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Iniciativa pioneira: CDL/BH disponibiliza o Deacon – Departamento de Assistência ao Consumidor desde 1988

Apoio ao Comércio


O Deacon, criado pela CDL/BH em 1988, antes mesmo do advento do código de defesa do consumidor, publicado em 1990, atua especialmente em caráter preventivo oferecendo assistência gratuita aos consumidores. A atividade principal do departamento é intermediar, junto aos associados da CDL/BH, as reclamações de registros no SPC e infrações à legislação consumerista visando evitar e/ou atenuar prejuízos e demandas judiciais.


 


Além disso, o Deacon também esclarece dúvidas acerca da legislação consumerista e relacionadas ao banco de dados SPC.


 


Único serviço do gênero disponibilizado pela iniciativa privada e que não trabalha com medidas punitivas, o Deacon no ano de 2016 realizou 23.328 atendimentos, com uma média de 1.944 atendimentos/mês e 97 atendimentos/dia. Os principais atendimentos, referentes ao código de defesa do consumidor, incluem prazo de prescrição da informação disponibilizada pelos bancos de dados, troca de mercadoria, direito de arrependimento e prazo que o associado tem para exclusão do nome do consumidor no SPC.


 


Com isso, a CDL/BH oferece a você, associado, uma solução pacífica para seus problemas com os consumidores, evitando prejuízos e demandas judiciais.


 


O atendimento do Deacon é feito por telefone, e-mail, carta ou pessoalmente, de forma gratuita, de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 14:30 horas, na CDL/BH, Avenida João Pinheiro, nº 495, bairro Boa Viagem, telefone 3249-1700 e e-mail: deacon@cdlbh.com.br.


 


 


Érica da Paz Ribeiro


Advogada – CDL/BH


 


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