CDL/BH Informa: como financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas

Se você tem uma média ou pequena empresa, a CDL/BH preparou um manual para você tirar suas dúvidas sobre como ter acesso à linha de financiamento lançada pelo Governo Federal destinada ao pagamento de funcionários.

1) O que é o Programa Emergencial de Suporte a Empregos?
  • É um programa desenvolvido pelo Governo Federal destinado à realização de operações de crédito com empresários, sociedades empresárias e cooperativas, com a finalidade de pagamento de folha salarial de seus empregados pelo período de 2 meses, limitado ao valor de 2 salários mínimos por empregado.

2) Quem poderá participar do Programa?
  • Os empresários, as sociedades empresárias e cooperativas com receita bruta anual no exercício de 2019 superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 10.000.000,00.
  • A receita bruta será considerada observando-se o conceito de grupo econômico.
  • Não poderão participar do Programa as sociedades de crédito.

3) Quais são as condições para participar do Programa?
  • ter a sua folha de pagamento processada pela instituição financeira em que foi feita a adesão ao programa;
  • fornecer informações verídicas;
  • não utilizar os recursos para finalidades distintas do pagamento de seus empregados;
  • não rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho de seus empregados no período compreendido entre a data da contratação da linha de crédito e os 60 dias após o recebimento da última parcela da linha de crédito.

4) Qual a penalidade pelo não cumprimento das condições de participação do Programa?
  • O vencimento antecipado da dívida.

5) Quem está responsável pelas operações de crédito do Programa?

• 15% do valor de cada financiamento será custeado com recursos próprios das instituições financeiras participantes;
  • 85% do valor de cada financiamento será custeado com recursos da União alocados ao Programa.

6) Quem suportará o risco do inadimplemento?
  • O risco de inadimplemento de eventuais perdas financeiras serão suportadas pelas instituições financeiras e pelo Governo na proporção da sua contribuição para o financiamento.

7) Até quando as Instituições Financeiras poderão realizar os financiamentos?

Até 30/06/2020, observados os seguintes requisitos:
  • taxa de juros de 3,75% ao ano sobre o valor concedido;
  • prazo de 36 meses para o pagamento;
  • carência de 06 meses para início do pagamento, com capitalização de juros durante esse período.

8) As empresas estarão sujeitas à análise de crédito?
  • Sim. As Instituições Financeiras seguirão suas políticas próprias de crédito, podendo observar restrições em sistemas de proteção ao crédito e registros de inadimplência no sistema de informações do Banco Central do Brasil nos 06 meses anteriores à contratação, ficando dispensadas de algumas exigências, tais como: Certidão de quitação referente à relação anual de informações sociais (RAIS), comprovante de regularidade eleitoral, certificado de Regularidade do FGTS, certidão Negativa de Débito - CND do INSS, consulta ao Cadastro Informativo de inadimplência em relação à Administração Pública (CADIN), dentre outras.

9) Quem realizará as fiscalizações dos financiamentos do Programa?
  • Compete ao Banco Central fiscalizar o cumprimento, pelas instituições financeiras participantes, das condições estabelecidas para as operações de crédito realizadas no Programa Emergencial de Suporte a Empregos.

Análise do presidente da CDL/BH sobre o primeiro dia de funcionamento do comércio está entre os destaques do clipping de hoje
07/08/2020 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 07 de agosto
CDL/BH luta para legalizar MP que permite emitir Certificação Digital por videoconferência
07/08/2020 - Apoio ao Comércio
MP autoriza a emissão ou revalidação de certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras ? ICP Brasil, por meio de videoconferência.

CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.