Em que posso ajudar?

WhatsApp
Indicadores e Pesquisas -

Leia o artigo do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva: Comércio de BH: tradicional e vanguardista

Fique por dentro do clipping deste sábado

CDL/BH
Artigo – Marcelo de Souza e Silva : Comércio de BH: tradicional e vanguardistaO Tempo – Home – MG – Online – 06/01/2024Comércio de BH: tradicional e vanguardista Capacidade de mesclar as tradições e o novo Publicado em 6 de janeiro de 2024 | 11h20 Por Marcelo de Souza e Silva Publicado em 6 de janeiro de 2024 | 11h20 — Foto: Ilustração/O Tempo Jornal O Tempo – 06/01/2024 Chegamos a 2024 com boas perspectivas econômicas , tanto para o Brasil quanto para Belo Horizonte.
CDL/BH – Ação
Ponto CDL retrata a história de BH com foco no comércioEstado de Minas – – – MG – 24 – 06/01/2024Ponto CDL/BH retrata a história de BH com foco no comércio FOTOS: TÚLIO SANTOS /EM D. A PRESS JULIA SALIM” O comércio é um fator importante para o desenvolvimento das cidades e, em Belo Horizonte, não foi diferente. A capital mineira cresceu e construiu a própria trajetória com o auxílio dos centros comerciais, lojas, mercearias e mercados implantados para atender os belo-horizontinos.
Ponto CDL/BH retrata a história de BH com foco no comércioEstado de Minas – Home – MG – Online – 06/01/2024 – Julia SalimHistórias de BH de ontem, hoje e amanhã O comércio é um fator importante para o desenvolvimento das cidades e, em Belo Horizonte, não foi diferente. A capital mineira cresceu e construiu a própria trajetória com o auxílio dos centros comerciais, lojas, mercearias e mercados implantados para atender os belo-horizontinos. Para valorizar esse ponto de vista da história, foi criado, em 2019, o Ponto Cultural CDL, que conta sobre a relação de BH com o comércio desde a fundação, no século 19 até os dias atuais.
CDL/BH – Economia
Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)Agência Minas – Home – MG – Online – 05/01/2024Maurício Tizumba, Pereira da Viola e oito folias do interior e da capital participam da comemoração que encerra Natal da Mineiridade ícone de compartilhamento O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Cemig, e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções.
Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)Bomba Bomba – Home – DF – Online – 05/01/2024 – Guilherme PontesO Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , em parceria com a Cemig , e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções. O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior.
Agência Minas Gerais | Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)Jornal O lince – Home – MG – Online – 05/01/2024O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Cemig, e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções. O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior.
Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade, neste sábado (6/1)Novo Cantu Notícias – Home – SP – Online – 05/01/2024 – Novo Cantu NotíciasMaurício Tizumba, Pereira da Viola e oito folias do interior e da capital participam da comemoração que encerra o Natal da Mineiridade O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade. A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , em parceria com a Cemig , e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções.
Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade, neste sábado (6/1)A Notícia Digital – Home – PR – Online – 05/01/2024Maurício Tizumba, Pereira da Viola e oito folias do interior e da capital participam da comemoração que encerra o Natal da Mineiridade O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade. A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , em parceria com a Cemig , e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções.
Para quase 70% dos lojistas vendas do Natal foram satisfatóriasGazeta de Pinheiros – Home – SP – Online – 06/01/2024Pesquisa da CDL/BH mostra que promoções foram a principal estratégia para atrair clientes e que a movimentação nas lojas foi intensa às vésperas da data Assessoria de Imprensahttps://www.cdlbh.com.br/imprensa/para-quase-70-dos-lojistas-vendas-do-natal-foram-satisfatorias/ Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que as vendas do Natal atenderam ou superaram as expectativas de 69% dos comerciantes da capital mineira.
Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)Jornal Bairros Net – Home – MG – Online – 06/01/2024 – Paulo Cesar ReisREDAÇÃO – O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa é do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , em parceria com a Cemig , e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções. O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior.
Agência Minas Gerais | Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábado (6/1)O diário de barretos – Home – SP – Online – 06/01/2024O Dia de Reis será comemorado neste sábado (6/1) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Cemig, e tem realização da Casulo Cultura e Full Produções. O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior.
Belo Horizonte: Folia de Reis terá atrações e cortejo na Praça da Liberdade neste sábadoDe Fato Online – HOME – MG – Online – 06/01/2024 – Gustavo Bretas, Gustavo LinharesO Dia de Reis será comemorado neste sábado (6) com celebração especial, a partir das 18h, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte . O cortejo marca o encerramento do Natal da Mineiridade, período de 36 dias que contou com extensa agenda de atrações em Belo Horizonte e cidades do interior. A programação conta com participação do cantor e compositor Maurício Tizumba, que receberá o violeiro Pereira da Viola, e oito folias da capital e do interior, como a Folia de Santos Reis (Conjunto Paulo VI), Pastorinhas da Tapera, Folia de Santos Reis e São Sebastião com Proteção de São José, Folia de Reis de Dona Guidinha e Folia de Santos Reis (Vespasiano).
Cidades
Transporte e preço da passagem já estão na mira das campanhasO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 06/01/2024Foco. Mobilidade está entre as atribuições mais importantes do gestor, diz analista Preço das passagens de onibus vai pautar a campanha eleitoral Transporte coletivo é considerado o principal problema de BH pelo eleitor Quatro dos 12 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro já foram a público para condenar o aumento das passagens no fim do ano passado e a atitude do Executivo municipal em relação às empresas de ônibus da cidade.
