6ª reunião Conselho CDL Floresta


Belo Horizonte, 14/06/2011
Extrato de Ata: 6ª Reunião do Conselho CDL Floresta.

Diretores:
José Ângelo de Souza (Carla Calçados e Esportes),
Adriano Boscatte (Mixpel), - justificou ausência

Membros e representantes presentes:
Anna Edith (Associação de Moradores), Carlos Alberto (Vida Marinha), Elizabeth Sily Pestana (Unibh/Associação Moradores Floresta), José Aparecido Vianna (Regional Centro Sul), Regina Campos (JVC Publicidade),  Ronaldo Braga (Loja Baby Ltda.), Ronaldo Ferreira (Webtronic Informática), Uesirley Soares da Silva ( Prefeitura Municipal de Belo Horizonte), Túlio (Representando Willian Nogueira), Raquel Nascimento (Colégio Batista), Élcio Salomão (Tecnosys Informática), Maria das Graças (Moradora), Marisa Nazaré Silva (Ubirajara Joias) e Elizabete Cunha (Pizza Bar).

Participação em destaque:
Tenente Gerson Leitão Pereira (1º Batalhão da Policia Militar)
Aloysio Guedes Barra (Representante do Secretário Municipal da Regional Centro Sul-  Haley Andrade) 
Gladston da Silva Lage (Gerente dos Serviços de Acolhimento para a População de Rua - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte)
Lindalva Guimarães Mendes (Secretaria Municipal de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte).
José Adilson Gomes da Silva (Coordenador do Serviço de Acolhimento para população de Rua- Prefeitura Municipal de Belo Horizonte).
Capitão Brasil (Representando o Major Alexandre Magno – 20º CIA da Polícia Militar)
Tenente Geraldo Calácio Guimarães (20º CIA da Polícia Militar)


Pauta:

1. Moradores de Rua / Abrigo Belo Horizonte;
2. Revitalização dos passeios do bairro Floresta;
3. Campanha para limpeza do Viaduto Santa Teresa;
4. Retorno sacolas retornáveis;
5. Rede de Comércio Protegido.

1. Moradores de Rua/Abrigo Belo Horizonte

Membros ressaltam a insatisfação com o crescente número de moradores de rua na região do Floresta e entorno. Foi relatado que eles fazem uso de drogas, praticam sexo em vias públicas, estão envolvidos com roubos e furtos, utilizam as ruas como banheiro público e são responsáveis pelas sujeiras nas portas dos estabelecimentos e residências. Foi solicitado à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte uma posição quanto aos trabalhos de capacitação e atividades remuneradas durante o dia em troca de um espaço para passarem a noite. A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte explica os procedimentos e como são feitos os trabalhos de encaminhamento e retirada dos moradores de rua das vias públicas, mas lembra que muitos não querem ajuda e se recusam a saírem das ruas alegando conseguir dinheiro fácil e comida vindos da própria comunidade. Foi lembrando que, em casos de pessoas que queiram voltar para sua cidade de origem, a Rodoviária de Belo Horizonte possui um ponto de acolhimento ao imigrante capaz de fazer todo o encaminhamento do cidadão. A PBH e a Policia Militar fazem um apelo para que a comunidade local não forneça nenhum tipo de alimento ou dinheiro para os moradores de rua, e explica que esta prática contribui para a permanência destas pessoas nas vias públicas e não resolve a situação no qual eles se encontram. Cadastro de moradores de rua está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O bairro Floresta conta com uma Unidade de Recolhimento para Moradores de Rua, instalado na Rua Conselheiro Rocha, que tem capacidade para atender 400 pessoas, sendo 320 para moradores de rua e 80 para imigrantes.  

Demanda:
Continuar o assunto de moradores de rua e convidar:
• Secretaria Municipal de Assistência Social
• Pastoral de Rua
• Secretaria Municipal de Direitos Humanos

2. Revitalização dos passeios do bairro Floresta

Os passeios do bairro Floresta serão revitalizados de acordo com o Código de Posturas do Município. As calçadas contarão com o piso podotátil e rampas para melhoria da acessibilidade.

3. Campanha para limpeza do Viaduto Santa Teresa

Membros solicitam que seja intensificado os serviços de limpeza na parte inferior do Viaduto Santa Teresa. Foi relatado que a retirada do gradil contribuiu para a permanência de moradores de rua no local. Prefeitura informa que o local recebe uma equipe de limpeza que lava a região duas vezes ao dia e que os serviços de abordagem aos moradores de rua acontecem diariamente.

4. Retorno: sacolas retornáveis

Lojistas do bairro Floresta se uniram para a confecção de sacolas recicláveis utilizando tecido TNT. Empresas que já aderiram: Lojas Baby, Completa, Momo Confeitaria e a Mixpel.

5. Rede de Comércio Protegido

A Rede de Comércio Protegido esta sendo implantada no bairro Floresta com sucesso. Placas de identificação do projeto já estão sendo adquiridas pelos comerciantes no local. Reunião agendada para o dia 1º de julho tem como objetivo dar continuidade a implantação da rede. Sra. Elisabeth Sily passará informações sobre o horário e local da reunião. O Capitão Brasil, participou da reunião representando Major Alexandre Magno e falou sobre uma provável instalação de um POV (Posto Ostensivo de Vigilância) no centro comercial do bairro Floresta, mas que para isto será necessário equipá-lo com um computador, impressora e pintura.  O Conselho Regional Floresta vai envolver os lojistas e moradores na compra dos equipamentos, caso haja sua concretização da instalação. 
 

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades

... Carregando...