Esclarecimento: funcionamento do comércio em BH

A CDL/BH informa aos empresários do comércio da capital que, mesmo com a vigência do Decreto Municipal 17.304/2020, publicado nesta quarta-feira, 18 de março, o comércio de rua que exerça as atividades não contempladas no referido decreto ESTÁ AUTORIZADO a funcionar na capital, desde que não represente risco de aglomeração de pessoas e mantenha restrição de público.

Vale ressaltar que, por força de Convenção Coletiva assinada nesta quinta-feira, 19 de março, pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte – SINDILOJAS BH - e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte, as empresas do comércio lojista abrangidas pelo SINDILOJAS BH, contempladas no referido acordo coletivo ficam IMPOSSIBILITADAS DA UTILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA DE SEUS EMPREGADOS no período compreendido entre os dias 20 de março e 17 de abril.

É preciso que os comerciantes adotem medidas para evitar o contágio pelo Coronavírus na capital, tais como a disponibilização do álcool gel para funcionários e consumidores.

Atividades com alvarás suspensos por força do Decreto 17.304/2020:
  • casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;
  • boates, danceterias, salões de dança;
  • casas de festas e eventos;
  • feiras, exposições, congressos e seminários;
  • shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas;
  • cinemas e teatros;
  • clubes de serviço e de lazer;
  • academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;
  • clínicas de estética e salões de beleza;
  • parques de diversão e parques temáticos;
  • bares, restaurantes e lanchonetes.
Categorias NÃO contempladas na convenção coletiva e, portanto, com autorização para utilizar mão de obra:
  • Comércio atacadista;
  • Comércio varejista de gêneros alimentícios;
  • Comércio atacadista de tecidos vestuário e armarinho;
  • Comércio varejista de maquinismos, ferragens, tintas e material de construção;
  • comércio varejista de automóveis e acessórios.

Análise do presidente da CDL/BH sobre o primeiro dia de funcionamento do comércio está entre os destaques do clipping de hoje
07/08/2020 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 07 de agosto
CDL/BH luta para legalizar MP que permite emitir Certificação Digital por videoconferência
07/08/2020 - Apoio ao Comércio
MP autoriza a emissão ou revalidação de certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras ? ICP Brasil, por meio de videoconferência.

Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você