Funcionamento do comércio durante o Carnaval 2018

CDL na Mídia

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que neste ano houve alterações do funcionamento do comércio no período do carnaval. As lojas só estarão abertas no sábado, 10/02, e retornam com as suas atividades normais na quarta-feira de cinzas, após às 12 horas.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2017/2018, no domingo de Carnaval (dia 11/02) o comércio não poderá funcionar devido à comemoração do Dia do Comerciário, ocorrido em 30 de outubro de 2017.

Ainda segundo a Convenção 2017/2018, as Entidades Sindicais dos trabalhadores e Empregadores autorizaram que o comércio funcionasse no dia 8 de dezembro (feriado municipal de BH) e, em compensação, na segunda-feira de carnaval (12/02) o comércio não poderá abrir as portas.

Entretanto, mesmo que o empregador não tenha funcionado no feriado do dia 8/12, não poderá abrir o seu comércio na segunda-feira de carnaval de 2018, com a utilização da mão de obra de empregados.

No período do Carnaval de 2018, de 10 a 14 de fevereiro de 2018, o funcionamento do comércio de Belo Horizonte será da seguinte forma:

Dia

Funcionamento normal

Domingo

Comércio não funciona (Comemoração do Dia do Comerciário (cláusula 42 – parágrafo único da CCT 2017/2018)

Comércio não funciona

Comércio não funciona (Lei Municipal nº. 5.913 de 21/06/91)

Comércio não funciona até às 12h

(Lei Municipal nº. 5.913 de 21/06/91)

O funcionamento de lojas em shopping centers é definido por suas administrações, desde que não contrariem o que estiver previsto em lei.

Essas regras são aplicáveis às empresas e aos empregados vinculados ao Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM).

Levantamento mostra que número de inadimplentes em BH cresceu
23/04/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de abril.
Dia das Mães deve ser o melhor dos últimos sete anos para o comércio
23/04/2019 - CDL na Mídia
A expectativa é de crescimento de 2,43% no mês de maio, e que R$ 2,18 bilhões sejam injetados na economia da capital
Omni franchising, o próximo passo para as redes de franquia
23/04/2019 - Apoio ao Comércio
Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e, principalmente, uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Só 8% dos brasileiros conseguiram poupar para investir no ano passado
22/04/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira 22 de abril.

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento