Economia Estagnada

CDL na Mídia

Em setembro, na comparação ao mesmo mês do ano passado, a recuperação de crédito apresentou queda de 1,02%. Já na variação mensal (Set.18/Ag.18), o recuo foi de 14,59%.

Esse resultado negativo está atrelado a lenta recuperação da economia. “O processo de retomada da atividade econômica não tem sido no ritmo esperado e ainda não foi insuficiente para alavancar a geração de empregos e aumentar a renda dos consumidores. Por isso, os belorizontinos ainda estão com dificuldades para pagar os débitos e saírem do cadastro de negativados”, explica a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Ana Paula Bastos.

Quitação de débitos diminui entre todas as faixas etárias

Em setembro, houve queda na recuperação de crédito em todas as faixas etárias. O menor recuo no índice de cancelamentos de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL/BH foi entre as pessoas de 40 a 49 anos (-0,12%).

Na variação por gêneros, houve redução na recuperação de crédito tanto no público feminino quanto no masculino. Para as mulheres a retração foi menor (-1,92%). Já para os homens, o índice de queda foi de 2,03%. “Os homens geralmente estão atrelados às compras de maior valor agregado, o que pode acarretar possíveis dívidas em longo prazo e maior dificuldade para quitação dos débitos”, esclarece Ana Paula.

Número de dívidas pagas cai em setembro

Outro dado que também é calculado pelo indicador é o volume de dívidas que são quitadas. Nesse caso, houve queda de 13,5% em setembro, frente ao mês anterior (Set.18/Ago.18). “Agosto foi uma base muito forte de comparação por ter contado com a primeira parcela do 13º salário. Além disso, a inflação apresentou um crescimento de 0,57 ponto percentual em relação a agosto, o que contribui para a elevação do custo de vida. Estes fatores explicam o recuo”, comenta Ana Paula. Já na variação anual (Set.18/Set.17), o indicador caiu 9,73%.

Metodologia – Os indicadores de recuperação de crédito apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso.

 

 

Documentos em Anexo

Notícias Recentes

Levantamento mostra que número de inadimplentes em BH cresceu
23/04/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de abril.
Dia das Mães deve ser o melhor dos últimos sete anos para o comércio
23/04/2019 - CDL na Mídia
A expectativa é de crescimento de 2,43% no mês de maio, e que R$ 2,18 bilhões sejam injetados na economia da capital
Omni franchising, o próximo passo para as redes de franquia
23/04/2019 - Apoio ao Comércio
Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e, principalmente, uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Novo formato de crediário pelo cartão de crédito
23/04/2019 - Economia
Os Bancos vão oferecer uma nova forma de crediário via parcelas do cartão de crédito.

Notícias mais Populares

Vistas
Recomendadas
Compartilhadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você

... Carregando...