Economia – Política
Lira e Pacheco articulam para 2024 votações que contrariam o governo e o STFExame – HOME – SP – Online – 05/01/2024Reforma administrativa e mandatos para ministros do Supremo estão entre as pautas encampadas pelos presidentes das duas Casas, em último ano no cargo No último ano à frente da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) articulam para emplacar projetos com potencial de gerar atrito com o governo e o Supremo Tribunal Federal ( STF ).
Frete marítimo dispara 170% com ataques no Mar Vermelho e afeta comércio globalO Globo – Home – RJ – Online – 05/01/2024Custo de transporte de carga nas principais rotas mundiais já é o dobro do praticado até 2019. Crise só não é maior do que a do auge da pandemia de Covid, em 2020 Os ataques dos rebeldes Houthi iemenitas a navios mercantes que se dirigem para o Canal de Suez através do Mar Vermelho estão causando uma das maiores perturbações no comércio global desde a pandemia.
Dólar recua com movimento de realização mesmo após dados de emprego fortes nos EUATerra – HOME – SP – Online – 05/01/2024 – Luana Maria BeneditoO dólar saltou brevemente frente ao real nesta sexta-feira, imediatamente após a divulgação de dados fortes de emprego dos Estados Unidos, mas a moeda logo perdeu fôlego e passou a cair depois de atingir a maior cotação intradiária em quase 20 dias. Por volta de 11h23 (de Brasília), o dólar à vista caía 0,44%, a 4,8855 reais na venda. Mais cedo, imediatamente após a divulgação dos dados norte-americanos, o dólar chegou a subir 0,69%, a 4,9410 reais na venda, pico intradiário desde 18 de dezembro.
Inflação na zona do euro acelera em dezembro para 2,9% na comparação anualEstado de Minas – Home – MG – Online – 05/01/2024A inflação na zona do euro acelerou em dezembro para 2,9% na comparação anual, principalmente devido aos preços da energia, quebrando uma tendência descendente, anunciou a agência europeia de estatísticas Eurostat nesta sexta-feira (5). Depois de atingir os 2,4% em novembro, esta aceleração da inflação, a primeira desde abril do ano passado, corresponde às previsões dos analistas consultados pela Bloomberg e reforça a opinião do Banco Central Europeu (BCE) de que a batalha para travar a inflação não terminou.
Câmara dobra multa para uso irregular dos apartamentos funcionais de deputadosExame – HOME – SP – Online – 05/01/2024 – Estadão ConteúdoO documento aponta também critérios de prioridade para determinados parlamentares ocuparem os imóveis vagos Um ato assinado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no último dia 29 de dezembro estabeleceu novas datas para a devolução dos apartamentos funcionais dos parlamentares e ampliou a multa para quem atrasar sua desocupação. O documento aponta também critérios de prioridade para determinados parlamentares ocuparem os imóveis vagos.
A barreira do mercado de trabalho para corte de juros nos EUAExame – HOME – SP – Online – 05/01/2024Investidores precificam menor chance de corte de juros em março e reduzem a aposta para juro abaixo de 4% no fim do ano Dados do mercado de trabalho americano divulgados nesta primeira semana do ano colocaram em xeque as perspectivas mais otimistas para o ciclo de corte de juros nos Estados Unidos . A última decepção nesse sentido foram os números oficiais de dezembro, que saíram nesta sexta-feira, 5.
Após renunciar, primeiro-ministro de Portugal é suspeito de prevaricaçãoO Globo – Home – RJ – Online – 05/01/2024António Costa foi apontado como um dos investigados pelo Ministério Público por tráfico de influência; dias depois, o órgão admitiu ter confundido o governante com ministro da Economia, de mesmo nome O primeiro-ministro de Portugal , António Costa, que renunciou em novembro do ano passado após ser surpreendido pela notícia de que estava sendo investigado pelo Ministério Público por suposto tráfico de influências, é agora suspeito de prevaricação, segundo informou a imprensa local, nesta sexta-feira.
“Anarcocapitalista” Milei reaproxima Argentina do Ocidente?Terra – HOME – SP – Online – 05/01/2024Novo presidente argentino promete agilizar seriamente o país, também no palco internacional. Livre-comércio e dólar sim, Mercosul talvez, Brics não. Menos Rússia e China, mais União Europeia e Estados Unidos.Nenhum país deve tanto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) quanto a Argentina. Atualmente são 31,1 bilhões de dólares. Nesta sexta-feira (05/01), representantes da instituição americana chegam a Buenos Aires para conversar com o governo sobre os pagamentos do empréstimo.
Após saída de Datena, PDT marca evento para formalizar o apoio a Boulos à prefeitura de SPUOL – HOME – SP – Online – 05/01/2024O Partido Democrático Trabalhista (PDT) irá formalizar o apoio à candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para a Prefeitura de São Paulo na próxima terça-feira, 9. O evento está marcado para 13h e será no diretório municipal do partido na capital paulista. Além de Boulos, estão confirmadas as presenças do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente municipal do PDT, Antonio Neto.
‘Acho que o BC errou na dose e segurou demais a economia’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B7 – 06/01/2024 – Rubens MeninAcho que o BC errou na dose e segurou demais a economia! Para empresário, autoridade monetária poderia ter iniciado o corte dos juros bem antes do que fez ENTREVISTA Dono do banco Inter, da Log e da CNN Brasil, o empresário é o fundador e presidente da construtora MRV Engenharia CIRCE BONATELLI em Quando a posse do governo Lula ainda era recente e havia uma briga com o Banco Central para se baixar os juros no País, o empresário Rubens Menin (controlador de MRV, Inter, Log e CNN Brasil) foi dos primeiros fora da política a endossar o coro pelo corte da Selic, ainda em fevereiro de 2023.
A arte de superar a destruição e a truculênciaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2,3,4 – 06/01/2024 – Ingrid SoaresQuase um ano depois dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional ainda estão em processo de recuperação de obras de arte, telas, tapeçaria, esculturas e mobiliário A democracia e a arte derrotaram a barbárie depredados pelos extremIstas. “Estamos trabalhando em defesa da Constituição, do direito das pessoas de acessarem o patrimônio.
