Imprensa - 25 de fevereiro de 2015 Cai número de consumidores recuperando crédito Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 25 de fevereiro de 2015 – O volume de pessoas que recuperou o crédito junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) caiu 5,55% em janeiro de 2015 quando comparado com dezembro de 2014. De acordo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, essa queda no número de cancelamentos é causada, principalmente, pelo fato da renda do consumidor já estar comprometida com as obrigações de início do ano como impostos (IPTU, IPVA, etc), reajustes de tarifas e despesas escolares. “O consumidor fica com menos recursos para pagar as dívidas em atraso”, explicou Ana Paula. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2014) houve queda de 1,32% no volume de pessoas que recuperou o crédito. Para a economista da CDL/BH a desaceleração da economia, os altos níveis de inflação, os reajustes de tarifas e as taxas de juros em patamares maiores causaram efeitos negativos na renda das famílias e na confiança do consumidor. “O pagamento das contas ficou comprometido, assim como a recuperação das pendências em atraso”, disse. Acumulado – O mês de janeiro de 2015 apresentou um menor número de pessoas que recuperou o crédito desde julho de 2014, quando a inflação começou a apresentar um crescimento mais forte. Os consumidores do sexo feminino foram os responsáveis pelo maior número de cancelamentos em janeiro (50,83%). Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos (27,48%) ocorreu na idade de 30 a 39 anos e a minoria (7,85%) na faixa de 18 a 24 anos. O percentual das outras faixas etárias foi: consumidores com idade de 40 a 49 anos (23,29%); de 50 a 64 anos (20,9%); de 25 a 29 anos (10,57%) e acima de 65 anos (9,89%).