CDL/BH aprova medidas do governo, mas não quer burocracia

22/03/2020 - Economia

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) considerou positiva a liberação de R$ 55 bilhões na economia pelo BNDES, anunciada na tarde deste domingo, 22, com o objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente econômico interno, principalmente para as micro e pequenas empresas.

A inserção de R$ 30 bilhões para crédito, com suspensão de seis meses de pagamento e de juros, para empresas que fizeram operações direta (empresas que pegaram empréstimos diretamente pelo BNDES) e indiretas (empresas que pegaram empréstimos por outros bancos repassadores do BNDES), além R$ 5 bilhões de crédito para capital de giro, fará com que as mesmas consigam pagar suas contas, se manterem operantes e levar um alívio ao seu caixa. “Porém, nós, da CDL/BH, ressaltamos a importância de que o acesso a este crédito seja bastante facilitado. Não pode ter burocracia”, alerta o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

A transferência de R$ 20 bilhões do PIS/PASEP para o FGTS fará com que a população tenha mais recursos para manterem suas necessidades básicas em um momento muito difícil, principalmente para os autônomos que não têm renda fixa, além disto o governo também disponibilizará R$ 200 por mês para este público.

Por último, a CDL/BH alerta que esta medida econômica não pode influenciar na prevenção à doença. “Certamente, a injeção na economia deste montante de recursos vai garantir a sobrevivência de muitas empresas e a garantia de manutenção dos empregos. No entanto, é preciso continuar seguindo as orientações para a prevenção da doença e assim salvarmos vidas, que é o mais importante", disse Souza e Silva.

Resumo das medidas
  • R$ 30 bilhões para crédito, com suspensão de seis meses de pagamento e de juros, para empresas que fizeram operações direta (empresas que pegaram empréstimos diretamente pelo BNDES) e indiretas (empresas que pegaram empréstimos por outros bancos repassadores do BNDES).
  • R$ 5 bilhões de crédito para capital de giro.
  • Transferência de R$ 20 bilhões do PIS/PASEP para o FGTS.

Análise do presidente da CDL/BH sobre o primeiro dia de funcionamento do comércio está entre os destaques do clipping de hoje
07/08/2020 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 07 de agosto
CDL/BH luta para legalizar MP que permite emitir Certificação Digital por videoconferência
07/08/2020 - Apoio ao Comércio
MP autoriza a emissão ou revalidação de certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras ? ICP Brasil, por meio de videoconferência.

Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você