A dúvida dos líderesCorreio Braziliense – Política – DF – 4 – 06/01/2024A Dúvida dos líderes Ao incluir outros setores na medida provisória que onera a folha de pagamentos, o governo Lula deu aos seus cardeais no Parlamento uma boa justificativa para evitar a devolução da proposta. Porém, não garantiu que a MP será analisada. O “fatiamento” está em estudo para devolver somente a parte do texto aprovado pelo Congresso no ano passado.
A esquerda que elege TrumpFolha de S. Paulo – Política – SP – A9 – 06/01/2024 – Joel Pinheiro da FonsecaContaminação do discurso democrata pelas políticas identitárias faz ex-presidente prosperar Demétrio Magnoli Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial” É doutor em geografia humana pela USP Trump bebe no copo do nazismo: há pouco, parafraseando o “Mein Kampf”, alertou para o “envenenamento do sangue americano” pelo influxo de imigrantes hispânicos.
AGORA, VAIEstado de Minas – Política – MG – 5 – 06/01/2024 – BrasíliaO presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDMG), não pretende esperar até depois do carnaval para que esse problema seja resolvido. E muitos líderes, os da oposição em especial, só virão a Brasília na semana que vem porque está marcada reunião na sala de audiências do Senado, terça-feira, às 10h. “O governo veio com a derrubada do veto. Aprovamos o projeto, ele vetou, derrubamos o veto e agora o governo derruba a nossa derrubada.
As batalhas de HaddadO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – Capa,A3 – 06/01/2024O ministro acertadamente chamou o PT para a briga entre uma agenda econômica responsável e a gastança. As batalhas de Haddad O ministro acertadamente chamou o PT para a briga e convocou o único nome capaz de arbitrar o conflito entre a agenda econômica responsável e a gastança defendida pelo partido e soube escolher bem as batalhas de 2023 para colher vitórias em sua agenda econômica,o ministro Fernando Haddad iniciou o ano reafirmando sua capacidade de enfrentar as brigas certas e com alvo definido: a artilharia do PT.
Balança comercial bate recorde em 2023Correio Braziliense – Economia – DF – Capa,8 – 06/01/2024Brasil registra recorde na balança comercial em 2023 Balança comercial bate recorde em 2023 > EDLA LULA O saldo na balança comercial brasileira alcançou US$ 98,8 bilhões em 2023, valor recorde da série histórica iniciada em 1989. O superávit é resultado de US$ 339, é bilhões em exportações e de US$ 240,8 bilhões em importações. O relatório divulgado ontem pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostra que o saldo expressivo, próximo dos US$ 100 bilhões, foi explicado, principalmente, pela queda em 11,7% das importações, enquanto nas exportações houve alta de 1,7%.
Balança comercial fecha 2023 com superávit de US$ 98,8 biFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,A15 – 06/01/2024 – Geraldo AlckminA balança comercial brasileira encerrou 2023 com superávit recorde de US$ 98,8 bilhões, ultrapassando com folga o saldo do ano anterior, quando as exportações superaram as importações em US$ 61,5 bilhões.
Bolsa Família falha no estímulo ao empregoO Globo – Opinião – RJ – 2 – 06/01/2024 – Fernando Henrique CardosoBolsa Família falha no estímulo do emprego Pesquisa constatou associação entre ampliação do programa e menor participação na força de trabalho, os programas de transferência de renda são uma das maiores conquistas do Brasil neste século. Inspirado no projeto do governo Fernando Henrique Cardoso, o Bolsa Família, lançado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, consolidou a ideia de que os mais pobres precisam de ajuda do Estado.
Calcinha com bolsoO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 06/01/2024 – Carlos Alberto SardenbergCARLOS ALBERTO SARDENBERG O que a calcinha com zíper ensina sobre o Brasil Calcinha com bolso pareceu na categoria esperteza: calcinha com bolso de zíper, na frente, para levar o celular. Novidade para o carnaval vai, espécie de contra malandragem para escapar dos furtos, devidamente anunciada nos sites de roupas femininas. Coloque no Google “calcinha com bolso”, e aparecem diversas opções de modelos e preços.
Congonhas busca diversificar economiaDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – Capa,9 – 06/01/2024Congonhas busca reduzir dependência da mineração Projeto de diversificação prioriza turismo, agricultura, inovação e economia criativa CARLOS ALBERTO / IMPRENSA MG Dividida em duas vocações, a mineração e a cultura, Congonhas, na região Central de Minas Gerais, 1 planeja diversificar a sua economia, k & tornando-se menos dependente da =. exploração mineral. A mudança no perfil do município é baseada em quatro setores estratégicos: turismo, agricultura, inovação / tecnologia e economia criativa.Para fomentar a mudança, foi criado um fundo com até 10% da receita da Cfem, destinado às quatro áreas prioritárias.
De olho na ‘agenda verde’, governo quer ‘seguro’ contra sobe e desce do dólarO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1 – 06/01/2024 – BrasíliaE&N Sem abrir mão do câmbio flutuante AS Ble B2 Governo quer seguro contra alta do dólar de olho na agenda verde – Parceria com BID garante de inicio US$ 3,4 bi política cambial é o novo foco da equipe econômica. O câmbio flutuante continua, mas serão criados “seguros” para proteger investidores do sobe e desce do dólar em relação ao real. O plano é lançar instrumentos financeiros para reduzir os riscos atrelados à volatilidade do dólar e destravar os investimentos estrangeiros no Plano de Transformação Ecológica – a “agenda verde”, Esses mecanismos de proteção combaterão cobertura inicial de até US$ 3,4 bilhões e serão voltados a investidores de longo prazo.
