Moradores em situação de rua na Praça Raul Soares

Atuação Social

O diretor do Conselho Regional CDL Barro Preto, Fausto Izac, apresentou a indignação dos moradores e comerciantes que frequentam diariamente a Praça Raul Soares. O motivo da revolta é o grande número de moradores em situação de rua, que ocuparam o espaço. Quem ouviu as reclamações foi o secretário de Administração Municipal da Regional Centro-Sul, Marcelo de Souza e Silva.

Segundo Izac, a Praça Raul Soares se transformou um local para os moradores de rua acamparem, lavarem roupas, tomarem banho na fonte e fazerem suas necessidades. Aliado a tudo isso, diversos marginais aproveitam para se infiltrarem no meio desses moradores para cometerem crimes. O resultado disso é o medo das pessoas frequentarem o local.

Marcelo de Souza e Silva explicou que um tipo especial de Operação, chamada de Desassossego, esta prestes a ser realizado na Praça. O objetivo é mostrar para os moradores em situação de rua, alternativas de moradias oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Além disso, o secretário disse que é importante a população se apropriar da Praça, com diversas ações.

O Tenente da 5ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Carlos Alberto Soares, disse que muitas pessoas perguntam porque a PM não toma uma atitude. “Só podemos fazer algo, quando o morador em situação de rua cometer alguma contravenção. Acredito que o ideal seria uma ação conjunta com a PBH e o Ministério Público para buscar soluções”, afirmou o Tenente.

O diretor Fausto Izac propôs a criação de um grupo, com representantes de diversos setores, como PBH, PM, Ministério Público e o Conselho CDL Barro Preto para ir até a Praça Raul Soares e fazer uma visita técnica e avaliar possíveis ações na região.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing

5 dicas para driblar os obstáculos de acesso a crédito
27/11/2020 - Apoio ao Comércio