Precisamos nos reinventar a cada dia

Não há como negar que o país está passando por uma forte recessão econômica. Os indicadores de baixo crescimento estão em todos os setores, a renda tem diminuído e o índice de desemprego vem aumentando. E é nessa hora que, numa observação mais aguçada, conseguimos separar os empresários em dois grupos: os que se entregam ao pessimismo e os que mantêm o pé firme no chão avaliam o cenário e seguem em frente com otimismo e entusiasmo.

Em toda parte existe um grupo de empresários que arregaçou as mangas, resolveu agir e está com boas expectativas para seus negócios. Preocupados com uma gestão eficiente, eles estão fazendo ajuste no estoque, revendo os gastos e eliminando os excessos. E com planejamento, esperam crescer em 2016.

É preciso sair da zona de conforto e usar a criatividade para diversificar os produtos, serviços e fornecedores. Um bom exemplo vem dos empresários do segmento de papelarias, integrantes da Câmara Setorial de Papelarias da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Eles se uniram em sociedade e constituíram uma empresa que tem como finalidade exclusiva a compra em grande escala no atacado, em fornecedores e fabricantes. Dessa forma, eles conseguem um poder de negociação muito melhor. Com isso, as papelarias reduziram custos e mantiveram a qualidade dos produtos. E estão sobressaindo diante da concorrência. O segredo é não cruzar os braços e abusar da criatividade para superar a crise.

Precisamos nos reinventar a cada dia, sobretudo nestes tempos de economia adversa onde nossa atenção deve ser redobrada. Tudo muda, tudo avança, exigindo dos comerciantes uma crescente capacidade de adaptação e de absorção das novidades que podem ser aplicadas ao negócio.

Em síntese, precisamos ter em mente que, aconteça o que acontecer, da crise que nos aflige à rapidez das mudanças, devemos ser capazes de nos adaptar aos novos tempos e às novas exigências do mercado. Sem nos deixar contaminar pela histeria coletiva do pessimismo. A cada novo dia podemos decidir o que fazer com nossas 24 horas. Podemos cruzar os braços e deixar a vida nos levar, ou podemos arregaçar as mangas e fazer a diferença. Eu fico com a segunda opção. E acredito que você também, não é mesmo?

Levantamento mostra que número de inadimplentes em BH cresceu
23/04/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de abril.
Dia das Mães deve ser o melhor dos últimos sete anos para o comércio
23/04/2019 - CDL na Mídia
A expectativa é de crescimento de 2,43% no mês de maio, e que R$ 2,18 bilhões sejam injetados na economia da capital
Omni franchising, o próximo passo para as redes de franquia
23/04/2019 - Apoio ao Comércio
Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e, principalmente, uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Só 8% dos brasileiros conseguiram poupar para investir no ano passado
22/04/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira 22 de abril.

Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja