Estrutura de segurança e planejamento do Carnaval de BH são apresentados para empresários dos setores de comércio e serviços


Na manhã desta quarta-feira, 27, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) promoveu um café da manhã entre os empresários dos setores de comércio e serviços da capital e os órgãos públicos responsáveis pelo planejamento e segurança do Carnaval 2019 de Belo Horizonte. Estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Militar e Civil de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da BHTrans, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e lojistas de diversos segmentos que têm estabelecimentos em lojas de rua e shopping centers.

 

Durante o encontro foram apresentadas informações de como será realizado o policiamento durante os dias da festa, o número do efetivo nas ruas, a estrutura montada pelos diversos órgãos para acompanhar os desfiles dos blocos, o planejamento para as alterações do trânsito, fechamento de vias e mobilidade urbana, além de como será feita a limpeza da cidade após os eventos.

 

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, é muito importante essa interlocução entre o comércio e os organizadores do Carnaval da cidade garantindo segurança e infraestrutura necessária para todos. “A cada ano que passa, o planejamento do Carnaval está melhor. A cidade já adquiriu a expertise para organizar a festa, e essa integração de todos os órgãos de segurança, da BHTrans, da fiscalização da prefeitura, da SLU, é muito importante. Essa forma de trabalhar em conjunto dá segurança e motiva ainda mais o lojista a abrir suas portas”, explica o presidente da CDL/BH. “Precisamos pensar que, além dos foliões, os comerciantes, e também seus funcionários, precisam conseguir chegar para trabalhar e ir embora com tranquilidade. Dessa forma, as informações que foram apresentadas, são muito importantes para que o cidadão possa ter segurança e tranquilidade para aproveitar o Carnaval”, acrescenta.

 

Abaixo, alguns pontos de destaque nos posicionamentos dos representantes dos órgãos públicos presentes ao encontro:

 

Polícia Militar de Minas Gerais “Teremos 8.500 mil policiais distribuídos em toda a capital, garantindo segurança aos foliões desde o momento em que saírem de suas residências até aos locais do evento, incluindo as estações de metrô e ônibus. Teremos também a tecnologia agregada ao policiamento, como o uso de drones para monitoramento de aglomerações, uso de plataformas elevadas de observação para que os policiais consigam, com câmeras extremamente potentes identificar qualquer inicio de tumulto no meio da multidão.  Nesse período do Carnaval o maior número de ocorrências são o extravio de documentos, os furtos e os pequenos roubos. Para evitar esses incidentes, a estrutura da Polícia Militar estará disposta de forma que haja anéis de proteção em todas as áreas de concentração, identificando suspeitos e também indivíduos que já têm passagem pela Policia”.

Coronel Anderson de Oliveira – Comandante do Policiamento da Capital

 

Polícia Civil de Minas Gerais - “A Policia Civil estará reforçada em todos os plantões e em todas as carreiras. Teremos delegados, escrivães e investigadores em todos os plantões, além de uma delegacia móvel na Praça da Estação, local de grande concentração de público, para dar um atendimento mais ágil e mais humanizado as vítimas. Nosso objetivo é poder liberar, de uma forma mais rápida, as vítimas e também os policiais militares, que estarão realizando o policiamento extensivo. Além desta unidade na Praça da Estação, teremos uma delegacia móvel da Delegacia de Mulheres e o reforço na Delegacia de Menores, pois os estudos e estatísticas mostram que as ocorrências nessas áreas são as que acontecem com maior incidência no Carnaval. Como a Polícia Civil é a responsável por investigar e gerar provas de todos os ocorridos é muito importante esse reforço da Policia Civil”.

Dr. Wagner Sales – Chefe do 1° Departamento de Polícia Civil

 

Guarda Municipal - “Hoje é um dia especial para a guarda pois estamos renovando as nossas frotas e teremos novas viaturas para atender as demandas do Carnaval. Teremos aproximadamente 3 mil homens nas ruas, o que significa um esforço extra nas atividades da Guarda Municipal para oferecer e aumentar a sensação de segurança para todos os participantes dos blocos carnavalescos. Iremos alocar efetivos direcionados a cada bloco e faremos um trabalho em conjunto com a  Polícia Militar afim da otimizar os recursos. Teremos em alguns pontos, guardas que falam mais de um idioma, como por exemplo no Mercado das Flores. Em conjunto com a Belotur, esse é um referencial para atender os turistas de outros países que tenham vindo aproveitar o nosso Carnaval”.

Crislem Martins –  Inspetor da Guarda Municipal

 

BHTrans - “Estamos desde meados do ano passado fazendo reuniões com a Belotur, o Corpo de Bombeiros, os promotores dos blocos e outros órgãos para o planejamento do Carnaval. Assim conseguimos definir quais as áreas que chamamos de zona de maior concentração.  Nesses pontos iremos realizar áreas de fechamento permanente durante todo o Carnaval, o que irá facilitar a questão da informação, pois esses locais irão funcionar da mesma forma todos os dias. A nossa rede de transporte público terá um esquema de funcionamento especifico para o Carnaval. Dessa forma, as linhas que têm itinerário contemplado com algum ponto fechado, terão as rotas desviadas e o comunicado com as alterações já está sendo feito. Todas as informações sobre transporte público, fechamento de vias e alterações de trânsito já estão no site da Prefeitura de Belo Horizonte”.

Deusuite Matos – Diretora de Ação Regional e Operacional da BHTrans

 

Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) - “Fizemos um planejamento integrado com todos os órgãos organizadores do Carnaval, e com base nos dados sobre os trajetos dos blocos e na experiência de vários anos, elaboramos o  planejamento para esse ano. Para garantir a limpeza da cidade tivemos um incremento de mais de 60% no número de garis trabalhando no Carnaval. Estamos saltando de 800 garis em 2018 para 1.256 mil garis em 2019. É importante frisar para a população que o planejamento ordinário da SLU não muda a coleta domiciliar, a varrição rotineira e a capina. Esses serviços não serão afetados pelo Carnaval. Estamos realizando um investimento extra para que tanto o folião, como aquela pessoa que não participa do Carnaval, continuem sendo atendidos pela SLU. Esse ano temos uma novidade, que é um projeto de sustentabilidade em parceria com a Belotur, na qual serão contratados 130 catadores de cooperativas de Belo Horizonte que participam da rede da SLU para fazerem um trabalho de catação de material reciclado em 12 blocos. Desta forma, em três blocos por dia, teremos a presença desses catadores que serão remunerados tanto pelo serviço, quanto pela venda dos materiais”.

Pedro Assis Neto – Chefe de Departamento do Serviço de Limpeza da SLU

 

Corpo de Bombeiros – “Durante o Carnaval, o Corpo de Bombeiros estará presente na capital e em todo o Estado. No município de BH, vamos trabalhar especificamente com cerca de mil homens nas ruas, oferecendo mais segurança aos foliões. Estaremos com os bombeiros distribuídos nos principais pontos de concentração de público para que possamos chegar até a população com maior velocidade, tendo um tempo de resposta menor. Teremos também cinco postos médicos avançados, onde toda a população poderá ter um atendimento de imediato, sem precisar se deslocar para o hospital, além de bombeiros dentro dos blocos para caso surja alguma necessidade”.

Coronel Anderson Almeida - Comandante do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (1º COB)

 

Notícias Recentes

Inadimplência em Belo Horizonte é destaque entre os assuntos desta quarta-feira
26/06/2019 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 26 de junho.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde

... Carregando...