25/02/2021 -
Confira essa e outras notícias desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro
Reta final das inscrições para o Prêmio CDL/BH de Jornalismo são destaques do clipping de hoje
24/02/2021 -
Fique por dentro dos principais assuntos desta quarta-feira, dia 24 de janeiro
Com as parcerias da CDL/BH, empresas já tiveram economia de 25%
24/02/2021 -
Certificado Digital gratuito, redução de despesas com energia elétrica, telefonia e planos de saúde, além de acesso a linhas de crédito são algumas das opções oferecidas pela entidade

Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento
Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.