1ª Reunião do Conselho Regional Savassi de 2014


 

Membros e representantes presentes:
Alessandro Runcini (Coordenador do Conselho); Leonardo Braga (CDL-BH Turismo); Major Marcellus Castro (Com. da 4ºCia da PMMG); Major Marcio (Guarda Municipal); Diego Pimenta Assessor do Vereador Marcelo Aro); Nelson Galizzi (Via Albuquerque); Silvana Barcelos (PBH- Regional Centro Sul); Aloysio Guedes Barra  (Gerência Regional de Políticas Sociais da PBH-Centro Sul ); Jairo Braga (Regional Centro-Sul); Jeferson Rios ( AMALOU);  José Anísio (GMBH/GEATE); Geraldo Rosa (GMBH/GEATE/Trânsito). Adriano Costa (Caderode);Sergio Hirle (CONVIR); Leandro (Takos); Paulo Cesar da Silva ( Ágata da Sorte Loterias); Jonas Willian (Sorvete Salada); Raquel de Carvalho (Salão Jefferson de Carvalho);Jefferson de Carvalho (Proprietário do Salão Jefferson de Carvalho); Helen Silva ( Institucional CDL-BH) e Alysson Guimarães (Institucional CDL-BH).
 
 
Assunto discutido em reunião:
 
 
Segurança na Savassi - Presença do Major Marcellus de Castro Machado, Comandante da 4ª Cia da PMMG; do representante da Gerência Regional de Políticas Sociais da PBH (População em Situação de Rua); do Coordenador do Programa de Lavadores e Guardadores de Carro da PBH, Guarda Municipal e outros órgão públicos.   
 
O Sr. Alessandro Runcini, Coordenador do Conselho Regional CDL Savassi iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e comentou sobre a insegurança pessoal e patrimonial na Savassi. 
 
Frisou que as câmaras de olho vivo da Savassi não estão funcionando e que a CDL/BH já solicitou a manutenção das câmaras; que a base comunitária da PMMG, que antes era permanente, não se encontra mais em tempo integral; sobre a existência de muitos lavadores e guardadores de carros ilegais e que a população em situação de rua está tomando conta do patrimônio publico na Savassi, como por exemplo, tomando banho e lavando roupas nas fontes e levando insegurança para o comercio, moradores e transeuntes, sendo que muitos abordam os mesmo para pedir e até mesmo ameaçar.
 
O Major Marcellus, novo Comandante da 4ª Cia do 1º Batalhão agradece o convite e esclarece que apesar da sensação de insegurança na Savassi teve um decréscimo nas ocorrências e que este fato é grave e tem que ser analisado.
 
Frisou que com relação às câmaras de olho vivo vai procurar saber como está o andamento da manutenção e dará um retorno. Já com relação à base comunitária, não tem como deixar em um ponto fixo porque a mesma atende 3 pontos, mas se tivesse mais uma base daria para deixar uma permanente na Savassi.
 
 
Durante a reunião o Maj. Marcellus fez duas propostas, que são:
 
1. Fazer uma campanha preventiva junto com um formulário que contenha questões que ajude a PMMG a identificar os pontos de atuação na região e aproveitar para aproximar os policiais dos lojistas e moradores (neste caso, o Sr. Alessandro propôs acompanhar o Major para visitar os lojistas da região, o que foi prontamente aceito). 
 
2. Fazer uma ação conjunta com os fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte para identificar quais são os lavadores e guardadores de carro que estão atuando ilegalmente (inclusive, foi marcado o dia da primeira ação conjunta na própria reunião do Conselho).  
 
O Sr. Aloysio Guedes Barra, Gerente Regional de Políticas Sociais da PBH-Centro Sul comenta que já está sendo feito um trabalho na regional e que depois da aprovação da Instrução Normativa eles estão conseguindo fazer muitas abordagens, mas frisa que o assunto é complexo.
 
Após longos aprofundamentos sobre o tema de “moradores em situação de rua” e “lavadores/guardadores de carro”, ficou decidido que a CDL encabeçaria uma reunião com os principais protagonistas (a saber, PM, PBH, MP, etc.) para tentar resolver de forma definitiva e para todos os bairros um assunto que vem preocupando bastante.
 
Estacionamentos Rotativos na Savassi – presença do Sr. SÉRGIO ROCHA - Gerente de Estacionamentos e Logística Urbana da Diretoria de Sistema Viário da BHTRANS.
 
O Sr. Sergio Rocha, Gerente de Estacionamentos e Logística Urbana da Diretoria de Sistema Viário da BHTRANS, passou todos os dados relacionados ao estacionamento rotativo da Savassi e se colocou a disposição para analisar casos isolados, caso haja alguma solicitação. 
 
Demandas:
 
? Cartilha – Prevenções de Segurança 
 
? Câmeras do Projeto Olho Vivo na Savassi – Major Marcellus Se encarregou de verificar como o funcionamento e como é feita a manutenção.
 
? Verificar como foi a ação conjunta com BHTrans, PMMG e Guarda Municipal com relação a fiscalização dos Guardadores e lavadores de carro que estão atuando ilegalmente na Savassi.  
 

Notícias Recentes

"Retomada acelerada poderá salvar empresas e empregos"
14/06/2021 -
Confira esta e outras notícias no clipping desta segunda-feira, dia 14 de junho
Comércio aumenta em 29,17% as vendas em semana do Dia dos Namorados
13/06/2021 -
Veja os destaques do clipping deste domingo, dia 13 de junho
Dia dos Namorados: data deve girar mais de R$ 2 bi na capital
12/06/2021 -
Confira esta e outras notícias no clipping deste sábado, dia 12 de junho
Dia dos Namorados promete movimentar comércio e setor hoteleiro
11/06/2021 -
Confira esta e outras notícias do clipping desta sexta-feira, dia 11 de junho

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Certificação Digital Possibilita comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa, permitindo assinatura digital de documentos eletrônicos
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja

... Carregando...