Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COMÉRCIO DE BELO HORIZONTE TEM O MAIOR CRESCIMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

Notícias gerais

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que recuo da inflação e dos juros, bom desempenho do mercado de trabalho e aumento do rendimento médio foram responsáveis pelo desempenho positivo 

Pelo terceira vez consecutiva o comércio varejista da capital mineira fecha o ano com crescimento. De acordo com o Termômetro de Vendas elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na análise do acumulado do ano de 2023 (Jan-Dez.2023/Jan-Dez.22) as vendas do comércio de Belo Horizonte registraram aumento de 1,36%. Em 2022 o setor fechou com crescimento de 1,32% e em 2021 o aumento foi de 1,34%.

Na avaliação do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, ao longo do ano o comércio de Belo Horizonte manteve média de desempenho favorável. “A sazonalidade positiva do fim do ano, o recuo da inflação e dos juros, o programa de renegociação de dívidas, o bom desempenho do mercado de trabalho mineiro e o aumento do rendimento médio real mantiveram aquecida a demanda”, disse. 

No acumulado do ano de 2023 todos os segmentos avançaram, com destaque para Drogarias e Cosméticos (5,63%) e Supermercados (5,44%). Em seguida aparecem os seguintes setores: Papelarias e Livrarias (3,59%); Material elétrico e de construção (3,25%); Informática (3,1%); Vestuário e Calçados (2,86%); Artigos Diversos que incluem  brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, bicicletas e instrumentos musicais (2,5%); Eletrodomésticos e móveis (1,89%) e Veículos e peças (1,22%).

Varejo também cresceu em dezembro de 2023

Na comparação anual (Dez.23/Dez.22) o indicador mostra que o comércio varejista da capital cresceu 1,43%. De acordo com o presidente da CDL/BH, o varejo seguiu com crescimento estável, com uma performance melhor do que o ano passado, quando fechou dezembro, nesta mesma base de comparação, em 1,16%. “O aumento da massa de renda, principalmente pela geração de empregos em BH, e a inflação em níveis mais baixos, fomentaram o consumo das famílias no ano de 2023”, disse Souza e Silva.

Os segmentos que se destacaram na comparação anual foram: Drogarias e Cosméticos (4,99%); Supermercados (5,04%); Informática (3,65%); Papelarias e Livrarias (2,98%); Vestuário e Calçados (2,6%); Material elétrico e de construção (1,89%); Artigos Diversos (1,23%) e Eletrodomésticos e Móveis (0,5%). O setor de veículos e peças apresentou queda de 0,78% na comparação de dezembro de 2023 com o mesmo mês do ano anterior.

Segmentos de Drogarias e Cosméticos e Informática lideram as vendas em dezembro

Na análise mensal, que compara dezembro de 2023 com o mês de novembro do mesmo ano, o indicador mostra um crescimento de 1,57% nas vendas do varejo da capital mineira. De acordo com o presidente da CDL/BH, o desempenho positivo é resultado de um cenário favorável aos padrões de consumo e às vendas de Natal e festividades de fim ano, além da queda da inflação e aumento da renda disponível.

Tiveram resultado positivo os seguintes segmentos: Drogarias e Cosméticos (12%); Informática (9,8%); Supermercados (7,57%); Vestuário e Calçados (4,03%); Papelarias e Livrarias (4%); Material elétrico e de construção (2%); Artigos Diversos (1,4%) e Eletrodomésticos e Móveis (1%). O segmento de Veículos e Peças apresentou queda de 1%. 

Balanço econômico

Ao longo de 2023, o cenário econômico do Brasil e do mundo foi permeado por fatores como inflação externa, crédito mais caro, desaceleração e tensões geopolíticas. Contudo, o país mostrou-se resiliente e avançou em questões importantes para o crescimento econômico como queda da inflação, política monetária menos restritiva, aumento da massa salarial, programa Desenrola Brasil e aprovação do novo Regime Fiscal. 

“Todos esses componentes proporcionaram crescimento da atividade econômica no país. Isso elevou a confiança do consumidor, do comerciante e também dos investidores”, afirma o presidente da CDL/BH.  “Para o ano de 2024, acreditamos que as atividades econômicas serão beneficiadas pela geração de emprego e investimentos de capital estrangeiro”, completa.

Publicações similares

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 06 A 10 DE MAIO

Novo feriado estadual; recriação do DPVAT; proibição aos supermercados de conferir compras de clientes; proibição estacionamento …

Notícias gerais
6 de maio de 2024
HOSPITAL SOFIA FELDMAN RECEBE DOAÇÕES ARRECADADAS PELO PROJETO AFETO, DA FUNDAÇÃO CDL-BH

Serão entregues  mais de 30 mil itens de enxoval e produtos de higiene pessoal que vão …