Perdeu ou teve os documentos roubados? Serviço da CDL/BH protege o consumidor para que dados não sejam utilizados indevidamente

Apoio ao Consumidor

Para reduzir o risco de ter os dados pessoais usados por golpistas, quando ocorre o extravio ou roubo de documentos e cheques, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) disponibiliza o SOS Cidadão. Gratuito, o serviço é de utilidade pública e, ao acioná-lo, o consumidor evita que seus documentos sejam utilizados indevidamente no comércio, em qualquer lugar do Brasil. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os cidadãos que têm seus documentos perdidos ou furtados estão mais suscetíveis a golpes e até mesmo prejuízos. “Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para aumentar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude”, comenta. Em épocas nas quais o número de pessoas nas ruas é maior e a atenção com os próprios pertences está menor, como no Carnaval e em outros feriados prolongados, esse risco aumenta.

Para utilizar o serviço, o consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. “Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao respectivo banco. Já no caso do cartão, deve-se informar à administradora”, explica o presidente da CDL/BH.

Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 240 inclusões por mês. Em 2018 foram realizadas 2.872 inserções no serviço. Só em janeiro de 2019 foram 239 cadastros.

 

Notícias Recentes

Inadimplência em Belo Horizonte é destaque entre os assuntos desta quarta-feira
26/06/2019 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 26 de junho.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento

... Carregando...