Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Campanha, coordenada pela CDL/BH e Fiemg, protesta contra a criação de mais um imposto previsto no Plano Diretor da capital

Apoio ao Comércio

A CDL/BH participou do lançamento, no dia 9 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com mais 28  associações de representativas de profissionais e empresas dos principais setores econômicos de Belo Horizonte, da campanha “Mais Imposto não”, contra a criação do imposto sobre moradias prevista no plano diretor de Belo Horizonte.

A campanha faz parte do “Movimento em favor de BH e contra a criação do imposto sobre moradias. De acordo com a Fiemg e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que coordenam a campanha, o modelo de ocupação do solo criado pela gestão municipal anterior e com continuidade da nova gestão, é considerado lesivo a todos os setores produtivos e, principalmente, à população, por criar, na prática, mais um imposto sobre a moradia: a outorga onerosa do direito de construir.

Para o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza, o Plano Diretor tem como dever, contribuir para o desenvolvimento da cidade, e não para o contrário. “O comércio de BH está se desdobrando para driblar a crise e retomar a confiança do consumidor. A criação de mais um imposto na cidade vai atingir diretamente a população, que é a responsável pela circulação de dinheiro, gerando, consequentemente, o fechamento de lojas e um aumento do desemprego.

O arquiteto Luiz Gazzi, está apresentando para os mais de 160 convidados, os impactos que esse novo imposto irá causar para a sociedade de Belo Horizonte. Em seguida, vários vereadores de Belo Horizonte deixaram seus pareceres em relação ao apoio a campanha. Finalizando o evento, o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, esclarece que, o Plano Diretor poderá ser debatido de forma a atender os reais anseios de todos os setores sociais, sem prejudicar a geração de empregos e renda na cidade.

 

Gleidson Franco
Comunicação

Publicações similares

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Redução da Selic é vista como um ‘respiro’ para o setor de comércio e serviços

Para a CDL/BH, queda é um bom caminho para a retomada de investimentos, melhora no acesso …

Apoio ao Comércio
17 de março de 2026
Networking entre mulheres empreendedoras é tema de encontro na CDL/BH

Márcia Machado, criadora da primeira loja colaborativa materna do Brasil, discute a importância das conexões para …