Denúncias de agressão contra mulheres crescem 13% em BHEstado de Minas – – – MG – Capa,22,23 – 06/01/2024 – Jair Amaral€ NÚMERO 29. é 40 e R$ 4,00 BELO HORIZONTE, SÁBADO, é DE JANEIRO DE 2024 VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DENÚNCIAS CRESCEM 13% EM BH Dados apontam 17.234 registros até novembro de 2023, contra 15.233 em 2022 Sob o fantasma do medo e do desamparo, somado à sombra da impunidade masculina, o número maior de casos de sofrimento feminino no lar escancara uma dura realidade para muitas belo-horizontinas.
Depois dos LPs, quem está de volta são as fitas VHSO Estado de S. Paulo – C2 – CULTURA & COMPORTAMENTO – SP – Capa,C6,C7 – 06/01/2024 – WashingtonFormato revivido CheCK IN Depois dos LPs, nostalgia traz de volta as fitas VHS Depois dos LPs, quem está de volta são as fitas VHS REIS THEBAULT THE WASHINGTON POST istema do mêstico de vídeo. Até mesmo o nome parece anacrônico. Já se passaram quase 20 anos desde que o último grande filme foi lançado nesse formato desajeitado, um retângulo de plástico do tamanho de uma caixa de lasanha congelada.
Desvendando o mercado de carbonoEstado de Minas – Opinião – MG – 11 – 06/01/2024O Brasil, especialmente com a iminente sanção presidencial ao aguardado Projeto de Lei nº 412/2022, de relatório da senadora Leila Barros (PDT-DF), o atual momento do mercado de carbono evidencia um período de profunda transformação. O PL tem o objetivo de estabelecer um limite para as emissões de dióxido de carbono (CO2) lançados na atmosfera pelas empresas e, ao obter a aprovação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), o país se projeta à vanguarda da regulamentação ambiental, procurando não apenas mitigar as emissões, mas também encontrar oportunidades econômicas substanciais.
Falatório não reduz criminalidadeO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – Capa,A3 – 06/01/2024????????????????? Falatório não reduz criminalidade Com incurável mania de grandeza e confusão entre comunicação pública e governamental, o PT combate um problema real e lida fe a a “da “a is uma certeza nos métodos de gestão lulopetistas: resultados modestos em áreas centrais, dificuldades em programas governamentais, questionamentos da população, tudo isso se resolve com uma boa campanha publicitária.
Frete marítimo dispara 173% com ataques no Mar VermelhoO Globo – Economia – RJ – Capa,12 – 06/01/2024Os ataques dos rebeldes Houthi iemenitas a navios mercantes que se dirigem para o Canal de Suez através do Mar Vermelho estão causando uma das maiores perturbações no comércio global desde a pandemia. Pelo menos 18 companhias marítimas, incluindo a gigante dinamarquesa Maersk, já redirecionaram suas rotas através da África do Sul para evitar a passagem pelo estratégico Golfo de Aden.
Governo deve restringir pagamento de apostas esportivas a Pix e débitoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A15 – 06/01/2024 – Nathalia GarciaJoão Gabriel e Nathalia Garcia BRASÍLIA O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve autorizar apenas o uso do Pix e de cartões de débito como meios de pagamento para apostas de alíquota fixa, que engloba apostas esportivas (as chamadas bets) e jogos online. A Medida também deve determinar que, no caso do sistema de pagamentos instantâneos, a chave Pix precisará estar obrigatoriamente vinculada a dados do próprio jogador.
Hino com sotaque baianoEstado de Minas – Política – MG – 2 – 06/01/2024A cerimônia de um ano dos ataques contra a democracia será aberta pela ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, que vai cantar o Hino Nacional. Em seguida, os presidentes dos três Poderes discursarão. Também será descerrada uma placa alusiva à restauração da tapeçaria de Burle Marx, que faz parte do acervo do Senado Federal e que foi depredada nos ataques.
Imóveis tendem a encarecer mais em 2024 por causa de estoque baixo e custo alto, diz setorFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A14 – 06/01/2024 – Ana Paula BrancoA fatura dos juros altos chegou na construção civil. A atividade do setor desacelerou neste ano em comparação a 2022, segundo dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) divulgados nesta sexta-feira (8).
Mais de 20% das leis sancionadas foram para alterar nomes de ruasEstado de Minas – Política – MG – Capa,3 – 06/01/2024 – Leandro Couri4 CÂMARA DE BH MUDAR NOMES DE RUAS DEU TRABALHO” AOS VEREADORES PÁGINA 3 MAIS DE 20% DAS LEIS SANCIONADAS FORAM PARA ALTERAR NOMES DE RUAS Modificações estão incluídas nas 201 proposições aprovadas no Legislativo e sancionadas pela PBH em 2023. É o maior número dos últimos oito anos BERNARDO ESTILLAC A Câmara Municipal de Belo Horizonte fechou 2023 celebrando o alto número de projetos aprovados pelo Legislativo e enviados para sanção da prefeitura.
Milei aposta em sucesso na negociação com FMIO Globo – Economia – RJ – 13 – 06/01/2024 – Bloomberg NewsRepresentantes do Fundo chegam à Argentina para discutir um possível rearranjo do acordo de US$ 44 bi. Governo almeja liberação de desembolsos de US$ 3,28 bi, mas terá de convencer organismo da viabilidade de seu programa BUENOS AIRES representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI chegaram ontem a Buenos Aires, para negociar um possível rearranjo do acordo fechado pela Argentina com o organismo em 2018, no governo Mauricio Macri, de US$ 44 bilhões.
