Feriado da Semana Santa e Tiradentes

Legislação e Justiça

Os dias 19/04 (Paixão de Cristo) e 21/04 (Tiradentes) são considerados feriados nacionais, conforme determina a legislação em vigor.

Diferente dos outros anos, a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020, firmada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte, não autorizou de forma expressa o labor dos empregados dos estabelecimentos comerciais no feriado do dia 21 de abril (Tiradentes).

Desta forma, por se tratar de feriado nacional, o comércio lojista não poderá funcionar nos dias 19 e 21 de abril de 2019, com o uso de mão de obra de empregados, conforme previsto no artigo 70 da CLT, sob pena de o infrator estar sujeito à multa, conforme previsto no artigo 75 da CLT.

Caso o lojista queira funcionar seu estabelecimento nos feriados sem a utilização de mão de obra de seus empregados, orientamos que não utilize parentes ou amigos, sob pena de ficar caracterizada a manutenção de empregado sem o devido registro. Recomenda-se que associe seu horário de trabalho, com o do seu vizinho de comércio, para que não fique sozinho, e atraia a possibilidade de furtos/roubos. 

Observação: Foi informado pelo Sindicato Patronal e Laboral que na próxima semana, no dia 16/04/19, haverá outra reunião para tentar chegar em um acordo sobre o funcionamento do comércio no feriado do dia 21/04/19, mas, até o presente momento, o posicionamento dos Sindicatos é pela não autorização. 

CALENDÁRIO DA SEMANA SANTA

DIA

funcionamento do comércio

15

     Normal

16

     Normal

17

     Normal

18

     Normal

19

     Feriado -Paixão de Cristo

20

     Normal

21

     Feriado - Tiradentes (Páscoa)

 

Data: 12/01/2019

Departamento Jurídico CDL/BH

Notícias Recentes

Empresas Simples de Crédito: criadas novas oportunidades de crédito aos pequenos empresários
25/04/2019 - Legislação e Justiça
Foi sancionada nesta quarta-feira (24) a Lei Complementar nº167/2019 que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC)
Com menos renda disponível, consumidores seguem com dificuldades para recuperar o crédito
25/04/2019 -
No acumulado dos últimos 12 meses foi registrada queda de 1,82% no número de inadimplentes que conseguiram regularizar suas pendências financeiras
Mercado de trabalho perde 43 mil vagas com carteira no País
25/04/2019 -
Leia as principais notícias desta quinta-feira, 25 de abril.

Notícias mais Populares

Seja um Associado »

Nossos Produtos

CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.

... Carregando...