Inovar para reinventar o varejo

24/09/2019 - CDL na Mídia

Marcelo de Souza e Silva

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Belo Horizonte (CDL/BH)

 

O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade, ele existe antes mesmo da invenção do dinheiro, por isso também é um dos segmentos da economia que mais é atingido pelas diversas transformações impostas pelo tempo. E conseguir acompanhar os desafios e mudanças que o mercado impõe diariamente aos empresários do varejo não tem sido uma tarefa simples, uma vez que nunca houve tantas alterações quanto às provocadas pela revolução tecnológica.

Durante muito tempo as pessoas precisavam sair de suas casas rumo aos grandes centros para comprar os produtos que necessitavam, enquanto os vendedores investiam em lojas localizadas em pontos estratégicos, com o objetivo de atender o maior número de consumidores possível. Mas esse formato, que funcionou muito bem durante séculos, não tem sido mais suficiente para se ter sucesso como comerciante.

O grande desafio do varejo, atualmente, é conseguir se adaptar às novas tecnologias e conseguir acompanhar as tendências para assim atrair e fidelizar seus clientes, pois a cada dia, a internet está mais presente nas relações comerciais. Termos como consumidor 2.0, inteligência artificial, business intelligence, consumidor multicanal ou omnichannel, estão cada vez mais presentes no cotidiano do varejo, mas ainda não são todos os empresários que realmente conseguem operar a transição de um modelo tradicional para o digital ou mesmo entender o próprio cliente, que agora exige, além do bem de consumo, uma experiência de compra diferenciada – o que inclui preço e sugestão de produtos, ofertas customizadas, facilidade nas opções de pagamento, comodidade e agilidade na entrega.

Vivemos uma verdadeira revolução do consumo, as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar. Em muitos casos, a conveniência é muito mais importante do que o preço das mercadorias. E foi pensando nesse contexto, no qual as empresas se veem na necessidade de buscar por avanços e novas ferramentas para melhorar seu negócio, que a Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (CDL/BH), incorporou a inovação como uma das bandeiras prioritárias de sua gestão. Temos buscado trabalhar focados em promovê-la em todas as frentes de atuação da CDL/BH.

Neste cenário, o contato com startups e novas ideias tem um papel muito importante. Por isso, a CDL/BH recebeu no segundo final de semana de setembro, o Startup Weekend Retail, evento mundial de inovação promovido pela Techstars e parceiros em diversos países. Essa foi à quinta edição Startup Weekend focado em varejo do País, e a primeira em Minas Gerais.

O evento, que foi realizado no Espaço Varejo Inteligente da CDL/BH, contou com a presença de mais de cem pessoas, entre mentores, participantes e voluntários. Durante as 54 horas do Startup Weekend foram geradas 38 ideias, entre elas 12 foram selecionadas e 11 startups se apresentaram na final para uma banca avaliadora que escolheu as três melhores soluções, todas focadas em algum problema dos setores de comércio e serviços.

E a escolha da CDL/BH para receber a primeira edição do Startup Weekend Retail de Minas Gerais foi justamente por sua história de inovação, tecnologia e apoio ao seu uso pelo varejo. Desde 2016 a Entidade realiza o programa Varejo Inteligente, e em junho deste ano inauguramos o primeiro ambiente de inovação dedicado ao pequeno e médio empresário, o Espaço Varejo Inteligente.

Traçar novos caminhos e fomentar a inovação nos setores do comércio e serviços de Belo Horizonte tem sido uma busca constante da CDL/BH. Esperamos que com o apoio a projetos como o Startup Weekend os empresários do varejo encontrem soluções inovadoras que otimizem o trabalho das empresas, reduzindo custos, aumentando a lucratividade, e tornando-as cada vez mais competitivas no mercado. Pois, esse é o objetivo da CDL/BH, trabalhar para oferecer soluções para os setores de comércio e serviços, fomentando junto o desenvolvimento econômico e social da cidade.

 

Notícias Recentes

Apelo da CDL/BH ao MP para que comércio de BH permaneça aberto está entre os destaques de hoje
11/08/2020 - CDL na Mídia
Saiba mais sobre os assuntos em evidência na mídia nesta terça-feira, 11 de agosto
Enviado pela CDL/BH, documento que pode a manutenção da abertura do comércio em BH continua em destaque no clipping de hoje
10/08/2020 - CDL na Mídia
Leia as notícias com maior repercussão na mídia nesta segunda-feira, 10 de agosto

Notícias mais Populares

Vistas
Recomendadas
Compartilhadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja

... Carregando...