O bem maior do EstadoEstado de Minas – Política – MG – 2 – 06/01/2024 – BrasíliaBrasília vai ser palco na segunda-feira do ato de um ano de aniversário da tentativa de golpe de Estado que culminou com ataques e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por extremistas inconsoláveis com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial. A intenção do ato é celebrar o bem maior do Estado brasileiro, conquistado a duras penas, a nossa jovem democracia.
O outro lado do recorde da balançaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B4 – 06/01/2024O recorde histórico da balança comercial em 2023, de US$ 98,8 bilhões, é uma excelente notícia que embute também um lado bem ruim. O destaque positivo foi, sem dúvida, o aumento surpreendente do volume de grãos exportados pelo Brasil, que garantiu o ótimo saldo
Onde o feio se faz bonitoEstado de Minas – Política – MG – 6 – 06/01/2024 – BrasíliaTora MÁRCIO FAGUNDES OLIVEIRA POR FORÇA DESSES ENCANTAMENTOS TÃO TÍPICOS DOS MINEIROS, QUE ASSOMBRAM OS NATURAIS DE OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, HÁ QUEM ASSEGURE QUE O FEIO NÃO É TÃO PAVOROSO QUANTO SUGERE >política.emBuai.com.br Onde o feio se faz O município de Bonito de Minas, localizado ao norte do Estado, emancipado em 21 de dezembro de 1995 (Lei 12.030), é uma tetéia a partir do nome.
Oposição divulga manifesto contra ato convocado por Lula para o 8/1O Estado de S. Paulo – Política – SP – A10 – 06/01/2024 – BrasíliaCom críticas ao STF, documento é assinado por 30 senadores, incluindo Sérgio Moro, Flávio Bolsonaro e Rogério Marinho JULIANO GALISI A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silvano Senado divulgou anteontem à noite um manifesto contra o ato Democracia Inab Ainda, organizado pelo Palácio do Planalto com o Congresso eo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os americanos estão pessimistas demaisO Estado de S. Paulo – Internacional – SP – Capa,A14 – 06/01/2024 – WashingtonComeço de ano com frequência é tempo de otimismo. Mas, olhando para pesquisas realizadas nos meses recentes, vemos que números impressionantemente altos de americanos – em certas sondagens cerca de três quartos dos entrevistados – consideram que os EUA estão no caminho errado. Essa sensação profunda de desespero é desconcertante, porque eu não encontro tantos dados objetivos para justificá-la.
Parceria do governo com o BID deve sair do papel neste primeiro bimestreO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 06/01/2024 – BrasíliaA parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo brasileiro para dar mais segurança para investimentos na “agenda verde” do País foi anunciada na última Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, e deve sair do papel ainda no primeiro bimestre deste ano, segundo pessoas a par do assunto.
Pedágio da BR-040 é reajustado em 15,42%Diário do Comércio – MG – Economia – MG – 4 – 06/01/2024RODOVIA Pedágio da BR-040 é reajustado em 15,42% LEONARDO LEÃO O valor da tarifa do pedágio no trecho da BR-040 entre Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e Rio de Janeiro será O reajustado em 15,42% a partir deste sábado (6). De acordo com a Concer, concessionária que administra o trecho, o preço pago pelos motoristas passará de R$ 12, é 0 para R$ 14,50, no caso da tarifa básica.
Perspectiva para 2024 é de estabilidadeDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 6 – 06/01/2024LEONARDO LEÃO O ano de 2024 promete ser marcado por um cenário de estabilidade no varejo farmacêutico. O setor deve passar por um período sem crescimento expressivo e com reajustes de preços dos medicamentos menores ao observado no ano anterior. E o que revela o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e da Farmarcas, Edison Tamascia.
Plano Real na Argentina?Folha de S. Paulo – Mercado – SP – A20 – 06/01/2024 – Marcos de VasconcellosPara acabar com a inflação no pais, Milei precisa de um grande acordo político para limitar o déficit público Rodrigo Zeidan Professor da New York University Shangai (China) e da Fundação Dom Cabral. É doutor em economia pela UFRJ Nesse ano, celebramos 30 anos do Plano Real, que acabou com a hiperinflação no Brasil. Não fomos o único país que conseguiu isso. Mas outros terem conseguido não significa que isso era um “fait accompli”.
Prefeitura e bares mantêm divergências, ainda em 2024Estado de Minas – – – MG – 27 – 06/01/2024FISCALIZAÇÃO PREFEITURA E BARES MANTÊM DIVERGÊNCIAS, AINDA EM 2024 Vistorias aumentam e autuações crescem acima do correto, na visão dos representantes de bares e restaurantes. PBH, por sua vez, afirma que há irregularidades frequentes CLARA MARIZ A capital dos bares tem ficado mais silenciosa após as 23h. Isso porque o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), assinado em julho de 2022, que altera a regulamentação de permanência de mesas e cadeiras nas calçadas das ruas, passou a ser fiscalizado de maneira mais rígida.
Restauração da memóriaO Globo – Política – RJ – Capa,6,7 – 06/01/2024 – Rodrigo MaiaCRISTIANO MARIZ Um ano de reconstrução da História Os Três Poderes já investiram R$ 21 milhões para recuperar patrimônio depredado nos ataques golpIstas, um trabalho que ainda está longe de terminar.páginas 6e7 PEDRO FRANÇA AGÊNCIA SENADO JULIA NOIA E DANIEL GULLINO políticadagiabo.c cem.br RIO E BRASÍLIA or salões e corredores dos prédios dos três Poderes, estilhaços e destruição de peças históricas mostraram o “cenário de guerra” encontrado no dia após os ataques do 8 de Janeiro.
Segmento no Brasil retomou alta em 2023Diário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 06/01/2024Indústria de higiene e limpeza cresce mais de 6% A indústria nacional de higiêne e limpeza registrou um crescimento estimado pelo setor em mais de 6% em 2023, após apresentar queda de 5,7% na produção em 2022 na comparação com o exercício anterior, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), Paulo Engler.
