Imprensa - 17 de setembro de 2013 Lojistas acreditam que presente do dia das crianças não deve ultrapassar R$ 150 Sugestão de Pauta Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 110 empresários no período de 3 a 10 de setembro apontou que 42,37% dos lojistas da capital mineira acreditam que o presente para o Dia das Crianças deve ficar entre R$ 30,01 e R$ 50. Já 25,42% dos empresários entrevistados acham que o ticket médio será entre R$ 50,01 a R$ 75. Em seguida estão: de R$ 100,01 a R$ 150 (13,56% dos entrevistados); até R$ 30 (10,17%) e de R$ 75,01 a R$ 100 (8,47%). Apesar de acreditar em um ticket médio mais baixo em relação ao ano de 2012, quando parte dos entrevistados acreditavam em vendas de presentes até acima de R$ 400, o lojista está otimista com a data. Para 50,82% dos entrevistados as vendas serão iguais ao ano anterior; 32,79% acreditam que serão maiores e 16,39% acham que haverá queda em relação ao ano de 2012. A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, de acordo com 86,89% dos lojistas será o parcelado no cartão de crédito. Em seguida estão: crediário/carnê (6,56%); cartão de débito (3,28%), dinheiro (1,64%) e à vista no cartão de crédito (1,64%). Para atrair os clientes os lojistas utilizarão de vitrine atrativa e promoções. Em seguida estão os seguintes itens (19,67% das respostas para cada um): publicidade e propaganda (18,03%), prazo de pagamento (14,75%), variedade de marcas e produtos (8,2%), atendimento qualificado (8,2%), descontos (4,92%), brindes (3,28%) e brincadeiras (3,28%). Os juros, ainda em patamares elevados, podem prejudicar as vendas segundo 38,6% dos entrevistados. Em seguida estão: inflação (26,32%), concorrência dos produtos importados (12,28%), desaceleração econômica (8,77%), dificuldade em obter crédito (5,26%), dólar alto (5,26%), outros que incluem endividamento do cliente e manifestações (3,51%). O estoque não será aumentado segundo 37,04% dos empresários. Já 33,33% não sabem e 29,63% farão aumento. Brinquedo é o item que deverá apresentar melhor desempenho de acordo com 43,33% dos entrevistados. Em seguida estão: roupas (21,67%), calçados (16,67%), jogos eletrônicos (13,33%) e linha colegial (5,0%). Vendas no mês de outubro (P) Previsão Ano Variação em % (Out / Out) Vendas 2002 +12,3 1,13 bilhão 2003 +2,4 1,16 bilhão 2004 +8,4 1,25 bilhão 2005 +8,0 1,36 bilhão 2006 +14,2 1,55 bilhão 2007 +8,1 1,68 bilhão 2008 +6,9 1,79 bilhão 2009 +3,4 1,85 bilhão 2010 +8,8 2,01 bilhões 2011 +3,35 2,08 bilhões 2012 +4,02 2,16 bilhões 2013 +2,5 a 3,5 Entre 2,21 a RS 2,24 bilhões (P)