A campanha Eleições 2022: o comércio em ação é uma iniciativa da CDL/BH, com o apoio de outras entidades empresariais, para defender uma pauta mínima de temas importantes para o desenvolvimentos dos setores de Comércio e Serviços.
Durante o período da corrida eleitoral, os empresários e candidatos por Minas Gerais poderão demonstrar o seu apoio às pautas em defesa do empreendedorismo.
Junte-se a esse movimento pela retomada do crescimento econômico, do investimento e do emprego em Minas Gerais e no Brasil.
96% dos estabelecimentos
em Minas Gerais são MEI, microempresas ou de pequeno porte.
3.415.771 empregos gerados em Minas Gerais no setor de Comércio e Serviços.
70% do PIB de Minas Gerais são das atividades de Comércio e Serviços.
1.972.033 estabelecimentos em Minas Gerais são pequenos negócios.
Redução do custo para contratar empregados e diminuição da tributação sobre a folha de pagamento, promovendo avanços na legislação trabalhista para facilitar as contratações.
Simplificação dos procedimentos, tempo e custo necessários para que uma empresa obtenha alvarás e licenças junto à Administração Pública.
Diminuição do volume de normas jurídicas que regulam as relações comerciais e a simplificação do arcabouço jurídico.
Simplificação da entrega das obrigações acessórias para um formato que seja mais ágil e eficiente para as empresas.
Redução da burocracia para abertura e fechamento de empresas.
Fortalecimento da segurança jurídica nas relações comerciais, promovendo clareza, estabilidade e previsibilidade das normas e atos da Administração Pública.
Simplificação e diminuição da carga tributária.
Atração de investimentos para o Estado.
Estímulo à geração de empregos.
Ampliação do acesso ao crédito para micro e pequenas empresas.
Promoção de políticas públicas específicas de incentivo às micro e pequenas empresas.
Aprimoramento de ferramentas e indicadores de monitoramento da atividade econômica.
Políticas públicas que favoreçam o diálogo entre o setor produtivo, ecossistemas de inovação e a academia.
Estímulo à inovação e à adoção de tecnologia para solucionar os desafios dos pequenos negócios.
Incentivo à digitalização nas empresas.
Fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Atração e o desenvolvimento de startups.
Aceleração do processo de instalação de antenas com tecnologia 5G.
Formação e capacitação de mão de obra na área de tecnologia e inovação.
Obras de infraestrutura para alavancar a capacidade logística de regiões comerciais do Estado.
Legislação urbanística e políticas de mobilidade que incentivam o desenvolvimento do espaço urbano e promovem o acesso facilitado de consumidores e trabalhadores aos centros comerciais.
Prevenção da criminalidade praticada contra o comércio, visando garantir um ambiente de segurança e tranquilidade.
Incentivo à revitalização de espaços públicos e ações que viabilizem a manutenção da iluminação, limpeza, conservação de parques e praças, entre outras melhorias urbanas.
Criação de instâncias de participação e fortalecimento do diálogo com as entidades empresariais de comércio e serviços para formulação, implementação, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas para o setor produtivo.
Avanço na construção da linha 2 do Metrô de Belo Horizonte e obras de modernização e ampliação da linha 1.
Tanto comerciantes quanto candidatos por Minas Gerais podem participar dessa campanha e dar o seu apoio aos temas prioritários e propostas relevantes para o setor comercial e de prestação de serviços.
Faça parte desse movimento!