Superávit comercial cresce 60,6% e é recordeO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B4 – 06/01/2024 – Amanda PupoA balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 9,36 bilhões em dezembro, o que levou o País a fechar com US$ 98,838 de saldo em 2023 – resultado recorde, 60,6% maior que o registrado em 2022.
Superávit recordeO Globo – Economia – RJ – Capa,11 – 06/01/2024 – Bloomberg NewsPetróleo mais barato e agro levam a balança comercial recorde O Brasil fechou 2023 com saldo de US$ 98,8 bilhões na balança comercial, o maior desde 1989. As exportações tiveram alta de 1,7% e foram puxadas pelo agronegócio, Já a queda nos preços internacionais do
Susto e alívioO Globo – Economia – RJ – 12 – 06/01/2024Ontem o governo americano divulgou o dado mais importante da economia mundial para o mercado financeiro, a criação de vagas no mercado privado (payroll). De início, o número assustou, porque veio acima do esperado. Depois, os investidores perceberam que houve revisões para trás, o que tirou da conta cerca de 145 mil vagas. A lógica do mercado agora é torcer por dados fracos nos EUA, para que os juros lá caiam mais rapidamente , o que impulsiona as bolsas.
Vendas de usados e seminovos crescemDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,4 – 06/01/2024Vendas de veículos usados e seminovos têm expansão estimulada pelos cortes seguidos na Selic e por uma enorme disparidade em relação aos preços dos automóveis zero quilômetro, o mercado de veículos seminovos e usados avançou em 2023 no País. Minas Gerais ficou em segundo lugar em vendas, atrás somente de São Paulo , com 403,7 mil unidades comercializadas, um crescimento de 11% frente ao ano anterior.
Entidades do Comércio
Cemig almeja 20% do varejo do mercado livreDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 5 – 06/01/2024 – Juliana GontijoJULIANA GONTIJO A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) quer conseguir 20% do market share de comercialização varejista no segmento do mercado livre de energia do País até meados de 2023, totalizando de 25 mil a 30 mil clientes, segundo o vice-presidente de comercialização da companhia, Dimas Costa. A aposta é pautada na abertura desse mercado para clientes do chamado grupo tarifário A, que é atendido em média tensão (13,8 mil volts), a partir deste mês de janeiro de 2024.
O Brasil, como escola, é muito ruimDiário do Comércio – MG – Opinião – MG – Capa,2 – 06/01/2024(José Anchieta da Silva) O Brasil, como escola, é muito ruim JOSE ANCHIETA DA SILVA* Quando a escola é padrão sofrível, não adianta punir os alunos. A solução estará em melhorar a escola e, em medida adequada, trocar os professores. Se fosse uma guerra (advirta-se: não é), colocar o Brasil nos trilhos demandaria, com urgência, mudar completamente a estratégia de ataque e de defesa, modificando a posição das forças e a maneira de lutar.
Entidades Parceiras
E-commerces de moda e beleza são protagonistas no Natal 2023Jornal do Commércio – Manaus – Negócios – AM – B3 – 04/01/2024 – Da RedaçãoAs lojas virtuais venderam 2,4% a mais no Natal 2023, de acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que os produtos mais pesquisados antes do Natal foram roupas (60%), perfumes/cosméticos — (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).
A CDL São Caetano dá dicas para organizar as contas do início do anoABC Repórter – HOME – SP – Online – 06/01/2024Aumento das passagens e dos serviços são um problema para o orçamento doméstico. A dica é estudar cada despesa. O custo de combustível, aumento de passagem nos ônibus e do salário mínimo tem reflexos importantes no orçamento doméstico e além das despesas habituais do início do ano o aumento da inadimplência e a parcela do Programa Desenrola aumentam a necessidade de organização financeira.
Setor Varejista
Vendas de Natal e Réveillon ficam dentro do esperadoJornal Agora – Divinópolis – Economia – MG – 05 – 04/01/2024Divulgação As vendas atingiram suas metas no fim de ano Empresariado já foca nas férias e alto verão Jorge Guimarães As datas comemorativas são as apostas dos varejistas ao longo do ano. E assim foi em relação às vendas que antecederam o Natal, considerada a data mais importante do ano para o comércio, bem como para o Réveillon, que sempre fecham com chave de ouro o planejamento econômico do comércio varejista.
Alimentos e passagem aérea pressionam inflação ao consumidor no IGP-DI de dezembro, diz FGVUOL – HOME – SP – Online – 05/01/2024Os aumentos nos preços de alimentos como a batata-inglesa (22,15%), banana prata (13,84%) e arroz (5,45%) pressionaram a inflação no varejo medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). As passagens aéreas subiram com menor intensidade do que no mês anterior, alta de 1,55%, mas ainda figuram como a segunda maior pressão sobre a inflação ao consumidor em dezembro.
Os planos do TikTok para competir com a Amazon e com a Shein — inclusive na América LatinaExame – HOME – SP – Online – 05/01/2024Rede social criada na China quer faturar 17,5 bilhões de dólares com e-commerce em 2024 O TikTok , controlado pela ByteDance, pretende multiplicar por dez o tamanho de seu negócio de comércio eletrônico (e-commerce) nos Estados Unidos neste ano. A meta é faturar, com esse braço, até US$ 17,5 bilhões , segundo fontes com conhecimento do assunto, em uma maior ameaça à Amazon.com.
Mercado do boi gordo segue fraco com demanda menor por carne bovinaGlobo Rural – HOME – RJ – Online – 05/01/2024Frigoríficos reduzem os valores pagos, o que pode pressionar as cotações da arroba em janeiro O mercado físico do boi gordo registrou poucos negócios ontem e a escala de abate nos frigoríficos caiu para nove dias úteis, na média nacional, informa a Agrifatto, em nota. A consultoria diz que a redução das vendas de carne bovina faz os frigoríficos reduzirem os valores pagos, o que pode pressionar as cotações da arroba ao longo de janeiro.
