Inflação atinge 0,45% em outubro, maior índice para o mês desde 2015

Economia

Em relação a setembro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) recuou apenas 0,03 ponto percentual. No ano, o indicador acumula alta de 3,81%, e em 12 meses subiu para 4,56% —também abaixo da expectativa do mercado, de 4,67%.

Assim, a inflação em 12 meses está ligeiramente acima do centro da meta do Banco Central para este ano, de 4,5%.
Juntos, os grupos de alimentação e transportes foram responsáveis por 43% das despesas familiares e 71% da inflação do mês passado.

Alimentos e bebidas viram os preços acelerarem de 0,10% em setembro para 0,59% em outubro. Os destaques de alta foram o tomate (+51,27%) e a batata-inglesa (+13,67%). Na outra ponta, tiveram queda significativa a farinha de mandioca (-4,69%) e o leite longa vida (-2,6%).

Já o grupo de transportes desacelerou de 1,69% em setembro para 0,92% no mês passado, mas ainda exerceu o maior impacto sobre o IPCA de outubro.

Os combustíveis contribuíram 2,44%, representaram quase um terço do IPCA desse mês.

Todos os itens, no entanto, apresentaram desaceleração na passagem de setembro para outubro: etanol (de 5,42% para 4,07%), óleo diesel (de 6,91% para 2,45%), gasolina (de 3,94% para 2,18%) e gás veicular (de 0,85% para 0,06%).

A passagem aérea também desacelerou dos 16,81% de setembro, mas ainda ficou 7,49% mais cara em outubro.

No grupo habitação (0,14%), a energia elétrica subiu 0,12%, e o gás encanado, 0,65%.

Fonte: Folha de São Paulo

Levantamento mostra que número de inadimplentes em BH cresceu
23/04/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de abril.
Dia das Mães deve ser o melhor dos últimos sete anos para o comércio
23/04/2019 - CDL na Mídia
A expectativa é de crescimento de 2,43% no mês de maio, e que R$ 2,18 bilhões sejam injetados na economia da capital
Omni franchising, o próximo passo para as redes de franquia
23/04/2019 - Apoio ao Comércio
Ela mexe com todos os processos da companhia como operações, logística e distribuição, estratégia comercial, eficiência tributária, compras e abastecimento, tecnologia e, principalmente, uma transformação profunda na cultura da empresa que passa a ser centrada na geração da melhor experiência possível para o consumidor final.
Só 8% dos brasileiros conseguiram poupar para investir no ano passado
22/04/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira 22 de abril.

Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.