Alimentos e passagem aérea pressionam inflação ao consumidor no IGP-DI de dezembroO Dia – Home – RJ – Online – 05/01/2024 – E Estadão Conteúdo redacao@odia.com.brÍndice de difusão, que mede a proporção de itens com aumentos de preços, passou de 54,52% para 57,42% no período Os aumentos nos preços de alimentos como a batata-inglesa (22,15%), banana prata (13,84%) e arroz (5,45%) pressionaram a inflação no varejo medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Vendas de bebidas crescem 30% em MinasJornal da Cidade Online – Poços de Caldas – Home – MG – Online – 05/01/2024COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Vendas de bebidas crescem 30% Impulsionado pelo forte calor, per í odo de f é rias para muitas pessoas e festas de Natal e R é veillon, o setor de bebidas alco ó licas e não alco ó licas estima aumento de 30% nas vendas no final de 2023, em comparação com o mesmo per í odo de 2022.
Temporada de liquidações de janeiro começa em baixa depois de um 2023 difícil para o varejoO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 05/01/2024Com margens apertadas e estoques enxutos, grandes redes não fazem liquidações; Magazine Luiza, Casas Bahia e Mercado Livre mantiveram a programação de ofertas de início de ano A temporada das tradicionais megaliquidações de janeiro no varejo neste ano está bem mais fraca. Até a Sampa Week , liquidação que já reuniu por quatro anos seguidos as lojas da cidade de São Paulo na última semana de janeiro, coordenada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) , não ocorrerá neste ano.
Carrefour bloqueia Pepsico na Europa por ora, mas isso fará alguma diferença?BOL – Home – SP – Online – 05/01/2024Por Richa Naidu LONDRES (Reuters) – O Carrefour anunciou na véspera que não vai adquirir produtos da Pepsico em quatro países europeus por causa de altas excessivas de preços, mas a tática de negociação pode ter pouco impacto, dado o tamanho de algumas marcas globais, segundo especialistas do setor. A estratégia de retirar produtos das prateleiras é uma tática que os varejistas empregam há anos na disputa de preços com os fornecedores, mas a crise do custo de vida provocou mais disputas, como uma entre a varejista alemã Edeka e a norte-americana Procter & Gamble no ano passado.
Grandes varejistas começam as liquidações após o final de anoInfomoney – Home – SP – Online – 05/01/2024 – Anna FrançaObjetivo do varejo agora é zerar os estoques depois de um final de ano decepcionante Foi dada a largada para as liquidações de janeiro. Depois de um fim de ano mais fraco do que se esperava, com vendas de Black Friday e Natal abaixo do estimado, as empresas retomam as promoções com expectativa positiva nesse início do ano. Nesta sexta-feira (5), todas as 1.300 lojas do Magalu abriram mais cedo, às 7 horas, para a maior queima de estoque da empresa no ano.
O que a maior distribuidora de eletrônicos do Brasil espera em 2024: ‘dobráveis’ e fim da ressaca ‘tech’ do pós-CovidO Globo – Home – RJ – Online – 05/01/2024A Allied, maior distribuidora de eletrônicos do país e que fatura quase R$ 7 bilhões em um ano, enxerga duas tendências para 2024: o fim da ressaca tecnológica do pós-pandemia, com os consumidores trocando, enfim, as toneladas de gadgets que compraram no auge da Covid; e o aumento da penetração dos smartphones dobráveis, que continuarão sendo um nicho restrito, mas ganharão adeptos com a queda de preços.
Área de logística passa por escassez de mão de obraDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 11 – 06/01/2024MERCADO DE TRABALHO Área de logística passa por escassez de mão de obra Empresas lutam contra a escassez de mão de obra qualificada e buscam constantemente novos talentos para performar dentro das organizações e garantir mais sucesso de negócios e vendas. O crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de entregas rápidas impulsionaram a empregabilidade no setor de logística, mas criaram uma necessidade de profissionais mais qualificados e especializados, o que acaba sendo uma dificuldade no mercado.
Comércio de BH: tradicional e vanguardistaO Tempo – BH – Opinião – MG – 15 – 06/01/2024chegamos a 2024 com boas perspectivas econômicas, tanto para o Brasil quanto para Belo Horizonte. O cenário que se desenha para o país com as aprovações do novo regime fiscal e da reforma tributária é bastante positivo. Afinal, teremos maior controle sobre as contas públicas. que é um dos fatores que pressionam a inflação e geram um impacto negativo na economia, Um sistema tributário mais simplificado vai proporcionar a desburocratização, O que é um incentivo para O surgimento de novos empreendedores em todo o país.
De camelô a Rei do AçaíO Globo – GLOBO ZONA NORTE – RJ – Capa,4,5 – 06/01/2024O GLOBO EXTRA sábado é.1.2024 ACAÍ, GUARDIÃO Ex-executivo, morador da Pavuna se reinventa ao Investir na venda do fruto = – xs CAaEMOSO ECONÔMICO abmacio Sé cremoso, E IQ 410194 CAPA / PERFIL De camelô a Rei do Açaí Após perder emprego de executivo, Fabio Vaz, morador da Pavuna, alugou uma barraca no Mercadão de Madureira que deu origem a duas fábricas REGIANE JESUS
Dobráveis e fim da ressaca tecnológicaO Globo – Economia – RJ – 14 – 06/01/2024A Allied, maior distribuidora de eletrônicos do país e que fatura quase R$ 7 bilhões em um ano, enxerga duas tendências para 2024: O fim da ressaca tecnológica do pós-pandemia, com os consumidores trocs não, enfim, as toneladas de gadgets que compraram no auge da Covid; eo aumento da penetração dos smartphones dobráveis, que continuarão sendo um nicho restrito, mas ganharão adeptos com a queda de preços.
Famílias ‘chaebol’ controlam economia coreana há décadasFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A17 – 06/01/2024 – AFP– Famílias ciaeP e controlam economia coreana há décadas Samsung e LG são empresas cujos donos têm sido os mesmos por gerações Victoria Kim e Daisuke Wakabayashi SEUL THE NEW YORK TIMES Por décadas, a economia da Coreia do Sul tem sido domina da por um punhado de conglomerados familiares que possuem riqueza e influência desproporcionais e estão presentes em quase todos os aspectos da vida no país.
Importância da isonomia tributária e da fiscalização do cross borderCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 06/01/2024> FERNANDO VALENTE PIMENTEL Diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) desde agosto de 2023, os sites internacionais de e-commerce passaram a gozar de isenção do Imposto de Importação nas operações cross border (feitas com empresas fora do país) de até US$ 50, equivalentes a cerca de R$ 250, valor que supera o tíquete médio do varejo têxtil nacional, em torno dos R$ 180.
Mesbla, Mappin, Arapuã e Jumbo Eletro: o que aconteceu com as grandes lojas que bombaram nos anos 80Exame – HOME – SP – Online – 06/01/2024A EXAME separou cinco grandes lojas que bombaram nos anos 1980 e te conta o que aconteceu com cada uma delas No século 20, com destaque para os anos 1970 e 1980, numa época sem computador para fazer a compra com poucos cliques, ir até uma grande loja de departamentos – as famosas magazines – era quase como um evento especial. Muitas famílias iam juntas para visitar os corredores e descobrir os produtos dos momentos em gigantes como Mesbla, Mappin, Arapuã e Jumbo Eletro.
Empresas italianas precisam contratar 508 mil pessoas em janeiroÉpoca Negócios – HOME – SP – Online – 06/01/2024Total do 1º tri chega a 1,4 mi, mas dificuldade também aumenta As empresas na Itália precisam contratar mais de 508 mil pessoas em janeiro e cerca de 1,4 milhão ao longo do primeiro trimestre de 2024, de acordo com o Boletim do Sistema de Informação Excelsior, produzido pela Unioncamere e Anpal e publicado nesta sexta-feira (5). As necessidades de trabalho em janeiro aumentaram 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado e 5,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, acrescentou o boletim.
Fora do Ibovespa, C&A e Tenda saltam mais de 200% e surpreendem com maiores altas da B3 em 2023: por quê?Infomoney – Home – SP – Online – 06/01/2024 – Estadão ConteúdoVolta por cima de C&A vem na esteira do planejamento estratégico, enquanto Tenda teve turnaround e foi impulsionada por queda de juros Apesar do cenário bastante desafiador projetado para 2023, especialmente com ações mais sensíveis ao ciclo da economia, quem marcou posição em C&A ( CEAB3 ) e Tenda ( TEND3 ) há um ano (se comparado ao encerramento de 2023) está rindo à toa.
Turismo
Araxá recebe voo inaugural para São Paulo; rota objetiva fomentar turismo e negóciosDiário de Araxá Online – Home – MG – Online – 05/01/2024Mais desenvolvimento econômico e turismo para Araxá. O Aeroporto Municipal Romeu Zema passou a receber, a partir desta sexta-feira (5), voos de ida e volta para São Paulo – Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os voos são operados pela Azul Linhas Aéreas e acontecem às segundas e sextas-feiras com a aeronave a jato Embraer E195. Acompanharam o voo inaugural o prefeito de Araxá, Robson Magela, o deputado estadual Bosco, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, Bosco Júnior, os secretários Daniel Rosa (Segurança Pública) e Juliano Cesar da Silva (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo), o administrador do aeroporto, Fabiano Cota, e demais autoridades.
O erro na política de vistos do BrasilExame – HOME – SP – Online – 05/01/2024 – Instituto MilleniumNesta semana, reacendeu-se a discussão sobre a retomada da cobrança de vistos para cidadãos americanos, canadenses e australianos Por Michael Cerqueira Nesta semana, reacendeu-se a discussão sobre a retomada da cobrança de vistos para cidadãos americanos, canadenses e australianos, em virtude da política definida no ano passado . Para atenuar a pressão do setor turístico, foi criado um visto eletrônico para estes três países, com um custo de 80 dólares.
Lindo, leve e raroHoje em Dia – Hoje em Dia – MG – 2,3 – 06/01/2024Nenhum outro carro foi tão vitorioso nas pistas como o Porsche gi1. OEsportivo alemão venceu tudo que competiu, de provas de turismo a disputas de rali. Mas o carro que abriu caminhos para o Nine Eleven se tornar um mito dentro e fora das pistas foi o 904.
Museu reverencia e protege patrimônio da humanidadeDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 9 – 06/01/2024Considerado o primeiro “museu de sítio” ou “museu território” – que almeja, primordialmente, o desenvolvimento dos moradores e a preservação dos seus bens culturais, materiais ou imateriais, promovendo o envolvimento continuado da comunidade sob o viés da valorização patrimonial, cultural e identitária – do Brasil, o Museu de Congonhas comemora a marca de 300 mil visitantes.
Um roteiro gastronômico em Monte VerdeEstado de Minas – Home – MG – Online – 06/01/2024 – Isabela LapaO distrito de Camanducaia é repleto de experiências gastronômicas em meio à beleza das araucárias Distrito de Camanducaia, Monte Verde está a aproximadamente 1600 metros de altura, e é considerado um destino romântico e intimista, em razão da paisagem natural e das araucárias, que são típicas na região da Mantiqueira. Contudo, seja a dois, em família ou em um grupo de amigas, atrações não faltam por lá.